Como planejar um churrasco para 20 pessoas

Com organização e a medição certa das quantidades, um churrasco para 20 pessoas tem tudo para proporcionar agradáveis momentos de socialização e descontração.

Como planejar um churrasco para 20 pessoas
Saiba como garantir o sucesso de um churrasco para 20 pessoas.

O planejamento de um churrasco para 20 pessoas, assim como toda festa que pretenda ser um sucesso, precisa do cálculo correto das quantidades de comida, bebida e insumos. Isso significa que não pode faltar nada, afinal, churrasco bom é aquele em que tem carnes variadas sendo servidas o tempo todo.

Felizmente, fazer o cálculo certo da quantidade de carnes depende apenas de saber com exatidão quantas pessoas vão participar. Sendo 20 pessoas, é só seguir as dicas a seguir, que certamente seu “churras” vai agradar em cheio.

Churrasco para 20 pessoas: calculando a quantidade de carnes

Como o carro chefe de todo churrasco é a carne, é por ela que se deve começar o planejamento. Nesse momento, além da quantidade de pessoas - no nosso caso, 20 - devemos atentar para o tempo de duração do evento. Outro ponto importante é saber o perfil das pessoas que vão participar. Nossas medidas aqui são estipuladas para adultos, homens, no máximo até 50 anos de idade.

Tendo os convidados homens como parâmetro - apenas porque são geralmente os que comem mais - basta reduzir as quantidades em cerca de 20% para as mulheres, e em mais 20% para crianças e idosos. Evidentemente, se você já sabe quem é bom de garfo, calcule a quantidade acima da média, que pode ser o mesmo percentual de 20%, só que para mais.
Saiba como planejar e quanto custa uma feijoada para 30 pessoas

Sendo assim, as quantidades indicadas por convidado, num evento de até 4 horas, são de:

Carnes

  • Carne Vermelha: 300 gramas
  • Asinha e coxa de Frango: 100 gramas
  • Linguiça: 100 gramas
  • Coração: 100 gramas

Claro que outros tipos de carne podem ser incluídas; aqui, procuramos apresentar os tipos mais populares. Acrescente ou substitua de acordo com o gosto dos convidados, tendo como base 400 gramas de carne por pessoa, não devendo, necessariamente, ter todos os tipos de carne no cardápio.

Guarnições / acompanhamentos

Um bom churrasco para 20 pessoas também pede a presença das guarnições que compõem a mesa. Aqui destacamos as principais e as respectivas quantidades para todos os 20 convidados:

  • Arroz: 4 xícaras de arroz
  • Pão: 20 pãezinhos e alho a gosto
  • Molho vinagrete: uma tigela cheia
  • Farofa: 2,5 kg

carnes

Bebidas

Não se pode imaginar um churrasco para 20 pessoas em que as bebidas não sejam o acompanhamento dos bate papos e da degustação das carnes. Normalmente, as alcoólicas são as mais requisitadas, por isso, devem ser compradas em maior número. Para um evento que dure por 4 horas, cada pessoa deverá se satisfazer com 1 litro de cerveja. O consumo de refrigerantes não costuma ser tão elevado, portanto, para 20 pessoas, considerando que um quarto delas não bebe cerveja, 1 litro por indivíduo será o bastante.

Complementos

Não se faz churrasco sem carvão e sem ter onde conservar as bebidas e alimentos perecíveis. Sendo assim, deve-se garantir também os seguintes produtos:

  • Sal grosso: 1kg
  • Carvão: 20 kg
  • Gelo: 4 sacos de 5kg (caso utilize um isopor)

Para que os convidados já cheguem com as bebidas geladas, o ideal é que elas já estejam no gelo pelo menos 4 horas antes do início da festa. Uma dica para gelar mais rápido é acrescentar sal refinado e 100ml de álcool misturados ao gelo.

Custo final

Considerando que cada pessoa deverá consumir 400g de carnes variadas, mais as guarnições e 1 litro de bebida, temos um custo estimado de R$ 40,00 por pessoa. Com 20 convidados, um churrasco sairia ao custo aproximado de R$ 800,00. Isso considerando os preços para novembro de 2016.
Veja como planejar um churrasco para 50 pessoas

Sites úteis

Se você quer uma ferramenta mais prática e rápida para calcular as quantidades de comida e bebida em seu churrasco, duas boas opções são os sites Churrascolator e o Calcule.net, na sua seção “cálculo para churrasco”. Embora o primeiro tenha uma interface mais amigável, o Calcule.net é mais completo, com opção de inserir os valores de cada um dos produtos que deverão ser comprados.

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar