É verdade que celular explode?

O celular explode? Veja a verdade sobre esse mito e quais cuidados devemos tomar com o aparelho para não ter riscos de descarga elétrica e explosões.

É verdade que celular explode?
Conheça algumas dicas preciosas para não causar acidentes graves com o aparelho móvel

O celular se tornou o aparelho mais usados nos últimos tempos. Seja durante o dia ou a noite, ele não sai do lado de algumas pessoas. Entretanto, por ser um dispositivo eletrônico, ele pode oferecer riscos em algumas circunstâncias. Muitas acreditam que o celular explode em alguns momentos, quando ele está carregando ou de baixo do travesseiro. Será que o celular explode realmente?

Celular explode? Saiba a verdade sobre esse mito

O celular explode quando há superaquecimento da bateria, pois ela foi projetada para aguentar até 135ºC, quando passa dessa temperatura, ela pode explodir ou pegar fogo. Por isso, dormir com celular debaixo do travesseiro não causa acidentes, como dizem a maioria das pessoas.

Entretanto, as chances de um smartphone explodir enquanto está carregando são quase nulas, a não ser que haja um superaquecimento na tomada e para isso, somente se um raio atingir a corrente elétrica da residência.

Usar celular carregando é perigoso somente se carregador não for o apropriado para o aparelho em questão ou se ele estiver com algum defeito. Usar o smartphone enquanto carrega com um dispositivo inadequado pode causar graves acidentes, como incêndios ou até mesmo eletrocutar o usuário.

Cuidados essenciais

Saiba quais são os cuidados fundamentais para não ter acidentes com explosão do celular:

Compre de marcas confiáveis

Há casos de explosão da bateria que foram causados por defeitos de fabricação. Assim, escolha marcas confiáveis dos seus dispositivos e com bom histórico de suporte ao consumidor.

Use somente acessórios originais

Os acessórios que não são originais não passam pelos mesmos testes de qualidade e segurança que os verdadeiros, e não são confiáveis. Assim como um carregador que não é verdadeiro causar diferenças de tensão elétrica e causar defeitos perigosos na bateria.

Não exponha o celular ao calor

Procure não deixar o aparelho exposto ao sol, no painel do carro, perto do fogão ou micro-ondas para não correr o risco de possíveis acidentes.

Evite a umidade

A umidade é uma grande inimiga da bateria. Evite levar o celular para o banheiro durante o banho, ou praia ou próximo piscinas.

Tempo certo na tomada

Procure desconectar o celular da tomada assim que ele der o aviso de bateria carregada. Por que deixar o celular ligado na corrente elétrica por muito tempo pode diminuir a vida útil do aparelho e causar possíveis defeitos posteriors.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Elisabete Machado Elisabete Machado

Brasileira, natural de São Paulo, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e Pós-graduada em Fundamentos da Cultura e das Artes pela Universidade Estadual Paulista. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural e Assessoria de Imprensa.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar