Como um coaching de carreira pode lhe ajudar

Um coaching de carreira pode ser a ponte que você precisa para conquistar novos rumos profissionais. Saiba como ele pode te ajudar e quais os benefícios para sua vida.

Como um coaching de carreira pode lhe ajudar
O coaching de carreira pode ser o que você precisa para conquistar aquela promoção

Existem momentos na vida profissional em que milhares de dúvidas surgem e deixam o medo de dar um passo adiante. O momento do “será que”, no qual o profissional começa a se questionar se deve mudar de emprego, tentar outra vaga dentro da empresa ou investir em um negócio próprio, é ideal para investir em um coaching de carreira.

Nos Estados Unidos, o coaching é utilizado por 93% das grandes empresas, enquanto dados da pesquisa International Coaching Federation – ICF mostram que no Brasil existem quatro coaches em atuação para cada um milhão de habitantes.

Para que serve um coaching de carreira

Coach, em inglês, é treinador, termo que esclarece bem a função de quem executa essa profissão. O coaching de carreira é um processo de descoberta e exploração das competências do profissional com o objetivo de ajuda-lo a alcançar determinados resultados em sua carreira.

O coach é o grande responsável por auxiliar o cliente (ou coachee) nessa jornada para que ele possa construir, de modo estratégico e focado, a trajetória profissional. Esse processo é executado por meio de metas traçadas a cada encontro, além de análises sobre o perfil do coachee e conversas sobre seus objetivos, habilidades e problemas.

Black Week English Live Ganhe um vale de R$250 nas Americanas

No geral, os principais motivos que levam à busca por um coaching de carreira são o desejo de ascender na carreira, a busca de um novo rumo profissional, melhorar o relacionamento interpessoal ou liderar uma equipe. Tanto adolescentes em dúvida sobre qual profissão escolher quanto grandes empreendedores podem consultar um coach para ajudar a esclarecer seus rumos profissionais.

Segundo a business coach Dirlene Costa, em entrevista à revista Exame, a intenção do coach é fazer com que a pessoa passe a enxergar cada desafio como oportunidade e transforme problemas em soluções. “Nós a ajudamos a potencializar seu talento, lapidando suas fraquezas e ampliando sua visão estratégica”, explica.

Para o profissional, as principais vantagens são a percepção de suas limitações e resistências, a iniciativa para mudanças, a clareza em relação a metas, o planejamento da carreira de forma estratégica e focada e o equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, além do aumento da auto estima, da confiança e da motivação.

Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo investir em um coaching de carreira é um diferencial na busca por novos caminhos. Em entrevista à Exame, Dirlene também aponta que o profissional passa a gerenciar melhor sua equipe, conquista promoções de cargo e benefícios pessoais, como controle de estresse, melhor gestão de tempo e até mesmo perda de peso.

Como é feito um coaching de carreira

Em entrevista à IstoÉ Dinheiro, o master coach José Roberto Marques, do Instituto Brasileiro de Coaching, explicou as oito etapas trabalhadas no coaching de carreira para auxiliar o profissional a alcançar seus objetivos.

Primeiramente, o coach pergunta as diretrizes profissional e o que o coachee quer alcançar para, em seguida, proporem objetivos realistas de acordo com o cenário em que ele se encontra. No terceiro encontro é traçado um mapa da rede de relacionamentos do coachee e de como esse networking o ajudará e em seguida são discutidas as expectativas de valor do mesmo.

Por volta do quinto encontro, coach e cliente definem uma ação focada para que a mudança aconteça, seja ela mandar currículos ou sondar a possibilidade de uma promoção. Depois analisarão a competitividade, determinarão ações e trabalharão competências que o coachee não tem.

Na última etapa, coach e coachee fazem uma análise do que foi feito nos encontros anteriores e o que falta para alcançar o objetivo. Nesse momento também pode ser feito um planejamento para os próximos meses, para que o coachee possa andar com as próprias pernas após a descoberta de suas habilidades e capacidades.

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar