Exemplos de cidades sustentáveis no Brasil

Quais os conceitos que envolvem as cidades sustentáveis? Veja os exemplos brasileiros que visam harmonizar meio ambiente e urbanização à qualidade de vida.

Exemplos de cidades sustentáveis no Brasil
Conheça os projetos brasileiros de cidades sustentáveis já em atividade.

Destinação corretas de resíduos sólidos, eficiência energética, conscientização para o uso da água, mobilidade ecológica e recursos verdes são apenas alguns dos exemplos de como as cidades sustentáveis podem aplicar aos seus habitantes, métodos que contribuam para a preservação do meio ambiente de forma que ascenda em harmonia com a modernização urbana e seja revertido em conscientização e qualidade de vida.

Qual é o conceito de Cidades Sustentáveis?

As cidades sustentáveis abrangem um conceito muito amplo onde o principal objetivo é política séria de desenvolvimento urbano visando a qualidade de vida de seus cidadãos. Esse desenvolvimento visa promover a urbanização em crescimento conjunto com o meio ambiente, sendo o último item o de maior prioridade.

Dessa maneira, todo o complexo urbano como edifícios, ruas, transportes, sistemas de distribuição de todos os tipos (água, gás, energia, etc) e toda a abrangência da urbanização deve atender à aspectos mínimos favoráveis, como baixos níveis de poluição, temperaturas amenas, boas condições de umidade e pressão atmosférica, entre outros.

A cidade deve promover ainda a implementação de transportes coletivos de qualidade, equipamentos e meio comunitários eficientes como seus serviços públicos, pontos de acessibilidade e áreas verdes de modo que atenda com qualidade e eficiência a população.

Além da implementação de uma estrutura adequada, a cidade deve oferecer meios e políticas de preservação que impeçam a deterioração dessas áreas – urbanas e ambientais – com a utilização inadequada de imóveis, o parcelamento do solo e a edificação desenfreada.

A cidade ainda deve ser reconhecida por implantar projetos de conscientização da população, para que esta aprenda a utilizar de maneira consciente os recursos naturais, bem como os sistemas de coleta seletiva. Dessa maneira, o município ainda contribui para a geração de empregos e fomenta uma cidadania participativa e consciente.

Os objetivos principais das cidades sustentáveis devem sempre ser o de aliar preservação ambiental, qualidade de vida, infraestrutura e conscientização.

5 cidades do futuro: inteligentes e sustentáveis

As cidades sustentáveis pelo Brasil

Ainda que nenhuma cidade brasileira seja 100% sustentável, alguns municípios apresentam – e aplicam – projetos rumo a um meio ambiente mais limpo e saudável, inserindo programas de conscientização, arborização e coleta seletiva. Veja os exemplos:

Porto Alegre (RS)

Por toda sua extensão, a cidade caminha para um exemplo de sustentabilidade a ser seguido. Como destaque, podemos citar o projeto PISA (Projeto Integrado Socioambiental), criado com o objetivo de dobrar a capacidade de tratamento de esgoto da cidade, diminuindo o impacto destes resíduos no meio ambiente.

A cidade se sobressai também com projetos como o novo Código de Limpeza Urbana, onde prevê um incentivo para a educação consciente da população através da aplicação de multas perante o descarte irregular de resíduos nas ruas.

Betim (MG)

A cidade possui nada menos que 18 projetos ambientais em áreas de adaptação, mitigação e ações da comunidade. Como principais ações podemos citar o Centro de Referências em Energias Renováveis e a implantação de aquecedores solares em conjuntos habitacionais de baixa renda.

Nos quesitos de arborização, o município tem o programa “Uma Vida, Uma Árvore” em parceria com a Rede Globo Minas. Neste projeto, a cada nascimento na região, uma nova muda é plantada, estimulando a manutenção e implantação de mais áreas verdes.

Os tipos de casas ecológicas mais baratas do Brasil

Manaus (AM)

A cidade de Manaus também tem se desenvolvido muito no quesito ambiental com a SEMMAS (Secretaria de Meio Ambiente de Manaus), a qual atua em diversos projetos a fim de guiar suas atividades em princípios sustentáveis. Entre elas estão a criação de inventário de emissão de gases de efeito estufa; de avaliação de impactos e mitigações; e a implantação da Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), a fim de guiar os setores públicos para que também adotem com eficácia os princípios sustentáveis.

Fortaleza (CE)

Encabeçando a representatividade em ações sustentáveis no nordeste, a cidade de Fortaleza destaca-se em projetos como a montagem de uma estrutura para controlar diferentes células de poluição urbana, sendo elas ligadas à poluição atmosférica, visual, sonora, efluentes, posturas de edificações e resíduos.

Tem também reconhecimento em sustentabilidade por seu projeto de arborização que visa otimizar este o setor deficiente na região. Outro projeto que merece a menção é o Reciclando Atitudes, o qual realiza a coleta seletiva de resíduos como equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha, cascas de coco e pilhas.

Sorocaba (SP)

Uma das mais conhecidas cidades do interior de São Paulo também não quis ficar atrás na corrida verde entre as cidades sustentáveis. A cidade em seu Plano de Arborização Urbana, plantou em ruas, praças, parques e áreas de recuperação (dando ênfase as Áreas de Preservação Permanente), mais de 500 mil árvores em mais de 100 espécies diferentes, semeadas e cultivadas nos locais selecionados.

A cidade ainda investiu em mobilidade urbana criando o Programa IntegraBike, onde passa a alugar gratuitamente bicicletas para seus habitantes. São 19 estações de distribuição que oferecem, ao todo, 152 unidades.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar