Check list de casamento: saiba o que organizar a cada mês

Com um check list de casamento, os preparativos para o grande dia já não parecerão um pesadelo. Confira!

Check list de casamento: saiba o que organizar a cada mês
Com planejamento, o grande dia dificilmente terá surpresas desagradáveis

CARTÃO DE CRÉDITO SEM ANUIDADEsaiba como ter o seu

Quem nunca se casou talvez não saiba de quantos preparativos envolvem o espaço de tempo entre o pedido e o grande dia. Preparar um evento perfeito, escolher cores, decoração, refeições, escolher uma casa para morar e preparar uma viagem. É muita coisa, né?

Não se desespere

Preparamos um check list de casamento com todas as etapas e o tempo ideal de realização de cada uma delas, para que a noiva evite o stress e tudo corra da maneira mais perfeita possível. Só lembramos de que é impossível atingir a perfeição, mesmo que execute tudo a tempo. Mas nem por isso você deve deixar de curtir o grande dia.

Check List de Casamento: depois do noivado e até 6 meses antes do casamento

checklistcasamento


Parece que a data está longe, né? Mas não se engane. Para evitar os noivados sem fim, o ideal é começar a correr atrás dos preparativos logo depois do pedido. Comece pela parte gostosa de procurar um imóvel e vá elaborando uma lista de convidados. Também é hora de fechar a data e hora com a igreja, que determinarão também o horário da festa com o buffet. Confira:

Procurar um imóvel

Os noivos podem optar pela compra de um imóvel ou pelo aluguel. No primeiro caso, o investimento costuma ter valor alto e requer muita procura. É preciso escolher entre um imóvel novo e um usado e verificar quais são as reformas necessárias para que a mudança ocorra a tempo, logo a seguir ao casamento.

Lista de convidados

Elaborem a lista de convidados do casamento e deixem uma folga de 10% para adicionar novos convidados que possam aparecer ao longo do tempo. 

Marcar a cerimônia

Quem vai se casar na igreja precisa marcar a data do casamento com muita antecedência, principalmente em pequenas cidades ou em igrejas muito disputadas. A escolha do dia e horário vai influenciar nas opções de recepção que os noivos fecharão com o buffet, que é o passo seguinte.

Reservar o espaço

checklistcasamento


Depois de marcar a data e hora da cerimônia, é hora de procurar um espaço para celebrar o casamento, de preferência não muito distante da igreja (se este for o caso), para fazer a recepção dos convidados e a festa. Marcar um buffet vai levar tempo, e os noivos precisam sempre checar o espaço, conferir o que é oferecido, se têm serviços inclusos e, claro, acertar os valores. A visita ao espaço também permite aos noivos saberem o que podem fazer em termos de decoração, o que é crucial.

Mão-de-obra

A festa de casamento vai requerer um DJ e escolher as músicas de casamento, decoração, músicos e fotografia profissional. Não deixe para a última hora. Tendo o buffet e o local da cerimônia estabelecidos, o casal deve procurar os profissionais certos para fazerem com que o grande dia fique para sempre na memória. Esses profissionais geralmente têm uma agenda cheia, então vale começar a procurá-los com muita antecedência para não perder o barco. Confira algumas dicas de fotos de casamento criativas e dê assas a sua imaginação.

Volte à lista de convidados

Chegou a hora de ter uma lista definitiva, com nomes completos e endereços de todos os convidados. Não deixe a recolha desses dados para a última hora, do contrário você corre o risco de transformar o envio de convites em um pesadelo. Feche a lista de convidados para poder fornecer um número preciso ao serviço de buffet. Caso precise, veja algumas dicas para cortar a lista de convidados do casamento.

Decoração do imóvel

DICA DO E-KONOMISTA
Na hora de planejar o casamento dos seus sonhos, atenção para que as suas finanças não se transformem num pesadelo. Usar o cartão de crédito certo pode lhe ajudar, confira!

Nesse passo, o imóvel já deve ter sido adquirido. Então, é tempo de partir para a decoração da casa. Geralmente, as empresas de móveis costumam demorar entre 1 e três meses para fazerem a entrega de todos os itens, no caso dos planejados. Por isso, vale começar a procurar as lojas com pelo menos 6 meses de antecedência do grande dia. Uma dica valiosa é fechar um pacote de móveis planejados para toda a casa com a mesma loja. Assim, o casal garante que a entrega de todos os itens será feita a tempo e sem atrasos, além de poderem contar com opções atrativas de parcelamento do valor.

Enxoval

Depois de ter os tamanhos dos móveis e receber o projeto personalizado da empresa, a noiva pode começar a procurar o enxoval, já com a certeza dos tamanhos e dimensões para evitar erros e compras desnecessárias. Aí também entra a lista de itens e de convidadas do chá-de-cozinha. Veja o que não pode faltar no seu enxoval de casamento.

Vestido

Depois de ter começado uma dieta, a noiva precisa procurar o vestido perfeito. Jamais deixe a busca para a última hora e, depois de escolher, controle a alimentação para garantir um equilíbrio do peso e evitar dores de cabeça antes do grande dia. Nesse quesito também entra o traje do noivo, claro. Veja algumas das tendências de vestidos para noivas 2016.

Dia da noiva

É possível contar com diversas opções de salões de beleza, e não necessariamente a qualidade vai variar de acordo com os preços. Antes de fechar com o salão, visite várias opções e pegue indicações de outras noivas. Vale também fazer um teste de maquiagem e, se já tiver o vestido escolhido, combinar a maquiagem e o penteado com o modelo.

Quem serão os padrinhos?

Escolha os padrinhos do casamento. Mas não esqueça de verificar que são duas: religiosa e civil. Esteja atenta a isso para evitar qualquer contratempo. Veja também a disponibilidade dos padrinhos para as datas e envie convites personalizados a esses convidados, com um mimo e um convite com texto especial.

Check List de Casamento: 3 meses antes da data

checklistcasamento


Com todo o básico já definido e algum avanço nos preparativos do check list de casamento, é hora de a noiva começar a dar forma àquilo que já preparou até agora. Escolher daminhas e pajens, trajes dos convidados de honra, carro e enviar os convites estão entre as tarefas que devem ser feitas com pelo menos três meses de antecedência do grande dia.

Daminhas e pajens

Depois de escolher as madrinhas e padrinhos, é hora de escolher as daminhas da cerimônia e os pajens. Não se esqueça de também escolher o traje dos pequenos e de marcar uma data no local onde os escolheu para fazer os ajustes necessários. Afim de contas, são eles os responsáveis pela abertura do casamento e também por levar a aliança ao altar.

Carro da noiva e dos noivos

É agora que você escolhe o tipo de veículo que vai te acompanhar até a cerimônia e levar o casal até a festa. Se optar por um carro antigo, não se esqueça de pedir para um mecânico verificar as condições do veículo para que você não fique na mão. Peça também garantias à empresa contratada. Veja alguns modelos de carro para casamento.

Confecção e envio de convites

Escolher a carinha dos convites vai determinar também qual é o tipo de decoração e cores-padrão escolhidos para o seu casamento e demais materiais gráficos da festa, como a marcação das mesas e os detalhes das lembrancinhas. É por isso que deve ser feito com bastante antecedência, mas não tanta se o casal já tiver enviado os Save the Date. Com os nomes completos e endereços dos convidados, é hora de mandar os convites para a produção e encaminhá-los em seguida para a distribuição. Se quiser ter certeza do recebimento do Save the Date e dos convites, peça a confirmação pelos correios. Veja algumas dicas de como escolher o convite de casamento e como economizar com os convites.

Lua de Mel

Para onde ir? Agora que os gastos com a cerimônia já estão mais definidos, dá para estabelecer com mais clareza o budget da viagem dos noivos e preparar o roteiro da aventura ou fechar com uma agência de viagens. Veja alguns destinos para a sua Lua de Mel em 2016

Ofertas de pacotes de viagem para a sua Lua de Mel. Baixe o app grátis e veja as oportunidades!


Reunião e ensaio

Reúna os pais, padrinhos, noivo, damas e pajens para um ensaio ou só para acertar os detalhes e explicar como vai funcionar a entrada de cada um na cerimônia. O ideal mesmo é acertar um dia na igreja para fazer um ensaio de cada entrada. Assim, os convidados de honra conseguem visualizar melhor o que e quando deverão fazer. Isso vale especialmente para as crianças.

Lista de presentes

Uma parte muito gostosa, que deve ser planejada com antecedência para não virar uma dor de cabeça. Visite as lojas de sua preferência para fazer a sua lista de casamento ou opte por lista de casamento online para os convidados, no caso das lojas que tenham também e-commerce.

Buquê

Para combinar com o vestido e não ter surpresas de última hora, 3 meses antes é o tempo ideal para visitar as floriculturas próximas ao local da cerimônia e acertar os detalhes do buquê. Que flores? Como será o arranjo? Essa e outras perguntas você poderá resolver com o auxílio do florista do local. Veja alguns modelos e escolha o bouquet de noiva que mais combina com você.

Check List de Casamento: 1 mês antes

checklistcasamento


Agora é a hora de revisar tudo o que você já fez no check list de casamento e confirmar se está tudo correndo como o esperado. Confirme a mão de obra contratada, o buffet e os demais detalhes. Se tudo estiver certo, parta para os passos seguintes.

Os presentes recebidos

Já recebeu os presentes no novo endereço? Que bom! Anote o nome de quem enviou para elaborar cartões de agradecimento e entregar aos convidados no grande dia.

Chá de cozinha ou Chá Bar

Existem duas opções: as noivas mais tradicionais podem optar pelo chá de cozinha para se reunir só com as amigas e receber presentes que farão parte do enxoval da casa. Mas os casais mais moderninhos vão gostar muito da ideia do chá bar: convidem amigos (homens e mulheres) para um churrasco ou almoço em casa e recebam os mimos que comporão o novo lar. Há também a opção de se fazer um chá de lingerie.

Check List de Casamento: 1 semana antes

checklistcasamento


Depois de ter tudo confirmado e conferido, é hora de relaxar um pouco e confirmar só os detalhes das últimas provas e da viagem de lua-de-mel, bem como a mudança de casa. Já é hora de decidir o que vai levar da casa antiga, por exemplo.

Última prova

O noivo deve experimentar os trajes e pedir os ajustes, caso seja necessário. A última semana também é quando a noiva faz a última prova do vestido e pede as alterações. Se ainda não fizeram, é hora de convocar os pais, padrinhos, daminhas e pajens para um último ensaio na igreja e aproveitar para verificar se todos os trajes já estão ajustados.

A viagem

Acerte os últimos detalhes da viagem de Lua de Mel, confirme a reserva do hotel, as passagens, faça o check-in online e arrume as malas. Acredite, nos próximos dias você não terá tempo de conferir se esqueceu ou não alguma coisa.

Check List de Casamento: 1 dia antes

É um dia para checar o que foi feito e relaxar. Nesse dia, durma cedo ou acorde tarde para garantir energias para a festa. E relaxe mais um pouco. Se já fez tudo com antecedência, não tem por que se preocupar.

Salão de beleza

Se o seu dia da noiva não contempla manicure e pedicure, é hora de marcar uma hora no salão para colocar isso em dia. Aproveite também para aparar as pontinhas do cabelo, mas não exagere para não alterar o penteado. Inspire-se nas 8 tendências de penteados para noivas 2016.

Confira tudo

Está tudo ok com o seu traje? Já buscou o vestido? Se não, busque e deixe tudo o que você vai usar no grande dia juntinho, para não correr atrás de tudo e se estressar no seu dia. Isso também vale para a lingerie da noite de núpcias.

O grande dia

checklistcasamento


Lembre-se: no stress. Você já fez tudo o que deveria ter feito para que a data saísse como o planejado e às vezes, nem tudo estará sob o seu controle. Em relação a algum serviço malfeito, deixe a reclamação ou o pedido de ressarcimento para depois da lua-de-mel.

Dia da noiva

Entregue-se aos cuidados de beleza que você merece e relaxe. Se contratou também o serviço para a mãe e as madrinhas, veja se está todo mundo lá no horário marcado e deixe uma folga de 1 hora para estar pronta e tirar fotos antes de ir à igreja. Não se atrase, mesmo que seja uma tradição, mostre que você cumpre os seus compromissos. Aproveite a cerimônia e a festa!

Veja 5 lições que toda noiva aprende ao organizar o seu casamento

Depois do casamento

checklistcasamento


É hora de curtir a Lua de Mel! Mas não se esqueça de pequenos detalhes:

Devolução do vestido

Não vai partir para a lua-de-mel sem devolvê-lo, no caso de ele ter sido alugado. Combine com a sua mãe ou uma das madrinhas a entrega do traje do noivo e devolução do vestido.

Boa anfitriã

Deixe um cartão de agradecimento pronto para enviar aos convidados depois de voltar da lua-de-mel. Vale também escrever um textinho junto com o noivo para contar um pouco sobre como foi a experiência.
 

Que tal ter um cartão de crédito livre de anuidade? Saiba como ter o seu.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar