5 coisas que deve pensar sobre seu trabalho além do dinheiro

Neste artigo, o leitor encontra 5 fatores que devem ser levados em consideração ao analisar o emprego atual e que ajudam a descobrir se ele é feliz no trabalho.

5 coisas que deve pensar sobre seu trabalho além do dinheiro
Diferentes fatores para analisar se você é feliz no emprego

Você é feliz no seu trabalho? Antes de responder à pergunta considere diferentes pontos a serem analisados sobre isso, afinal, ter realização profissional vai muito além de apenas ganhar um bom salário.

O economista comportamental Dan Ariely questiona o porquê de muitas pessoas não pensarem sobre seus trabalhos além do dinheiro ou até mesmo se perguntarem por que realizam tais atividades todos os dias. Como especialista, Dan instiga os trabalhadores a repensarem seus trabalhos analisando diferentes pontos em questão, fatores que muitas vezes são deixados de lado.

5 coisas para analisar sobre o seu trabalho

Para ajudar você a pensar sobre o seu trabalho além do dinheiro, o E-konomista separou 5 fatores que podem ser analisados antes de você responda àquela pergunta inicial: você é feliz no seu trabalho?

Considere as respostas genuinamente e faça um balanço sincero.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Você é reconhecido pelo seu desempenho?

Quando somos reconhecidos pelo nosso desempenho nos tornamos mais produtivos. Mesmo quando sabemos que o trabalho foi executado de forma correta ou que somos bons em determinado assunto, o desejo de reconhecimento existe. Avalie se a sua empresa oferece essa sensação de reconhecimento a você.

Você se orgulha dos resultados que produz?

Basicamente, um dos motores do ser humano é o desafio. Por isso, quando temos um projeto mais difícil, por mais que pareça um problema, acabamos nos motivando um pouco mais para conseguir resolver a questão e ter o sentimento de superação, de competência atingida e, claro, de missão cumprida. Faça um balanço sobre o quanto as tarefas do seu dia a dia no trabalho promovem essa sensação de orgulho em você.

Seu trabalho é importante para outras pessoas?

Segundo um artigo publicado pelo New York Times Magazine, estudos do psicólogo Adam Grant mostram que realizar tarefas que se mostram importantes para outras pessoas acaba motivando quem as faz. Em outras palavras, a sensação de causar um bem-estar aos outros acaba também nos deixando mais felizes e, consequentemente, mais motivados para produzir ainda mais e melhor.

Você usa suas habilidades para desenvolver o seu trabalho?

Se as atividades que você desenvolve no seu trabalho requerem as suas habilidades, as chances de você estar satisfeito com seu atual emprego. Isso porque há um bem-estar maior quando “fazemos aquilo que sabemos que somos bons”. Mesmo em situações de estresse e desafio, a tendência é agirmos com confiança se sabemos que usaremos nossas habilidades.

Você tem flexibilidade no emprego?

Muitas vezes, ganhar um grande salário exige sacrifícios pessoais de tempo, relacionamentos, lazer, etc. As pesquisas mostram que quanto mais flexível é o ambiente de trabalho de uma empresa, mais felizes são os seus funcionários. Isso possibilita que o trabalhador tenha mais tempo para se dedicar a outros fatores de sua vida, o que inevitavelmente afeta o campo profissional, e para melhor!

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar