Top 5 cidades do futuro: inteligentes e sustentáveis

Confira algumas cidades do futuro, que integraram tecnologia de ponta, sustentabilidade e qualidade de vida.

Top 5  cidades do futuro: inteligentes e sustentáveis
Essas cidades do futuro são, além de modernas, destaque no conceito de sustentabilidade

VAI FAZER UMA VIAGEM PARA O EXTERIOR?teste agora o seu inglês
 


O conceito de cidades do futuro já sofreu diversas modificações. Elas já habitaram nosso imaginário com os carros voadores do desenho Jacksons, com prédios mais altos que o céu e hoje são as cidades sustentáveis (a devastação do meio ambiente já virou um problema sério), com conexão de internet em altíssima velocidade. Com esses novos conceitos, veja a lista de algumas cidades ao redor do mundo onde o futuro já está acontecendo.




As cidades do futuro já existem!


Masdar - Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos

cidadesdofuturo
 

Essa cidade do futuro tem como palavra-chave a “sustentabilidade”. Masdar, que é uma cidade planejada ainda em construção, numa parceria de diversas empresas como FIAT General Electric, terá uma universidade, um instituto de ciência e tecnologia (que será uma ramificação do famoso MIT) e emissão zero do temido CO2. A fonte de energia em Masdar será renovável, as bibliotecas serão totalmente digitais, os carros autônomos (sim, daqueles que andam sozinhos) e haverá um tipo de polícia verde, que vai fiscalizar consumo consciente dos recursos. Esse futuro em Masdar tem como previsão ficar pronto entre 2021 e 2025.


Garanta o melhor preço de hospedagem no Brasil e no exterior, reserve agora e pague no destino. Cancelamento gratuito.


Cingapura

cidadesdofuturo
 

Tá certo que é um país (aliás, o de melhor IDH do continente asiático) mas se enquadra perfeitamente na ideia de cidades do futuro. Conta com um sistema de transporte público extremamente eficiente, além de iniciativas como o gardens by the bays (jardins da baía), que são uma estratégia do governo para inserir mais verde na cidade e aumentar a qualidade de vida da população. Vigoram também multas que vão desde “é proibido mascar chiclete” até a proibição sobre deixar lixo fora da lixeira (multas essas que parecem absurdas, mas são levadas muito à sério pelo povo de lá). Tudo isso, ligado ao avanço tecnológico e produtos de última geração, tem como objetivo diminuir a poluição e se aproximar cada vez mais do conceito das cidades do futuro cujo lema agora é a sustentabilidade. Não é atoa que esta é considerada como uma das melhores cidades em qualidade de vida do mundo (26º) e primeiro do ranking asiático.



Songdo - Coréia do Sul

cidadesdofuturo
 

Seguindo a onda de cidades planejadas, Songdo, assim como Masdar, que está sendo desenvolvida a partir do zero para ser uma das cidades do futuro, é um dos projetos mais caros já realizados. Conta com diverso conceitos de sustentabilidade e energia limpa, como carros elétricos e grandes áreas verdes. O plano também consiste em implementar um inteligente sistema de computadores interligados aos humanos, como aplicativos que permitem, por exemplo, a distinção entre água potável e não potável, para evitar o desperdício. Tudo isso controlado a partir de qualquer ponto da cidade.


 

Encontre os melhores preços de hospedagem em hostéis ou hostels no Brasil e no mundo. Reserve já, cancelamento gratuito.

 

 

Dubai - Emirados Árabes cidadesdofuturo

 

O pessoal lá da Ásia está bem empenhado em construir as cidades do futuro. Além daquelas planejadas, outros lugares, como Dubai, estão investindo em áreas verdes, turismo ambiental e uma interação cada vez maior entre sistemas tecnológicos inteligentes e a população.


Veja também: Top 10 das melhores cidades do mundo para morar em 2015


Los Angeles - Califórnia, EUA

cidadesdofuturo

Aqui no continente americano esse futuro sustentável também já chegou (mais leve do que em outros lugares, é verdade) e um exemplo de cidades do futuro pode ser Los Angeles. Além de um design super moderno nas novas construções da cidade, fazendo nosso imaginário de prédios altos e carros super rápidos ir longe, Los Angeles conta também com planos de se tornar a primeira cidade (não planejada) a ter um sistema de iluminação controlado por tecnologias móveis. Parece que o futuro já não é mais feito por celulares ultra modernos que são lançados a cada seis meses, e sim por sistemas inteligentes que diminuem o desperdício de recursos.
 

 

Ganhe um tablet para aprender inglês online.
  


  Veja também:

 

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar