Quanto uma cobaia humana pode ganhar?

Testar medicamentos que fazem parte de estudos clínicos pode ser uma forma de ganhar dinheiro extra e ainda ajudar os desenvolvimentos da indústria farmacêutica. 

Quanto uma cobaia humana pode ganhar?
No Brasil, as cobaias humanas podem ser remuneradas desde 2013

Antes de um medicamente ou tratamento ser massivamente disponibilizado, é exaustivamente testado in vitro, em animais e, por último, é testado em pessoas, que são chamadas cobaias humanas. Este tipo de teste clínico obedece a protocolos de seguranças rigorosos, para controlar os resultados e os eventuais efeitos colaterais.
Além de pessoas em fase de tratamento para determinadas patologias, pessoas saudáveis também podem se disponilizar para ser cobaia humana. Algumas indústrias farmacêuticas e projetos de investigação científica no campo médico remuneram as pessoas que se disponibilizam a participar dos estudos clínicos. 

Quem pode ser cobaia humana?

No Brasil, os testes com cobaias humanas ou sujeitos de pesquisa são permitidos , mas com uma série de restrições. No entanto, há uma série de medicamentos e cosméticos que somente são autorizados pela ANVISA a entrar no mercado depois de passar por testes com cobaias humanas.
Para estudos clínicos, as cobaias humanas no Brasil são, em sua maioria, pessoas com doenças raras. Essas pessoas resolvem participar de testes de uma determinada indústria farmacêutica para uma nova droga visando o tratamento ou cura de uma doença em questão. Mas não são só os doentes crônicos que testam novas drogas, existem também pessoas sadias que se submetem aos testes diagnosticar possíveis efeitos colaterais de medicamentos pela recompensa financeira, são as cobaias humanas, além dos teste da indústria de comésticos.

É arriscado?

Os riscos de efeitos colaterais existem em qualquer procedimento médico da área da saúde. Por isso, todas as pessoas que optam por serem cobaias humanas são tratadas com equipes são altamente treinadas durante todo o tratamento. Entretanto, nenhuma pesquisa é realizada se o risco de possíveis doenças forem maiores que os benefícios.

Diferenças curiosas no comportamento no trabalho entre países

Posso ganhar dinheiro sendo cobaia?

No Brasil, todo e qualquer estudo clinico só pode ser realizado depois da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para manter a integridade do voluntário e garantir que, caso ele receba dinheiro pelo procedimento, esse direito seja cumprido.

A autorização para pagamentos das cobaias humanas acontece desde 2013. Os voluntários que permitem que substâncias ainda em estudo sejam testadas em seu organismo tem que ter entre 18 e 50 anos e os valores pagos variam de R$500 e R$5 mil por teste.

O Brasil ocupa o 15º lugar na lista mundial de pesquisa clínica e nenhum incidente foi registrado nos procedimentos autorizados pela Anvisa até então. O cálculo atual é que tenha pelo menos mil testes são realizados simultaneamente no país.

Cobaia humana Unicamp

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) realiza vários estudos com cobaias humanas, os requisitos são: ter mais de 18 anos e apresentar a doença a qual está sendo estudada. No entanto o site não informa o valor pago para cada teste clinico realizado em pessoas.

Cobaia humana para emagrecer

O Laboratório de Expressão Genética do Instituto Salk, nos Estados Unidos, está testando um composto chamado “fexaramine” que se trata de uma refeição imaginária. O medicamento engana corpo a pensar que consumiu calorias, e assim faz ele queimar gordura. O remédio ainda está em fase de teste e o laboratório procura por cobaias humanas para finalizar o estudo.

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar