8 coisas que você faz para economizar com o carro mas são perigosas

O que parece pechincha pode ser muito perigoso: quando o assunto são carros, todos cuidado é pouco.

8 coisas que você faz para economizar com o carro mas são perigosas
Conheça aqui os "negócios da China" que podem comprometer a sua segurança

Agende o seu test drive gratuito

Quando falamos de um carro, economizar é sempre suspeito. Isso porque é um bem que sempre desencadeará despesas, sejam elas mensais ou anuais. A frequência das manutenções vai depender da maturidade do dono para discernir o que é econômico do que é seguro.

É econômico mesmo? Avalie

Por exemplo, não adianta nada deixar de pagar uma revisão e se deparar com a troca da pastilha de freio e do disco ao mesmo tempo por causa do atraso. Se tivesse feito a revisão, saberia da necessidade de trocar a pastilha e evitaria a troca do disco, que é muito mais caro. Muita gente acha que é mais vantajoso economizar com o carro em coisas essenciais. Mas saiba que essas economias podem te custar a saúde e às vezes a vida, até nas situações que você julga corriqueiras, como a substituição do limpador de pára.brisas. Veja aqui algumas:

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

1. Banguela

Parece até uma ideia genial descer a serrinha de Taubaté na banguela para chegar a Ubatuba gastando pouco. A não ser que você queira jogar o seu carro barranco abaixo, não faça isso. Sem uma marcha engrenada, toda a força empregada para parar o carro é transferida para os freios, que precisam ser muito mais acionados nessa situação e correm o risco de não funcionarem a tempo. Seja qual for a situação, prefira estar sempre com o carro engrenado para poder usar o freio a motor quando necessário.

2. Gasolina adulterada

coisasparaeconomizarnocarro


A gasolina adulterada está no top de coisas que as pessoas fazem para economizar com o carro mas podem ser muito perigosas. Isso porque a gasolina adulterada ao longo do tempo, pode te deixar na mão. O combustível forma crostas no tanque e na bomba de gasolina e você corre o risco de o seu carro parar do nada pela obstrução desses canais. Também pode acumular sujeira no motor e atrapalhar o movimento dos pistões, causando um problema muito mais perigoso e mais caro.

3. Acoplar o DVD ao rádio

Já sabemos que é proibida a instalação de DVDs cujo monitor fique voltado para o motorista. Mas, acredite, a regra não é frescura do DETRAN: realmente, é difícil prestar atenção ao que se passa numa tela e ao que acontece numa rua ao mesmo tempo. Muita gente, para economizar na instalação do Kit DVD, compra aparelhos que ficam escondidos atrás do rádio ou no quebra-sol. É uma solução mais econômica, mas é fora da lei. Pense nisso.

4. Pneus

“Agora não é hora de trocar os pneus, não tenho dinheiro”. Um dos maiores riscos que um condutor pode correr é dirigir com pneus carecas. Sempre que observar a necessidade de trocar, prefira investir nisso, mesmo que seja em um pneu meia-vida. O pneu careca pode fazer o carro deslizar em dias de chuva, podendo até perder o controle do veículo em algumas situações.

5. Kit gás no lugar do tanque

coisasparaeconomizarnocarro


Primeiro: fazer uma escolha dessas é arriscado e invalida um tipo de combustível do seu veículo. Em segundo, o gás reduz o desempenho do carro, que perde muito em aceleração e potência. E terceiro, mas não menos importante, colocar o kit gás no lugar do tanque de gasolina é muitíssimo arriscado pois os cilindros ficarão em contato constante com o motor, num ambiente muito quente. O risco de explosão é alto no caso de um arrefecimento do motor, podendo também levar à morte do condutor. Se quer uma dica bem sincera, aqui vai: se não e burrice, é suicídio.

6. Limpador de para-brisa

Investir em um limpador de para-brisa daqueles de silicone vendidos nos semáforos do centro de São Paulo, só para economizar mais um pouco pode te dar uma grande dor de cabeça. Isso porque a vida útil desses limpadores é extremamente curta e os encaixes ditos universais podem não ser tão bem encaixados como dizem. Se você apanhar uma tempestade com um limpador de baixa qualidade, corre o risco de ele sair voando e você ter que encostar até que pare a chuva.

7. Não fazer revisões

Não importa se são feitas na concessionária ou em um mecânico da sua confiança. O fato é que, se o carro avisa, é porque a revisão é necessária para avaliar a necessidade de reposição de alguma peças. Evitar fazê-la para economizar nas despesas com o carro, é praticamente pedir para ser surpreendido com algum imprevisto relativo a manutenção depois de pouco tempo e correr riscos de vida desnecessários por isso. Carros com revisões feitas também são menos desvalorizados na revenda.

8. Reparos na funilaria

coisasparaeconomizarnocarro


Você bateu o carro, a porta ficou toda amassada e parte da coluna foi comprometida. Ao invés de pagar a franquia do seguro e enviar o carro para um lugar onde substituirão todas as peças, você preferiu mandar para um funileiro que soldou, encheu o carro de massa, mas fez um orçamento mais em conta. Experiência própria: o meu carro desvalorizou metade do valor de tabela na revenda por um reparo na coluna que foi soldado quando era para o seguro dar PT. Por isso, se tiver seguro, prefira sempre pagar a franquia.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

 

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar