Check list de viagem internacional: o que não pode faltar

Um check list de viagem internacional pode fazer toda a diferença. Saiba tudo o que deve fazer e organizar antes do embarque.

Check list de viagem internacional: o que não pode faltar
Fazer check list de viagem internacional evita atropelos

QUAL SEU NÍVEL DE INGLÊSfaça um teste online e descubra









Para sair do Brasil, o processo vai muito além da compra de uma passagem aérea. Existe uma infinidade de situações a serem revistas, itens que não podem faltar na mala e documentos que devem estar em dias. Com um check list de viagem internacional fica mais fácil organizar e preparar a sua estadia no exterior.
 

 
QUER ECONOMIZAR NA SUA VIAGEM?
Cadastre-se no E-konomista e receba as melhores dicas, informações e oportunidades de viagem no Brasil e no mundo.

Check list de viagem internacional: tudo o que você precisa lembrar

Antes de colocar os dois pés fora do país, o seu senso de precaução deve estar bastante aguçado. Achamos sempre que não falta nada, que está tudo resolvido, mas será mesmo? Veja os itens que devem constar no seu check list de viagem internacional.


1. Documentos

checklistviageminternacional
 
  • A primeira coisa que deve ser verificada é se o seu destino pede visto ou não. Lembrando que a exigência pode ser diferente de acordo com o objetivo da sua viagem. Cheque essa informação antes de avançar com os outros planos.
  • O seu passaporte está atualizado? Antes de fazer qualquer viagem, verifique se o documento é válido por 6 meses ou mais. Isso evita situações incômodas com a imigração.

  • Ninguém quer que isso aconteça, mas pensando em possíveis perdas e roubos, tire uma cópia autenticada do seu passaporte e transporte em outro lugar. Se o indesejado acontecer, você pelo menos não ficará totalmente sem documentos. Para os países do Mercosul, faça o mesmo, mas com a carteira de identidade, já que o passaporte é dispensado.

  • Se cogitar alugar um carro enquanto estiver fora do país, esteja ciente que a maioria deles não aceita a CNH nacional. Você provavelmente precisará de uma versão internacional da habilitação.

  • Tire cópias de todos os seus documentos, guarde em locais diferentes e, por via das dúvidas, tenha versões digitalizadas dos mesmos.

2. Finanças 

  • Uma check list de viagem internacional não pode deixar de mencionar a parte financeira. Antes de tudo, decida: como levar dinheiro para o exterior? Existem várias formas, cada qual com a sua vantagem.

  • Mesmo que decida levar apenas dinheiro em espécie, por exemplo, garanta que tem um plano B, em caso de imprevistos. Deixar os cartões de crédito e débito a postos é uma alternativa.

  • Comunique ao seu banco que estará fora do país durante um período e peça que sejam autorizadas transações, se for o caso.

  • Acompanhe a cotação da moeda estrangeira nos dias que antecederem o seu embarque. Isso ajudará a tomar decisões inteligentes na hora de fazer o câmbio.

3. Hospedagem 

checklistviageminternacional
 
  • ​Lembre-se sempre de confirmar a reserva do hotel ou hostel com antecedência. Imprima o comprovante e leve-o na mala de mão. É possível que você tenha que comprovar que realmente tem abrigo durante a estadia.
  • Se for ficar na casa de um amigo ou parente, peça uma carta convite. O documento não precisa ser extremamente formal, mas deve citar o período da sua estadia e dizer explicitamente que você ficará hospedado com esse residente.

  • Tenha sempre na ponta da língua ou em mãos o endereço de onde ficará, seja hotel ou residência. Se for questionado sobre isso na imigração e atrapalhar-se ou não souber a resposta, os agentes podem ficar desconfiados.

4. Saúde

  • Por mais curta que vá ser a sua estadia, é importante que no check list de viagem internacional conste também a contratação de um seguro de saúde. Verifique se o seu destino tem acordos com o PB-4 ou seguros governamentais.

  • Outro ponto a levar em consideração é a necessidade de vacinas específicas. Para alguns destinos da América do Sul e da África, é preciso estar imunizado contra febre amarela e ter uma certificação internacional. Isso precisa ser visto com antecedência, uma vez que a toma só será considerada se tiver sido realizada pelo menos 15 dias antes da viagem.

  • Caso esteja levando medicamentos, certifique-se de que tem a receita de todos eles. Se tomar algum com frequência ou mesmo diariamente, garanta que tem quantidade suficiente dele até o seu retorno. Em alguns países, pode ser muito complicado comprar remédios sem prescrições de médicos locais ou encontrar substâncias similares.

5. Comunicação e localização

  • Mesmo que você não tencione usar, habilite o seu celular para fazer ou receber chamadas internacionais. O serviço de roaming pode sair caro, mas fique com ele em stand by para o caso de algum imprevisto.

  • Instale no seu smartphone aplicativos com mapas, dicionários e outras ferramentas que possam ajudar durante o período da viagem. Algumas cidades têm apps com o itinerário de metrôs e ônibus, por exemplo.

  • Tenha mapas e guias também impressos que possam ajudar na sua orientação quando estiver no destino.

6. Mala e afins 

checklistviageminternacional
 
  • ​Em um check list de viagem internacional não pode faltar pesquisa sobre o clima local. Mesmo que tenha certeza sobre a estação do ano atual, dias antes de embarcar consulte a previsão do tempo para não ser apanhado de surpresa.
  • Ao organizar a mala, fique atento aos limites e aos objetos que podem ou não ser despachados.

  • Evite colocar documentos dentro da bagagem que será despachada. Em caso de extravio, essa é um dor de cabeça desnecessária.

  • Se estiver levando equipamentos eletrônicos, como computador, faça-se acompanhar também da nota fiscal do mesmo para não ter problemas com a alfândega.

  • Verifique ainda se a voltagem do destino é a mesma usada no Brasil. Caso contrário, precisará de adaptadores.

7. Bagagem de mão

  • Coloque em um pasta e não despache tudo aquilo que pode ser preciso mostrar no aeroporto ou imigração: passagem (incluindo a de retorno), reservas de hotel ou carta convite, apólice do seguro saúde, comprovativos de passeios comprados pela internet, bilhetes de trem ou de ônibus adquiridos antecipadamente. Separe tudo aquilo que achar que deixa o objetivo da sua viagem ainda mais credível.

  • Leve ainda documentos que comprovem a sua ligação com o Brasil: comprovante do imposto de renda, contas no seu nome, holerites, extrato bancário.

  • Se você for intercambista ou for a trabalho, mesmo que tenha o visto adequado, esteja sempre com o seu contrato ou carta de aceite da universidade em mãos.

8. Cuidados com o que fica no Brasil

checklistviageminternacional
 
  • ​A sua residência aqui também precisa de alguns cuidados se ficar vazia durante a sua ausência. O mais importante deles é desligar todas as saídas de gás e eletricidade. Retire todos os aparelhos das tomadas.
  • Se possível, peça que alguém recolha a correspondência. Muito correio acumulado chama a atenção dos “oportunistas” e sinalizam uma casa vazia.

  • Retire toda a comida perecível da geladeira e dos armários. Verifique também antes de sair se as lixeiras foram esvaziadas.

  • Se tiver animais de estimação e plantas, verifique como será a logística de cuidados enquanto estiver ausente.

  • Deixe uma chave de reserva com familiares ou alguém de confiança para ser usada em casos de urgência.

  • Faça uma reprogramação do pagamento das suas contas que vencerão durante o período da viagem.
     

Quer fazer intercâmbio? Fique de olho nas promoções e oportunidades para estudar no exterior.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar