As 10 cidades que mais abriram vagas de emprego em tempos de crise

Mesmo quando muitas empresas estão demitindo, há lugares do Brasil em que vagas de emprego estão sendo abertas. Confira quais foram as 10 cidades que mais contrataram.

As 10 cidades que mais abriram vagas de emprego em tempos de crise
Conheça o ranking

A economia brasileira começou a esfriar em 2014 e desde então o país vem trilhando um fraco desempenho e mais de 1,5 milhão de profissionais já perderam seus empregos.

Apenas no mês de junho foram contabilizadas 91 mil demissões no país e São Paulo foi a cidade que mais sofreu com a redução de empregos, com 29,9 mil pessoas demitidas, segundo dados do Ministério do Trabalho no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Cidades que mais abriram vagas

Ainda que exista a maré de desemprego, algumas cidades brasileiras estão a todo vapor. Abaixo trazemos a lista dos 10 municípios que mais criaram vagas de 2014 a junho de 2016.

1. Canaã dos Carajás (PA) – 5.163 vagas de emprego geradas

Cidade do interior do estado do Pará, Canaã dos Carajás teve alto desempenho graças ao setor de construção civil, responsável por 82% das oportunidades abertas no período.

2. Cristalina (GO) – 4.180 vagas criadas

A cidade de Goiás tem este nome pois durante muitos anos sua economia se baseou na exploração de cristais. Atualmente a cidade é destaque nacional na produção de grãos.

3. Bebedouro (SP) – 4.179 vagas geradas

A cidade do interior de São Paulo possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) do país. Isso se dá graças à alta renda per capita do munícipio atrelada as indústrias de suco de laranja, de óleos vegetais, carrocerias, fertilizantes e confecções.

4. Juazeiro (BA) – 3.799 novos empregos

Juazeiro é uma cidade da Região Administrativa Integrada de Desenvolvimento do Pólo Petrolina e Juazeiro. O munícipio é considerado o mais industrializado do Vale do São Francisco.

5. Arapiraca (AL) – 3.646 novas vagas

A cidade tem mais de 200 mil habitantes e está a 123 quilômetros de Maceió. Destaca-se como um importante centro comercial da região e atualmente o setor industrial do município tem apresentado relativo crescimento.

6. Goiana (PE) – 3.545 vagas novas

Segundo o IBGE, Goiana tem 75.644 habitantes distribuídos em uma área de 445,814 km².

7. Venâncio Aires (RS) – 3.416 oportunidades novas

O município se destaca pela produção de erva mate, usada no chimarrão, e também como maior produtora individual de fumo do Brasil. Além disso, tem uma economia diversificada entre os setores de refrigeração, metalúrgico, têxtil, plástico e de artigos esportivos.

8. Petrolina (PE) – 3.323 novos empregos

A cidade pernambucana tem a 6ª maior economia do estado e vem chamando atenção pelo registro de aumento de contratações desde o ano passado.

9. Goianésia (GO) – 2.987 vagas novas

O município é historicamente agrícola, mas outra grande fonte de emprego e renda da cidade está no comércio local.

10 . Santa Cruz do Sul (RS) – 2.887 oportunidades abertas

Cidade gaúcha com 127.516 habitantes (2014), Santa Cruz também ficou entre as que mais geraram empregos.

As cidades que menos contrataram

Enquanto umas contratam, várias demitem. São Paulo ficou no topo do ranking das cidades com queda no número de vagas (-156.594), seguida pelo Rio de Janeiro (-116.315), Belo Horizonte (-99.499), Manaus (-56.678) e Recife (-54.633).

Mês da Educação à Distância. Turbine a sua carreira com um curso online!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar