Coisas que pessoas bem sucedidas não fazem

O que eu estou fazendo de errado? Já se fez essa pergunta? Veja quais atitudes pessoas bem sucedidas não cometem e que podem estar atrapalhando o seu sucesso.

Coisas que pessoas bem sucedidas não fazem
Conheça atitudes que pessoas bem sucedidas evitam para atingir o sucesso

O que é preciso para ser bem sucedido?  A capacidade de manter a calma e conter as emoções em período de pressão é um fator muito importante para alcançar o sucesso. Mas não é só isso, há uma série de atitudes que as pessoas bem sucedidas evitam a todo custo para se manterem no topo e desenvolver suas carreiras. Saiba quais são.

9 atitudes que pessoas bem sucedidas não têm e que você deve evitar

Uma pesquisa realizada pela empresa TalentSmart com mais de meio milhão de pessoas concluiu que a inteligência emocional está diretamente ligada ao sucesso profissional. Pessoas que não conseguem gerir suas próprias emoções estão muito mais propensas ao fracasso e à estagnação na carreira.  No artigo publicado pela empresa, foram identificados 9 comportamentos de pessoas emocionalmente inteligentes que influenciam diretamente no seu crescimento profissional. Inspire-se!

pessoasbemsucedidas

“Depois eu resolvo isso”, “Isso me deixa estressado, quando não houver outra maneira eu resolvo” ou “Vou deixar que isso se resolva sozinho”. Essas frases são típicas de pessoas que não querem lidar de frente com os seus problemas, costumam se refugiar deles esperando que se eles desapareçam. No entanto,essa preocupação não desaparece, ela volta de tempos em tempos e não conseguimos ignorá-la, o que prejudica o nosso foco naquilo que é realmente importante. Pessoas emocionalmente inteligentes focam-se na solução dos problemas antes que eles virem uma bola de neve. Para de procrastinar e resolva os seus problemas o quanto antes, você precisa de uma mente tranquila e focada para trabalhar melhor.

2. Não tente alcançar a perfeição

Segundo a pesquisa, as pessoas que estão sempre buscando pela perfeição acabam frustradas por não conseguir atingi-la. Pessoas bem sucedidas não tentam atingir a perfeição pois sabem que ela não existe, e isso faz com que elas não fiquem lamentando algo que poderia ter ficado melhor. Pelo contrário, elas fazem o melhor que são capazes, para não dar brecha à sensação de fracasso.

3. Não viva no passado

Pessoas que não conseguem superar situações passadas e estão sempre comparando o que já aconteceu com o momento presente acabam minando a sua autoconfiança e se distanciando do sucesso. Se o que aconteceu no passado foi algo bom, tire isso de lição para tornar o presente ainda melhor, nada de ficar se lamentando com a famosa frase “era feliz e não sabia”. E se o que aconteceu no passado foi ruim, trate de esquecer isso. Passe por cima e acredite na sua capacidade de vencer. Viver agarrado ao passado não vai te fazer crescer nem no presente, nem no futuro.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

4. Não tenha medo de dizer não

"Dizer não é realmente um grande desafio para a maioria das pessoas", admite o especialista responsável pela pesquisa. Muitas pessoas acham que devem dizer sim a todas as oportunidades e pedidos na área profissional para alcançarem o sucesso e elas estão erradas. As pessoas bem sucedidas dizem não sem rodeios, de forma direta, e isso demonstra que elas estão seguras do que querem. Acredite, hoje as empresas não querem um funcionário “puxa-saco”, querem um funcionário que pensa, que é pro-ativo, que é determinado e sabe assumir os seus compromissos com responsabilidade.

5. Não viva cercado de pessoas negativas

Sabe aquele colega que vive se queixando de tudo, que encontra um problema para cada solução? Afaste-se dele. Uma pessoa negativa ao seu redor é uma ameaça ao seu sucesso.  A negatividade é transmissível e pensar que tudo vai dar errado faz com que nosso cérebro acredite nisso e nos deixe desmotivado a perseguir o sucesso. Mesmo que você tenha consideração pela pessoa, é melhor se afastar, "há uma linha que separa emprestar um ouvido simpático e ser sugado para dentro de uma espiral emocional negativa", garantiu o presidente da TalentSmart,  Travis Bradberry.

6. Perdoe, mas não esqueça

A pesquisa mostrou que pessoas bem sucedidas são as primeiras a perdoar erros alheios e também os seus próprios. No entanto, isso não quer dizer que os esqueçam, pelo contrário, elas utilizam os erros do passado para não dar hipótese que eles se repitam no futuro.

7. Não guarde rancor

Complementar à atitude anterior, guardar rancor também não é uma atitude emocionalmente inteligente. Segundo pesquisas realizadas pela Universidade de Emory, o rancor é na verdade uma resposta ao stress, o que contribui para o aumento da pressão arterial e para o desenvolvimento de doenças cardíacas.  Por mais que seja difícil, evite a todo custo esse tipo de comportamento, deixe para lá, não irá te trazer nada de bom e irá te afastar do sucesso.

8. Não deixe ninguém influenciar a sua felicidade

pessoasbemsucedidas

Pessoas emocionalmente inteligentes não deixam que outros estraguem a sua alegria e o seu bom momento com opiniões e comentários negativos. Fazer isso é um verdadeiro exercício de autoestima. Quem quer ser bem sucedido não deve comparar a sua felicidade com a do outro: “o meu aumento de salário foi bom, mas mesmo assim eu queria mesmo era o salário de fulano”. Preocupe-se com o que você faz e com o que te faz feliz e não com o que os outros fazem.  

9. Não desista da luta

“Don’t give up”  [não desista] disse enfaticamente o presidente Bradberry. Isso é um sentimento muito importante que todas as pessoas bem sucedidas levam consigo. É preciso saber que todos os dias podem ser uma batalha, é preciso não se deixar abater pelas dificuldades, ter cautela ao tomar decisões e controlar suas emoções com sabedoria.Por mais que pareça difícil, essa é a principal chave para que se obtenha o sucesso, segundo a pesquisa.

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar