Das 10 cidades mais congestionadas do mundo, 3 ficam no Brasil

Em levantamento realizado pela empresa de GPS TomTom, o índice que apontou as cidades mais congestionadas do mundo, tem o Brasil em três posições.

Das 10 cidades mais congestionadas do mundo, 3 ficam no Brasil
Conheça as cidades onde o brasileiros mais perde tempo no trânsito.

Já parou para pensar em quantos dias, ou até mesmo anos de vida um brasileiro passa preso no trânsito? Com razão, temos todo o direito de reclamar, principalmente diante do recente levantamento anual da TomTom Traffic Index 2016, que identifica quais são as cidades mais congestionadas do mundo.

Em um resultado muito próximo ao do ano passado, os nomes no ranking trazem 3 cidades brasileiras entre as 10 mais congestionadas do mundo. Saiba mais sobre a metodologia da pesquisa e quais foram as eleitas de 2016.

TomTom Traffic Index: as cidades mais congestionadas do mundo

Considerando dados de 2015, o novo índice avaliou a atual condição do trânsito em 295 cidades de 38 países, distribuídos por seis continentes do globo. Como parâmetros para os resultados encontrados, levou-se em conta quanto tempo extra os motoristas destas localidades levam para percorrer determinado trajeto com relação aos períodos onde a lentidão não é registrada pelo sistema.

A surpresa este ano é a presença da Cidade do México encabeçando o ranking, apresentando uma taxa de 59% de congestionamento; 4% a mais que em 2015. Quanto às cidades brasileiras, estas continuam presentes, assim como no último ano do levantamento, apresentando uma leve melhora no quesito tempo gasto no trânsito. Rio de Janeiro, escapando do pódio levou o 4º lugar, onde seus 47% de congestionamento ainda são 4% menores que em 2015.

Logo abaixo temos as cidades de Salvador e Recife em 7º e 8º lugar, respectivamente, onde ambas pontuaram com 43%. A diferença da colocação se deu mediante a melhora de 3% que Salvador obteve com relação ao ano passado, ao passo que Recife subiu 2%.

Além de simplesmente divulgar as taxas de lentidão e porcentagem extra de tempo gasto no trânsito, alguns dados alarmantes podem alerta-lo sobre o uso do carro no dia a dia. Veja abaixo o ranking geral desse levantamento junto de algumas informações reveladas sobre os minutos, horas e dias que pode-se perder em um congestionamento.

1º Cidade do México – México

Tempo extra gasto por dia: 57 minutos

Tempo extra gasto por ano: 219 horas

2º Bangcoc – Tailândia

Tempo extra gasto por dia: 61 minutos

Tempo extra gasto por ano: 232 horas

3º Istambul – Turquia

Tempo extra gasto por dia: 47 minutos

Tempo extra gasto por ano: 178 horas

4º Rio de Janeiro – Brasil

Tempo extra gasto por dia: 43 minutos

Tempo extra gasto por ano: 165 horas

5º Moscou – Rússia

Tempo extra gasto por dia: 48 minutos

Tempo extra gasto por ano: 185 horas

6º Bucareste – Romênia

Tempo extra gasto por dia: 51 minutos

Tempo extra gasto por ano: 196 horas

7º Salvador – Brasil

Tempo extra gasto por dia: 42 minutos

Tempo extra gasto por ano: 160 horas

8º Recife – Brasil

Tempo extra gasto por dia: 44 minutos

Tempo extra gasto por ano: 169 horas

9º Chengdu – China

Tempo extra gasto por dia: 46 minutos

Tempo extra gasto por ano: 176 horas

10º Los Angeles – Estados Unidos

Tempo extra gasto por dia: 43 minutos

Tempo extra gasto por ano: 164 horas

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar