As cidades com mais oportunidades para jovens em todo o mundo

Os jovens representam 16% da população mundial, significando entusiasmo, ideias e vontade em trabalhar. Conheça as cidades com mais oportunidades para jovens.

As cidades com mais oportunidades para jovens em todo o mundo
Saiba onde estão as oportunidades para jovens e em quais áreas

encontre o seu próximo emprego aquiconsulte já

Em parceria com a Unidade de Inteligência da revista britânica The Economist, a Fundação Citi avaliou 35 cidades pelo mundo em seus desempenhos quanto ao apoio governamental e condições institucionais; emprego e empreendedorismo; educação e treinamento; e capital humano e social. Todos estes dados levantados tiveram como objetivo saber quais destas cidades apresentavam as maiores oportunidades para jovens. Atualmente, 16% da população mundial está entre 15 e 24 anos de idade, o que representa entusiasmo, novas ideias e muita vontade em trabalhar e crescer. 

Veja como trabalhar no exterior em 2016

As 11 cidades com mais oportunidades para jovens no mundo

Conheça a seguir as 11 cidades – avaliadas em uma média avançada de mais de 70 pontos com as maiores oportunidades para jovens de acordo com a pesquisa Acelerating Pathways.

1º Toronto – Canadá

cidadesoportunidadesjovens


As principais oportunidades econômicas oferecidas pela cidade incluem uma economia desenvolvida com uma vasta oferta em empregos estáveis, além do apoio do Estado e programas voltados àqueles em necessidade. Com vista a mudanças demográficas de Toronto e o envelhecimento da população, o programa Working as One afirma que "há um consenso crescente de que, face à escassez de trabalho e as competências defasadas, haverá a abertura das oportunidades de emprego para as populações que estão atualmente sub-representadas no mercado de trabalho (por exemplo, os aborígines, comunidades raciais e jovens), bem como uma melhor integração de recém-chegados qualificados.

No entanto, as coisas continuarão difíceis para os jovens em Toronto ainda por algum tempo. O desemprego tem sido e continua a ser relativamente elevado. Em 2015, um relatório da cidade revelou uma taxa de desemprego juvenil em 18% o dobro da taxa média de desemprego da cidade e uma das mais altas taxas da província. Isto é particularmente impressionante, dado que o emprego para os adultos melhorou substancialmente desde o início da recuperação econômica. Uma das razões para essa diferença nos níveis de emprego é que ao longo dos últimos 20 anos, o mercado de trabalho de Toronto mudou significativamente, com o declínio da manufatura e um novo direcionamento da economia, voltada aos serviços, como os financeiros e o varejo. Isto levou a um declínio nos cargos de fabricação e industrias, que geralmente eram bem pagos e em tempo integral e um aumento associado em empregos a meio período, por temporadas ou autônomos.

Além disso, há uma incompatibilidade nas habilidades, pois enquanto jovens altamente qualificados saem das universidades, empregos com menores exigências e habilidades mais baixas são ofertados. Por último, o envelhecimento da população, combinado com um baixo nível de poupança nas famílias, significa que os jovens estão enfrentando cada vez mais a concorrência de pessoas mais velhas para o mesmo trabalho. Veja como conseguir o visto de trabalho para o Canadá.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 2º lugar
Emprego e empreendedorismo: 2º lugar
Educação e treinamento: 11º lugar
Capital humano e social: 1º lugar

2º Nova York – Estados Unidos

cidadesoportunidadesjovens


O departamento da juventude de Nova York e o órgão Community Development implementam uma variedade de programas a fim de auxiliar na emancipação econômica dos jovens. Um dos exemplos está no programa Out-of-School, onde promove treinamentos e melhorias nas habilidades profissionais dos jovens, a fim de ajuda-los a conseguir um emprego permanente. Outro exemplo é visto no programa In the School, que oferece serviços durante um ano a estudantes a fim de ajuda-los a se graduarem, continuarem traçando suas metas acadêmicas e obter sucesso no mercado de trabalho.

A estratégia da cidade tem como foco um emprego de melhor qualidade, o que parece bastante apropriado para os jovens, já que uma grande porcentagem de jovens adultos com idades entre 18-20 e 21-24 idade são empregados em serviços como alojamento ou alimentação e varejo (57% e 38 %, respectivamente), o que geralmente significa baixos salários. Veja como conseguir o visto de trabalho nos Estados Unidos.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 3º lugar
Emprego e empreendedorismo: 7º lugar
Educação e treinamento: 2º lugar
Capital humano e social: 4º lugar

O custo de vida e salário necessário para viver bem em 8 países

3º Chicago – Estados Unidos

cidadesoportunidadesjovens


A cidade de Chicago possui uma série de programas e serviços voltados para a juventude, incluindo a educação direcionada às relevâncias do mercado, programas de treinamento de habilidades e programas de busca de emprego, bem como inserção do jovem no mercado de trabalho. Entre seus programas, destacam-se o One Summer Chicago, que oferece oportunidades de emprego e de estágio para jovens, e a Faculdade de Carreiras, que prepara os alunos universitários com as habilidades necessárias para o sucesso em seis indústrias de alta demanda.

Além disso, os governos locais e nacionais fornecem vários incentivos para as empresas, incluindo benefícios fiscais, para promover o emprego dos jovens. Chicago também tem uma série de redes de jovens em que eles podem aceder para oportunidades adicionais de desenvolvimento educacional e de carreira. Veja como conseguir o visto de trabalho nos Estados Unidos.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 4º lugar
Emprego e empreendedorismo: 5º lugar
Educação e treinamento: 2º lugar
Capital humano e social: 4º lugar

4º Singapura – Singapura

cidadesoportunidadesjovens


Singapura possui suas principais indústrias voltadas à soluções ambientais e de infraestrutura (energia, infraestrutura de turismo, etc), empresas direcionadas a estilo de vida (como moda, produtos alimentícios e serviços), tecnologia (indústria aeroespacial, eletrônica de consumo e mídia) e de transporte e logística (como aviação, óleo e gás, portos, transportes terrestres, etc). 

Além da oferta nas áreas citadas, Singapura não oferece qualquer tipo de discriminação quanto aos jovens. A associação para justas práticas trabalhistas (Tripartite Alliance for Fair and Progressive Employment Practices) trabalha juntamente com as organizações empregadores, sindicados e com o governo a fim de criar sensibilização e adotar práticas justas de trabalho. Singapura também oferece saúde pública de qualidade, bolsas de estudo e empréstimos estudantis aos jovens.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 7º lugar
Emprego e empreendedorismo: 1º lugar
Educação e treinamento: 7º lugar
Capital humano e social: 7º lugar

5º Hong Kong

cidadesoportunidadesjovens


Hong Kong é um eixo internacional com uma economia aberta e um sistema educacional de alto nível e bastante abrangente.

OPORTUNIDADE DE EMPREGO
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

A cidade oferece bolsas de estudo generosas, perspectivas econômicas promissoras e assistência financeira abundante (para o ensino superior nacional e estrangeiro) para o jovem. O principal desafio para os jovens é a economia de Hong Kong, que recentemente começou a estagnar e se encontra em ritmo lento para a geração de empregos. As principais oportunidades para os jovens no mercado de trabalho estão nas finanças, logística e comércio, no turismo e nos serviços.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 6º lugar
Emprego e empreendedorismo: 3º lugar
Educação e treinamento: 1º lugar
Capital humano e social: 15º lugar

6º Washington, DC – Estados Unidos

cidadesoportunidadesjovens


Os jovens em Washington, DC ainda enfrentam muitos desafios, incluindo um déficit persistente no desempenho escolar entre alunos brancos e não-brancos, com diferenças semelhantes nas taxas de desemprego. Os numerosos hospitais e universidades na área metropolitana de DC, bem como o governo federal estão entre os maiores empregadores da cidade, e empregos de altos salários com estas entidades patronais, incluindo as realizadas por jovens, são desproporcionalmente detida por residentes brancos.

No entanto, os esforços necessários estão sendo feitos para se conectar melhor às estruturas de governo existentes destinadas aos jovens para que os programas se tornem mais eficazes e contenham as taxas de desemprego que afetam os jovens negros e latinos em particular. Veja como conseguir o visto de trabalho nos Estados Unidos.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 7º lugar
Emprego e empreendedorismo: 13º lugar
Educação e treinamento: 2º lugar
Capital humano e social: 2º lugar

7º Los Angeles – Estados Unidos

cidadesoportunidadesjovens


A cidade de Los Angeles possui uma série de programas e serviços voltados para a juventude, incluindo a educação direcionada às relevâncias do mercado, programas de treinamento de habilidades e programas de busca de emprego, bem como inserção do jovem no mercado de trabalho. Além disso, os governos locais e nacionais fornecem vários incentivos para as empresas, incluindo benefícios fiscais, para promover o emprego dos jovens. 

Los Angeles também tem uma série de redes de jovens em que eles podem aceder para oportunidades adicionais de desenvolvimento educacional e de carreira. Apesar da disponibilidade de tais mecanismos, serviços e programas de incentivo, a taxa de desemprego nos jovens de Los Angeles é um dos mais altos entre as principais áreas metropolitanas dos Estados Unidos. Isto é em parte resultado da crise de 2008-09 afetando-os diretamente. Como os empregadores tendem a manter os seus empregados mais velhos e mais experientes, entre as medidas de redução de custos que a maioria das empresas foram forçadas a tomar esteve o corte dos mais jovens. Veja como conseguir o visto de trabalho nos Estados Unidos.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 5º lugar
Emprego e empreendedorismo: 14º lugar
Educação e treinamento: 2º lugar
Capital humano e social: 9º lugar

8º Londres – Inglaterra

cidadesoportunidadesjovens


Entre os setores que são e continuarão a ser importantes para a economia Londrina são todos serviços financeiros. Mas outros setores, como o farmacêutico e cuidados privados de saúde, tecnologias digitais e em mídia, turismo, moda e retalho, eletrônica, manufatura, construção, seguros e juristas continuação fornecendo boas oportunidades de trabalho. A grande maioria das oportunidades que Londres oferece incluem horário laboral flexível e uma ampla gama de empregos seguros e educação em seus mais diversos níveis. A recém introduzida ênfase no aprendizado, estágios e treinamentos vocacionais direcionados à jovens com habilidades para suprir a demanda do mercado promete derrubar o índice de desemprego para os próximos anos. 

Além disso, os jovens são bem representadas nos processos de tomada de decisão e podem buscar apoio e representação sindical em caso de conflitos. Alguns dos principais desafios incluem inadequação (os empregadores estão procurando qualificação técnica de nível médio), a discriminação de certos grupos étnicos e minorias, e a relativa falta de ofertas em tempo integral e empregos estáveis. Um problema específico em Londres é que o salário mínimo nacional é baixo em relação aos custos mais elevados de vida na capital, afetando os jovens em particular. Veja como conseguir o visto de trabalho para Inglaterra.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 1º lugar
Emprego e empreendedorismo: 10º lugar
Educação e treinamento: 18º lugar
Capital humano e social: 8º lugar

9º Sydney – Austrália

cidadesoportunidadesjovens


Em Sydney há um forte suporte para jovens a nível nacional. O Gabinete da Juventude apoia o desenvolvimento de políticas, implementação e coordenação entre departamentos em áreas que afetem os jovens. Saúde pública, bolsas de estudo e empréstimos estudantis também estão disponíveis. A nível local, centros comunitários oferecem treinamento para que os jovens adquiram habilidades profissionais. O setor de trabalho informal é praticamente inexistente e o ambiente de segurança é reforçado. No entanto, há desafios. Apesar das oportunidades para jovens, existe um descaso quanto ao suporte do governo, bem como certa discriminação contra minorias.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 13º lugar
Emprego e empreendedorismo: 11º lugar
Educação e treinamento: 8º lugar
Capital humano e social: 3º lugar

Declaração de saída definitiva do país: quem deve fazer

10º Miami – Estados Unidos

cidadesoportunidadesjovens


Dois dos principais desafios para a juventude de Miami são o emprego e a educação. Aperfeiçoar as realizações acadêmicas e os treinamentos para o mercado de trabalho são medidas fundamentais para alcançar maior empregabilidade. Isto, juntamente com políticas direcionadas ao jovem, podem guia-los à setores de maiores demandas, como a tecnologia da informação (TI) e as ciências da vida e da aviação. Isso é posto em discussão pois o nível de escolaridade dos jovens de Miami é inferior à média nacional, e também, devido à grande demanda do turismo na cidade, o emprego informal é significativo, diminuindo as perspectivas de empregabilidade a longo prazo e aumentando a precariedade das condições de vida para os jovens. Além disso, o acesso ao subsídio de desemprego e cuidados de saúde é limitado, dada. Veja como conseguir o visto de trabalho nos Estados Unidos. 

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 19º lugar
Emprego e empreendedorismo: 4º lugar
Educação e treinamento: 2º lugar
Capital humano e social: 10º lugar

11º Taipei – Taiwan

cidadesoportunidadesjovens


A estratégia desta cidade funciona em conjunto com a estratégia nacional sobre o mercado de trabalho para jovens, exercendo um esforço colaborativo entre os Ministérios do Trabalho e a economia. A estratégia nacional é composta por uma variedade de políticas e programas específicos, incluindo a prestação de diferentes sessões de treinamento para jovens candidatos em busca do primeiro emprego. Estas sessões acontecem em diversas regiões de Taiwan. Dois programas adicionais que incidem sobre empreendedorismo são o Youth Employment Dreams e o Youth Entrepreneurship Employment.

As oportunidades para jovens no mercado de trabalho de Taipei estão nas áreas de alta tecnologia, manufatura e setores voltados ao turismo. No entanto, o salário inicial para jovens recém graduados é de cerca de NT$ 22 mil anuais, algo em torno de 700 dólares americanos ao mês. Com esta quantia, muitos jovens são obrigados a trabalhar em mais empregos para cobrirem suas despesas, levando à uma taxa significativa dos chamados “subempregos”.

DEMAIS COLOCAÇÕES

Apoio governamental e condições institucionais: 11º lugar
Emprego e empreendedorismo: 6º lugar
Educação e treinamento: 12º lugar
Capital humano e social: 16º lugar

Estudar inglês vai dar um up na sua carreira. Aprenda rápido!
   

Veja também: 

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar