10 ideias de comidas rápidas e baratas para preparar no dia a dia

Aprenda receitas de comidas rápidas para sair da monotonia gastronômica!

10 ideias de comidas rápidas e baratas para preparar no dia a dia
Um guia prático para diversificar o menu em casa

GANHE UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonitasaiba como

Procurando receitas de comidas rápidas para diversificar o seu cardápio? O e-konomista fez uma lista de 10 comidas rápidas e baratas para não ter mais desculpa para não cozinhar. Não vamos exigir que você seja um Master Chef e que use uma diversidade de ervas. O que existe na feira pode fazer pratos excelentes. Duvida? Aprenda a seguir.

Os alimentos que melhoram a produtividade no trabalho

Comidas rápidas e baratas: economize tempo e dinheiro


1. Gnocchi (nhoque) al pomodoro

Essa é uma receita original, traduzida de um site italiano, cujo preparo não vai ser superior aos 20 minutos. Servir o prato fresco é uma excelente pedida, mas também é possível conservar as sobras para o dia seguinte, bastando aquecer a massa no forno por cerca de 10 minutos.

Ingredientes
Massa de nhoque fresca (500g)
400g de molho de tomate
1 colher de sopa de azeite
2 dentes de alho
Sal a gosto
1 pitada de açúcar
Manjericão a gosto
1 pitada de orégano
Queijo parmesão ralado

Preparo da massa: Em uma panela com água fervente, um fio de óleo e uma pitada de sal, despeje a massa fresca e deixe por cerca de 10 minutos em fogo brando, tomando cuidado para que ela não se desmanche.

Preparo do molho: Pique e esmague o alho com a ajuda de um garfo. Coloque um pouco de azeite numa frigideira e refogue. Quando estiver dourado, espalhe o azeite pela frigideira e despeje o molho de tomate, as folhas de manjericão, o sal, a pitada de açúcar e de orégano. Mexa por 10 minutos, sem deixar o molho grudar na panela. Depois, remova o alho. Quando o nhoque estiver ao ponto, retire sua água e despeje o molho da frigideira na panela no nhoque. Mexa suavemente para não romper a massa. Sirva com queijo parmesão ralado.

2. Salada de atum

Saborosa e suave. Perfeita para manter o corpo saudável sem abrir mão do sabor ou para curar uma ressaca daquelas.

Ingredientes
½  lata (100g) de feijão fradinho
1 ovo cozido
100g de azeitonas
1 lata de atum em conserva
150g de alface

Preparo: forre o prato, fazendo um montinho de alface sobre ele. Em seguida, despeje o atum uniformemente sobre o alface, e depois o feijão fradinho. Decore o restante com as azeitonas e o ovo cozido e tempere a gosto.

3. Bacalhau à Brás

Receita tradicional portuguesa e super fácil de fazer no dia a dia, além de ser saudável e de baixa caloria. Ideal para surpreender uma visita com um prato saboroso e muito pouco conhecido pelos brasileiros.

Ingredientes
150g de batata palha
50ml de leite
500g de bacalhau desfiado
1 cebola picada
1 ovo
Azeitonas
Salsa ou coentros a gosto

Preparo: refogue a cebola com um pouco de azeite numa frigideira e, quando dourar, adicione o bacalhau. Mexa sempre com uma colher de pau até cozer (cerca de 5 minutos). Coloque a batata palha num recipiente e adicione o leite para amolecer as batatas, com cuidado para não murchar demais. Despeje a batata palha mole na frigideira e misture. Depois, bata o ovo com um garfo e adicione à frigideira rapidamente, para uma distribuição uniforme. Adicione os coentros ou salsa e as azeitonas e sirva.

A maioria das pessoas acreditam que o comportamento da mulher no trabalho é ditado pelos hormônios

4. Spaghetti al pesto

Receita tradicional italiana, com aquele saboroso e característico molho verde feito, majoritariamente, com manjericão. Veja como é fácil fazer um spaghetti al pesto e não sucumba à monotonia culinária.

Ingredientes
200g de spaghetti
70g de queijo parmesão ralado
50g de manjericão
2 dentes de alho
100ml de azeite de oliva

Preparo: numa panela, ferva água com um fio de óleo e sal. Quando estiver borbulhando, coloque a massa. Para o molho, refogue o alho no azeite numa frigideira. Triture o manjericão e adicione. Em seguida, adicione o queijo parmesão ralado. Escorra o spaghetti, misture-o ao molho e sirva.

5. Purê de batata com cubinhos de cenoura

Ingredientes
500g de batata
1 colher de manteiga ou margarina
100ml de leite
1 cenoura

FIQUE EM BOA FORMA
Dentro de casa ou no trabalho é preciso estar atento a saúde. Cadastre-se e receba as melhores dicas.

Preparo: descasque as batatas e coloque-as para cozer numa panela com água quente, junto com a cenoura picada. Quando estiverem ao ponto (cerca de 20 minutos), amasse as batatas com um garfo ou espremedor de batatas. Coloque-as de volta na panela e misture leite e margarina até ficar cremoso. Depois, pique a cenoura em cubinhos, adicione à panela, misture e sirva.

6. Strogonoff de carne

A receita de strogonoff tem origem escandinava e pode ser preparada com os ingredientes que já conhecemos ou com caldo de carne. Nesse caso, é mais conhecida como goulash. É muito simples de fazer e tem sabor inconfundível.

Ingredientes
300g de carne patinho cortada em cubos ou tiras pequenas
1 cebola picada
150g de cogumelos frescos ou champignon enlatado
3 colheres de mostarda
1 lata de creme de leite sem soro
200g de molho de tomate

Preparo: em uma frigideira, refogue a cebola em azeite e quando estiver dourada, adicione a carne. Enquanto isso, prepare o molho numa panela com o creme de leite, a mostarda e o molho de tomate e adicione os cogumelos até ferver. Quando a carne estiver no ponto desejado, despeje-a na panela do molho, misture e sirva.

Como trabalhar sentado prejudica o seu corpo e o que fazer

7. Cuscuz Marroquino

Uma receita saudável de refogado de vegetais, com mais sustância do que uma salada e que pode ser guardada e consumida por até 3 dias. É importante ressaltar que a massa do cuscuz marroquino não é a mesma que conhecemos, e a sua textura é granulada. Para a receita, indiquei os vegetais que utilizo com mais frequência, mas você pode fazê-la com os legumes que mais gosta.

Ingredientes
500g de massa para cuscuz Regina
1 cebola em rodelas
½ pimentão verde picado
½ pimentão vermelho picado
½ ramo de brócolis pequeno
½ ramo de couve-flor pequeno
½ abobrinha em rodelas
Azeite e sal a gosto

Preparo: molhe a massa de cuscuz sem encharcar e deixe-a separada para que os grãos inchem. Numa panela à parte com água quente, ferva a cenoura, a couve-flor e os brócolis. Depois, numa frigideira com um pouco de azeite, refogue a cebola e acrescente a abobrinha. Quando ela estiver mole, acrescente os pimentões. Assim que a cenoura, a couve-flor e os brócolis estiverem prontos, despeje-os na frigideira. Acrescente a massa de cuscuz e sirva com ou sem temperos.

8. Salada Caesar com frango empanado

Ingredientes
200g de alface
Tempero a gosto
150g de frango temperado
1 ovo
100g de farinha de trigo

Preparo: bata o ovo cru num recipiente, com um garfo. Quando a mistura estiver uniforme, molhe o frango no ovo e em seguida passe-o na farinha de trigo, para empanar. Frite numa frigideira com óleo de soja quente, suficiente para cobrir metade da espessura do frango. Deixe o frango por 1 minuto e meio e depois vire-o para dourar o outro lado. Retire o excesso de óleo com um papel toalha, adicione-o a salada, temperada a gosto e sirva.

9. X-salada caseiro

Para fugir do hambúrguer pronto e do sabor pouco original, prefira fazer os seus próprios hambúrgueres. Não tem segredo, é uma comida rápida e fácil: tendo carne moída fica muito simples, basta escolher de que parte do boi vai fazer o seu hambúrguer.

Ingredientes
500g de carne moída da sua preferência
Pimenta do reino a gosto
Pão de hambúruger
Sal
Queijo mozzarella
Alface
Tomate
Condimentos (ketchup, mostarda, maionese) a gosto

Preparo: numa pequena tampa redonda (pode ser de Toddy), modele a carne moída até que fique no formato achatado do hambúrguer. Tempere a carne e frite em uma frigideira com pouco óleo (pode passar óleo no papel toalha e em seguida na frigideira). Quando a carne estiver quase pronta, coloque uma fatia de queijo em cima e espere derreter. Depois, retire tudo da frigideira, monte o lanche e sirva.

Em qual horário você é mais produtivo? Faça o teste e descubra

10. Bolo brigadeirão

Não podia faltar a sobremesa! Comida rápida e fácil para tirar a barriga da miséria. Pode ser servida tanto como sobremesa quanto como lanchinho da tarde. A textura e o sabor são de tirar o fôlego e é muito simples fazer em casa. Quer saber como? Aprenda a seguir.

Ingredientes
1 lata de creme de leite
1 lata de leite condensado
7 colheres de sopa de achocolatado (ou menos, dependendo da marca)
3 ovos
1 colher de margarina
Chocolate granulado

Preparo: bata à mão ou na batedeira todos os ingredientes, exceto o granulado, até que a mistura fique homogênea. Em seguida, despeje o conteúdo em uma forma redonda com furo, untada com manteiga e farinha e coloque dentro de outra panela maior, com água quente. Não deixe a água da panela transbordar nem invadir a forma. Para proteger a mistura, forre o topo da forma com papel alumínio. Deixe em fogo brando por 40 minutos, depois espere esfriar, desenforme e sirva com o granulado.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil..
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar