Sete sinais de combustível adulterado

Fuja de postos que vendem gasolina e etanol a preços muito baixos ou com bandeiras desconhecidas; combustível adulterado é um barato muito caro para motoristas.

Sete sinais de combustível adulterado
Aprenda a identificar os sintomas causados por combustível adulterado

Uma das causas mais comuns de problemas mecânicos em carros é o inadvertido uso de combustível adulterado. Trata-se de um risco enorme para o bolso do motorista, uma vez que o uso continuado de combustível sem procedência pode até causar o temido motor batido. Como se sabe, nesse caso só uma retífica completa salva o carro, serviço que pode sair por até R$ 5 mil, em média.

Os sete sintomas de um combustível adulterado

Os sete problemas relacionados abaixo são indicadores seguros de que seu carro está sofrendo as consequências de ter sido abastecido com combustível adulterado. Isoladamente podem não indicar combustível falso, mas se o carro apresenta dois ou mais deles em conjunto, as chances de que você tenha sido enganado são muito grandes.

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

1. Perda de potência
Um dos mais característicos sintomas de que seu carro foi vítima de combustível adulterado é a perda de potência. Não é para menos, afinal, a queima da gasolina ou etanol de má qualidade não é igual à do combustível legal, uma vez que contêm mais impurezas.

2. Engasgos no motor e escapamento
Sintoma ligado diretamente aos resíduos presentes no combustível adulterado, o engasgo apresentado por motor e escapamento é um forte indicador de que você abasteceu com líquido “batizado”.

3. Dificuldade em dar a partida
Como as partículas presentes na gasolina ou etanol adulterados causam entupimento da bomba de combustível, um dos sinais mais imediatos é a dificuldade em dar a partida no carro.

4. Consumo de combustível aumenta
Por se tratar de um tipo de combustível com especificações anormais, uma das consequências de seu uso é o aumento no consumo.

5. Sai água pelo escapamento
Embora possa ser sintoma de outros tipos de problema, sair água pelo escapamento pode indicar gasolina adulterada. Tente verificar com amigos se isso acontece com o carro em movimento.

6. Cheiro parecido com o de acetona
Os combustíveis adulterados têm em sua composição produtos fora das especificações determinadas pela ANP, a Agência Nacional de Petróleo. Por isso, não raro exalam odores característicos, como de acetona.

7. Ruídos no motor
Ao danificar peças e componentes, os resíduos e partículas dos combustíveis adulterados, via de regra, causam atritos que provocam ruídos.

Como evitar

A medida número um para evitar ser enganado com combustível adulterado é abastecer sempre em postos de confiança e comprovadamente seguros. Prefira sempre gasolina aditivada, e, caso precise abastecer em um posto fora de seu roteiro usual, verifique se nas bombas há lacres eletrônicos, instalados nos bocais dos respectivos reservatórios. Todo consumidor tem direito a pedir para ter o combustível testado na sua presença, caso desconfie de que possa haver algum tipo de adulteração, o chamado Teste da Proveta.

Não menos importante, evite postos com preços muito abaixo do mercado. Estabelecimentos sem idoneidade se aproveitam justamente da “esperteza” de motoristas que acreditam fazer bom negócio pagando muito menos. Comprar combustível adulterado é um barato que sai muito, mas muito caro.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar