9 cidade brasileiras onde mais se perde tempo no trânsito

Veja quais são as cidades brasileiras onde os trabalhadores gastam mais tempo em congestionamentos no trânsito e o tempo perdido.

9 cidade brasileiras onde mais se perde tempo no trânsito
Veja quais são as cidades brasileiras onde têm maior índice de trânsito

Ficar parado no trânsito é em outras palavras perder vida. Calor, buzina alta, irritação e poluição no rosto, esses são alguns dos incômodos de ficar por horas no trânsito. O site da Revista Exame publicou as 9 cidades brasileiras onde se perde mais tempo no trânsito no deslocamento de casa para o trabalho, durante o ano de 2014. Veja quais são elas:

Cidades com maior índice de trânsito no Brasil

Mesmo com os altos índices de congestionamentos, o estudo aponta uma solução para diminuição esse cenário, tais como ampliação no transporte coletivo, do ônibus ao metrô e trem para fazer com que as pessoas deixem os carros em casa. A lista a seguir aponta os piores congestionamentos do país:

1º Recife

Os moradores de Recife, capital de Pernambuco são os que perderam mais tempo no trânsito durante o percurso para ir e voltar do trabalho. No ano passado, foram gastas 103 horas durante os congestionamentos nos horários de pico, o que equivale a 27 minutos por dia.

2º Rio de Janeiro

A Capital fluminense gastou em média 99 horas no ano de 2014, e 26 minutos por dia. Esse tempo médio de deslocamentos aumentou em 51%, por conta disso, a capital do Rio de Janeiro está em terceiro na lista de piores trânsitos do mundo.

3º Salvador

O povo mais feliz do país sofreu com as árduas 93 horas de congestionamento por ano. No horário de pico diário, o tempo perdido no congestionamento foi de 24 minutos e deixou Salvador em terceiro lugar do ranking.

Veja os melhores países do mundo para trabalhar e juntar dinheiro

4º Fortaleza

A capital do Ceará ficou em quarto lugar na pesquisa com 84 horas gastas por ano no trânsito. E no horário de pico o tempo atingiu 22 minutos por dia.

5º São Paulo

A cidade conhecida por causa do seu enorme índice de congestionamento ficou em quinto lugar na pesquisa, com 77 horas gastas no trânsito por ano. Se o tempo gasto com a lentidão dos horários de pico do trânsito de São Paulo ficasse tomado apenas um período do ano, os paulistanos teriam perdido o equivalente a três dias de 2014 só para ir e voltar ao trabalho. E o tempo que se perde no horário de pico diariamente é de 20 minutos.

6º Belo Horizonte

A capital Mineira está em sexto lugar, mas ficou com os índices parecidos com os de São Paulo, 77 horas gastas no trânsito para se descolar de casa para o trabalho e vice e versa durante o ano de 2014. E 20 minutos gastos diariamente no horário de pico.

7º Porto Alegre

Em Porto Alegre, os trabalhares gastaram 73 horas por ano no trajeto do trabalho para a casa e o tempo perdido no horário de pico durante o dia foi de 19 minutos.

8º Brasília

Já em Brasília, no Distrito Federal o tempo gasto no percurso do trabalho durante o ano de 2014 foi de 70 horas e ao longo de um dia no horário de pico gastou-se 18 minutos.

9º Curitiba

Na capital Paranaense, o tempo gasto para se deslocar de casa até o trabalho foi de 60 horas por ano e 16 minutos por dia em horário de pico. Isso classificou a cidade como nono lugar da lista.


Veja também:
Países para conhecer dirigindo 
Melhores biciletas para andar na cidade 
8 cidades para conhecer em 2017

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar