Como planejar um churrasco para 30 pessoas

Com organização e a medição certa das quantidades, um churrasco para 30 pessoas tem tudo para proporcionar bons momentos e uma boa resenha entre os convidados

Como planejar um churrasco para 30 pessoas
Fez um churrasco para 20? Agora veja como garantir o sucesso de um churrasco para 30 pessoas

O planejamento de um churrasco para 30 pessoas, assim como toda festa que pretenda ser um sucesso, deve começar com o cálculo preciso das quantidades de comida, bebida e materiais. Da mesma forma que um churrasco para 20 convidados, não pode faltar nada, o que não será problema se tudo for criteriosamente calculado. Sendo assim, sem mais delongas, vamos aos números:

Como calcular um churrasco para 30 pessoas

Não importa se são 30, 20 ou 300 pessoas, o carro chefe de todo churrasco é a carne, e é sempre por ela que se deve começar o planejamento. A ideia inicial é saber o perfil das pessoas que vão participar. Tomamos como referência convidados homens, no máximo até 30 anos de idade, porque são, via de regra, os que mais comem.

Sendo assim, basta reduzir as quantidades em cerca de 20% para as mulheres, e em mais 20% para crianças e idosos. Para os que comem acima da média, calcule a quantidade com o mesmo percentual de 20%, só que para mais.

As quantidades por convidado, num evento de até 4 horas, são de:

Carnes

  • Carne Vermelha: 300 gramas
  • Asinha e coxa de Frango: 100 gramas
  • Linguiça: 100 gramas
  • Coração: 100 gramas

Evidentemente, os tipos de carnes a serem servidos não serão necessariamente sempre os mesmos. Há regiões em que a costela é mais apreciada, em outras não, vai depender do gosto dos convidados e do local. No total, independentemente do tipo de carne, cada convidado deverá comer 400 gramas.

Guarnições / acompanhamentos

Um churrasco para 30 pessoas exige guarnições assim como qualquer outro. As principais são:

  • Arroz: 6 xícaras de arroz
  • Pão: 30 pãezinhos e alho a gosto
  • Molho vinagrete: duas tigelas cheias
  • Farofa: 3 kg

Como planejar um churrasco para 20 pessoas

bebida e guarnição

Bebidas

Churrasco e bebida são quase sinônimos. Para um evento que dure por 4 horas, cada pessoa deverá se satisfazer com 1 litro de cerveja. O consumo de refrigerantes não costuma ser tão elevado, portanto, num churrasco para 30 pessoas, considerando que um quarto delas não bebe cerveja, 1 litro por indivíduo também será o bastante. Aqui também vale a regra da comida: convidado que bebe mais, deverá ter a quantidade majorada em 20%, o mesmo valendo para as mulheres, idosos e crianças.

Complementos

Os seguintes produtos também são presença obrigatória num churrasco:

  • Sal grosso: 1,5 kg
  • Carvão: 25 kg
  • Gelo: 6 sacos de 5 kg (caso utilize um isopor)

Coloque as bebidas para congelar pelo menos 4 horas antes do início da festa. A dica de acrescentar sal refinado e 100ml de álcool misturados ao gelo para acelerar o processo continua valendo.

Custo final

Se cada pessoa consumir 400g de carnes variadas, além das guarnições e 1 litro de bebida, temos um custo estimado de R$ 40,00 por pessoa. Com 30 convidados, o custo aproximado será de R$ 1.200,00.

Sites úteis

Os sites Churrascolator e o Calcule.net, na sua seção “cálculo para churrasco” são ótimas alternativas online para ajudar a calcular custos e quantidades. Escolha o de sua preferência, e tenha um ótimo churrasco!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar