4 coisas que mudaram na maneira como gastamos dinheiro

Analise como a maneira como gastamos o dinheiro mudou ao longo dos anos, com invenções como cartões de crédito e débito, compras pela internet e parceladas.

4 coisas que mudaram na maneira como gastamos dinheiro
Saiba como nosso comportamento em relação ao dinheiro se modificou com o passar dos anos

Os novos tempos inventaram uma série de novas necessidades para as nossas vidas. O que era supérfluo, se transformou em bens e serviços de primeira necessidade. Da mesma forma que mudou o que a gente compra, também mudou a forma como pagamos. 

O dinheiro não é mais o mesmo

Quem, no começo do século passado, poderia dizer que pagaríamos as nossas contas com um pedaço de plástico e que o nosso dinheiro seria virtual? Veja como a forma de pagamento de compras mudou o comportamento do consumidor atual:

1. Compras com cartão de crédito e débito

Imagina que sono não precisar andar com dinheiro na mão? E depois disso poder comprar sem o dinheiro vivo e ainda parcelar esses produtos? Pois bem, isso foi o que o cartão de crédito e débito pode proporcionar aos consumidores. Mais liberdade de compra correndo menos riscos de assalto ou algo parecido. E não só isso, quando viajamos também não precisamos nos preocupar em trocar o dinheiro pela moeda no local, podemos apenas usar o nosso cartão de crédito, é claro que pagaremos uma taxa por isso, mas muitas vezes vale o custo pelo benefício.

2. Compras parceladas

As compras parceladas deu ao consumidor um maior poder de aquisição, uma vez que sem precisar pagar à vista, ele pode viajar mais, comprar carros, realizar festas e até mesmo parcelar sua própria residência. As pessoas com baixa renda puderam enfim consumir itens que antes só era adquirido pela classe mais alta.

3. Fiado nunca mais

Com as diversas formas de pagamento atuais, os donos de bares de bairro nunca mais passarão por esse tipo de situação, uma vez que quase todas as pessoas possuem cartões, seja de crédito ou débito. Ninguém mais vai pedir para colocar na conta, se o dinheiro vivo não é mais a única opção de pagamento.

4. Compras pela internet

Essa foi uma das maiores vantagens do consumidor nos últimos tempos, não apenas pela praticidade de usar cartões de crédito como forma de pagamento e também poder parcelar o item, mas pela comodidade de poder comprar sem sair de casa e receber o produto diretamente em casa, muitas vezes sem pagar nenhum custo por isso, no caso de sites que oferecem frete grátis. Além disso, a internet facilita a vida do consumidor, pois disponibiliza críticas de outros compradores sobre qualquer tipo de bem ou serviço.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar