Chia apresenta benefícios contra câncer, diabetes e Alzheimer

Cientistas da Unicamp descobriram efeitos no corpo que são novidade para a área e a medicina

Chia apresenta benefícios contra câncer, diabetes e Alzheimer
Unicamp fez o primeiro teste com alimento e revelou poder antioxidante

Até pouco tempo apenas sabíamos que a chia era bastante nutritiva e, portanto, importante para encaixarmos em nossa alimentação. Mas agora temos mais um motivo para ingerirmos este alimento. Recentemente, o Departamento de Alimentos e Nutrição da Unicamp, em Campinas, São Paulo, realizou um estudo que apresentou revelações surpreendentes sobre a chia: o consumo da semente ou do óleo pode ajudar de forma eficaz em vários tipos de doenças, além de outros benefícios. Esta foi a primeira pesquisa que descobriu o poder antioxidante da chia e foi publicada em revistas científicas internacionais.

A chia surgiu há mais de dois mil anos e era inicialmente consumida pelos povos maias na América Central. Hoje ela também serve como ingrediente para alguns alimentos, como pães, barras de cereais e outros itens.

Pesquisa

Os estudos acerca dos benefícios da chia não são recentes. Já há nove anos pesquisadores pesquisam sobre o alimento. Mas foi durante seis meses que, utilizando a semente e o óleo da chia na ração de ratos magros e obesos, que alguns aspectos interessantes começaram a surgir.

A pesquisadora Rafaela Marineli explicou os resultados obtidos a partir do experimento: "Nós verificamos que tanto com o consumo da semente quanto com o óleo de chia, mostrou um efeito anti-inflamatório, reduziu os níveis de colesterol em torno de 30% a 40% e também aumentou a concentração de ômega 3 nos animais”.

Resultados

A pesquisa revelou, dentre tantas vantagens da chia, a ajuda no tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes tipos 1 e 2, o Alzheimer e o câncer. O alimento ainda previne o envelhecimento precoce das células e auxilia na redução da quantidade de açúcar no sangue. "A ingestão da chia está relacionada à redução dos radicais-livres. Ela previne outras doenças, por conseguinte", afirmou o professor do Departamento de Alimentos e Nutrição, Mário Maróstica.

Recomendações

Para obter todos os benefícios da chia da melhor forma possível, especialistas recomendam a ingestão diária de duas colheres de sopa ou utilizar o óleo no tempero da comida.

Foto: Reprodução Flickr.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar