Cidadãos trabalham até maio só para pagar impostos em 2015

Cidadãos trabalham até maio só para pagar impostos em 2015
ICMS, INSS e IR são os tributos que mais engordam o orçamento do governo

Impostos estão embutidos nos alimentos básicos, como arroz e feijão, com ICMS a 7%. Previdência Social demanda 27 dias de trabalho para poder pagar 13º, aposentadoria e outros benefícios aos contribuintes 

O Brasil é um dos países com maiores taxas e impostos a serem pagos pelos cidadãos. Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação. IBPT, 41% da renda do trabalhador vai para impostos. 

Veja abaixo o que mais pesa no bolso e quantos dias de trabalho são precisos para pagar os impostos:

ICMS - 31 dias

É o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Paga-se ICMS em toda compra que se faz, sendo de 18% do valor do produto, na maioria dos casos. Cigarros, perfumes e cosméticos, por serem itens mais supérfluos, têm a taxa mais alta, de 25%, já em caso de alimentos básicos, como arroz e feijão, o valor é de 7%.
 
INSS - 27 dias

O INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, é responsável pelos pagamentos das aposentadorias, 13º e outros benefícios dos trabalhadores que não são funcionários públicos. Para pagar o INSS de um ano, que nada mais é que o caixa da Previdência Social, é preciso trabalhar cerca de 27 dias em um ano. 

IR - 26 dias

Desde 1922 todos os cidadãos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil têm de declarar seus rendimentos por volta dos meses março e abril. O tributo incide sobre a renda, investimentos e os bens do cidadão; não importando se este é profissional liberal, tem carteira de trabalho assinada ou se é investidor. 

O Imposto de Renda representa grande parte do orçamento do Governo e pode ser investido posteriormente em educação, saúde, obras de infraestrutura ou outras políticas públicas que se achar necessárias. 

CONFINS -16 dias

COFINS é a Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, pagas pelas empresas enquadradas no Simples Nacional, exceto Microempresas (ME) ou Empresas de Pequeno Porte (EPP). 

Fique de olho

A ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE SÃO PAULO (ACSP) disponibiliza no site impostômetro.com.br a quantidade de tributos pagos pelos brasileiros em 2014. No momento que foi acessado hoje, segunda-feira (22), o montante chegava quase aos 2 trilhões de reais, o equivalente a mais de 2 bilhões de salários mínimos. 

Veja mais:

Redação E-konomista Redação E-konomista

O E-konomista é um portal on-line que busca fornecer dicas sobre economia em diversos aspectos da vida. Caso queira contactar a nossa redação, envie um e-mail para o info@e-konomista.com.br.