Antes de começar um negócio, tenha certeza que tem ajuda no início

Com tamanha competitividade e uma crise econômica colocando empreendimentos em risco, conheça algumas dicas fundamentais de auxílio para começar o seu negócio.

Antes de começar um negócio, tenha certeza que tem ajuda no início
Habilidades, parceiros certos e conhecimento são fundamentais

Quase todo profissional ou aspirante a autônomo tem ou já teve o sonho de se tornar um empreendedor. No entanto, em tempos de crise onde as oportunidades de empregos formais estão escassos, a chance de investir no próprio negócio parece muito mais próxima de se tornar realidade.

No entanto, aos que estão começando a ter algum contato com esse mundo dos negócios, é facilmente perceptível que o futuro se mostrará competitivo e recheado de riscos, principalmente aos iniciantes. Nesse momento inicial, mesmo para os que conseguiram acumular um valor substancial em caixa, ainda é preciso ter muito cuidado com os locais escolhidos para investir esse dinheiro, principalmente por ele ainda não estar retornando em forma de lucro. A seguir, conheça algumas dicas dadas por um exemplo de sucesso e saiba como administrar funções, gastos e resultados da melhor maneira possível.

Quando a ajuda é fundamental para o sucesso

Nesse momento tão delicado e decisivo de início dos negócios, um auxilio externo pode ser altamente recomendado. Tal assunto foi inclusive abordado recentemente por Marcus Smith, jovem fundador do InnerFight, atleta e coach de performance que, em colaboração com o portal Entrepreneur, exaltou a importância de se ter um aporte no início de seu empreendimento e concedeu também algumas dicas para quem está iniciando nesta jornada.

DESCUBRA A CONTA BANCÁRIA SOB MEDIDA PARA O SEU NEGÓCIOsaiba mais

A mensagem deixada pelo profissional é clara, onde diz que o apoio à nova ideia deve ser buscado desde o início ou até mesmo antes de colocar algo em prática, evitando buscar auxílio apenas quando o trabalho for demasiado e as coisas já estiverem começando a dar errado, com trabalho acumulado e decisões pendentes.

Rede de Contatos

Com isso em mente, Smith recomenda em seus primeiros passos que se olhe atentamente para sua rede interna de contatos, a qual pode incluir desde antigos colegas de trabalho, pessoas de confiança que possuam habilidades necessárias e até mesmo familiares.

Sobre a questão dos familiares, Marcus se posiciona com algumas ressalvas e de certa forma até contra o envolvimento próximo destes nos negócios, mas ao mesmo tempo eles podem ser de grande ajuda no início. O mais importante é buscar por pessoas que possam contribuir positivamente ao empreendimento, com habilidades que sejam necessárias e que o empreendedor eventualmente não possua. É citado ainda como exemplo a hipótese de se ter um primo que pode convenientemente estar cursando algum curso na área financeira e assim ajudar com a contabilidade básica.

5 dicas de como começar um negócio sem dinheiro

Assistentes Virtuais

Outro passo importante citado é aproveitar a grande disponibilidade de assistente virtuais pela internet, os quais podem ser de grande ajuda para uma melhor organização do negócio, sendo que o próprio Smith diz já ter recorrido ao sistema em um de seus trabalhos, tendo empregado cinco assistentes virtuais em quatro países diferentes. Sua avaliação do serviço foi de ótima a excelente, deixando-o com muito mais tempo livre para investir no que era importante e, por consequência, obteve melhor rendimento financeiro.

Delegar Funções

Dentre suas últimas recomendações, Smith lembra sobre a importância de investir em seu pessoal e saber delegar funções. É preciso resistir à tentação de abraçar tudo para si mesmo e ter o controle absoluto de todas as tarefas, o que pode resultar não somente em pouco tempo de descanso, mas na escassez de oportunidades para investir nas suas melhores habilidades. Duas pessoas a trabalhar, cada uma em sua área de domínio, traz resultados melhores e mais rápidos que apenas uma realizando duas tarefas sem ter o conhecimento adequado sobre todas elas.

 Encontre a melhor solução de conta bancária para o seu negócio. Veja aqui! 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar