As 6 cidades mais violentas do Brasil

Saiba quais são as cidades mais violentas do Brasil, onde estão localizadas e quais são os motivos pelos quais elas estão entre os locais mais perigosos do país.
 

As 6 cidades mais violentas do Brasil
Conheça as seis cidades mais violentas do país e em qual região elas estão localizadas

O site da Revista Exame publicou o ranking das cidades mais violentas do Brasil, incluindo a média dos homicídios por armas de fogo nos anos de 2012, 2013, e 2014. Foram analisadas somente cidades com mais de 10 mil habitantes, num total de 3.084 cidades, de acordo com dados do IBGE. Os locais pesquisados centralizam 98% do total de homicídios por armas de fogo do Brasil.

Saiba quais são as cidades mais violentas do Brasil

O mapa da violência do país do ano de 2016 analisou os crimes cometidos entre 2012 e 2014 e mostrou que cerca de 3 mil municípios juntos concentram 98% dos homicídios de todo o país.

Em primeiro lugar está o município da Mata de São João, na Bahia, com a taxa média de 102,9 mortes por armas de fogo para cada 100 mil habitantes. Na última analise do estudo, feito com base de 2010 a 2012, o município ficou em quinto, com 93,1 homicídios por 100 mil habitantes.

Na análise feita em 2016, as seis primeiras posições são ocupadas por cidades nordestinas. Em segundo e terceiro lugares estão, Murici e Satuba, ambos em Alagoas. A cidade de Conde na Paraíba está em quarto lugar, o município de Eusébio, no Ceará, está em quinto lugar e Pila, em alagoas, está em sexto lugar.

 Quais são os motivos?

O nordeste é uma região com maior índice de turistas e isso é uma das causas por ser um local tão violento. Muitas pessoas visitam esses locais para festejar, usar bebidas alcóolicas e drogas, fatos que fazem com que haja um aumento da violência nessas cidades turísticas.

Como houve um fortalecimento da segurança na região sudeste, local onde há turista há dinheiro, nos últimos 15 anos, os criminosos passaram a ir para áreas que também têm dinheiro, mas com uma polícia pouco preparada, que é o caso do nordeste.

O foco da violência também pode ser encontrado na zona de fronteira internacional, onde há concentração de rotas de contrabando de armas e tráfico de drogas. A área de desmatamento amazônico também é considerada como uma região perigosa, pois são locais onde há projetos agrícolas e de grilagem de terra, situação que deixa o local ainda mais perigoso para as populações locais.

O ranking das cidades mais violentas do Brasil não apresentou mudanças desde 1998, em relação às cidades mais perigosas. Esse é um sinal de falhas no planejamento governamental e para reverter essa situação é preciso investir em uma política governamental de combate nacional a violência.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar