8 coisas que mudam na nossa vida quando entramos na faculdade

"Agora vou poder fazer o que eu quiser", eles disseram. Mas não é bem assim. Veja quais são as oito coisas que mudarão em sua vida ao ingressar na faculdade.

8 coisas que mudam na nossa vida quando entramos na faculdade
Muito além da liberdade, a faculdade vai te dar escolhas.

E então, o momento mais esperado de toda a sua adolescência chega: a tão sonhada liberdade e o ingresso para a vida adulta. Agora não é preciso mais seguir lista de material escolar, comprar uniforme, nem esperar seus pais te buscarem na porta do colégio; é hora de se adaptar à um mundo completamente diferente. Bem-vindo à faculdade!

Entrei na faculdade, e agora?

Separe muitas horas do seu dia e finais de semana; adicione dois pesos a uma balança, um para o comprometimento e outro para aquela aula “porre” que costuma passar no bar. Reserve seus anos de juventude para conseguir se desdobrar entre os estudos e o trabalho; misture tudo e colha os resultados com saudades dos anos de faculdade que passaram tão rápido.

Além desse breve resumo, é importante se lembrar que, mesmo passando em um piscar de olhos, viver os dois, quatro ou até seis anos em ambiente universitário exige responsabilidade e preparo, pois de agora em diante muita coisa vai mudar em sua vida; veja algumas dessas mudanças.

1. Com grandes poderes...

Até o terceiro colegial, para ir a qualquer lugar era preciso pedir permissão com semanas de antecedência até amolecer o coração dos pais. Um ano depois, na faculdade, lidar com a liberdade pode ser difícil e provavelmente a primeira coisa que vai fazer é passar um bom tempo no bar, comemorando o fim das amarras.

Suas responsabilidades estão apenas começando. Ao ingressar na vida universitária, ninguém vai te cobrar para entrar na sala de aula; não será preciso pedir para ir ao banheiro. Agora, todos te consideram com maturidade suficiente para lidar com sua própria independência e, claro, arcar com as consequências de possíveis inconsequências.

2. Ninguém se importa

As panelinhas agora são outras e, na verdade, ninguém (ok, talvez um ou outro) vai perder o precioso tempo criticando a aparência ou excluindo colegas de sala pelo tanto de maquiagem ela tem no rosto ou pelo jeito exótico que ele se veste.

Na faculdade, a não obrigatoriedade de um uniforme ou padrões a serem seguidos pode revelar indivíduos peculiares, que exibem toda a vaidade ou a falta dela como bem entendem.

3. Maturidade obrigatória

Não tem pra onde correr. De agora em diante, todas as responsabilidades serão lançadas sem dó nem piedade sobre as costas do aluno, o qual será tratado como o adulto que pensa que é. Agora, ser ou não ser, vai depender exclusivamente das atitudes, comprometimento e maturidade que essa nova etapa vai proporcionar.

4. Amizades improváveis

Foram anos na escola olhando sempre para os mesmos rostos, os quais ainda podiam cruzar pelo caminho no supermercado ou em um passeio qualquer pela cidade. Ao chegar na faculdade, provavelmente a noção de mundo e seu círculo de amizades irá mudar drasticamente.

São pessoas nunca vistas antes, em um número muito maior, vindas de diferentes bairros e possivelmente, até de outras cidades. Entretanto, estes novos colegas de sala renderão certamente amizades para toda a vida.

5. Professores: mentores ou inimigos

Da passagem do ensino fundamental para o médio, muita coisa mudou. Entre as principais mudanças que trouxeram um gostinho da vida adulta foi o maior número de professores e responsabilidades que vieram com essa nova fase.

Estamos um nível acima agora e, na faculdade, além dos muitos professores, estes poderão ser protetores ou carrascos de seus próprios alunos. Nada de chorar por nota! Responsabilidade, participação, interesse e jogo de cintura serão necessários para ter essa relação de maneira saudável e profissional, pois estes ainda terão o poder de aconselhar e faze-lo trilhar pelo caminho certo.

6. Doce ilusão

Ao longo dos anos que se arrastam pelos ensinos fundamental e médio, todo o dia vem o desejo de se livrar das aulas maçantes de matemática, de português ou qualquer outra que vá contra as suas aptidões. Entretanto, engana-se quem pensa que estará livre delas escolhendo um curso que, supostamente, não tem nada a ver.

As matérias estarão lá, mascaradas com nomes difíceis, prontas para dar mais dor de cabeça que nos tempos de escola. Prepare-se para alguns bônus como metodologia, empreendedorismo, estatística e outras que, além de não tão divertidas, são obrigatórias.

7. Ritmo frenético

Sabe aquela tarde tranquila assistindo à programação da TV? Os passeios e encontros com os amigos que rolavam ao longo da semana? Quando entrar na faculdade vai se lembrar desses momentos carinhosamente ao perceber que, na verdade, tinha muito tempo de sobra e a vida nem era tão ruim assim.

 

Agora, caso não precise trabalhar duramente para ajudar ou arcar totalmente com os gastos da faculdade, esse tempo também será preenchido com relatórios, trabalhos, horas de estudo e, logo menos, com a necessidade de estagiar.

8. O peso das decisões

Enquanto na escola um mal rendimento resultaria em um período em recuperação e possivelmente um bom sermão dos pais, na faculdade o mal aproveitamento pode comprometer a carreira que desejou traçar.

 

O futuro está em suas mãos e qualquer decisão que tomar agora refletirá diretamente sobre o adulto e profissional que será daqui alguns anos. Não abuse das aulas no bar, não volte com dúvidas para casa e, principalmente, se preocupe em aplicar o que aprendeu.

Oferta Limitada! Ganhe um tablet para aprender inglês online

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar