Quer financiar um carro?

Receba já uma cotação com a melhor solução de crédito para você

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Seguinte

Como funciona o CDC veículos

Optar pelo CDC veículos ou Leasing depende do seu perfil financeiro. Saiba como utilizar CDC para comprar carros, e verifique qual a melhor opção para você.

CDC veículos ou Leasing? Veja qual a melhor escolha na hora da comprar um carro.

Se você deseja realizar o sonho de ter o seu veículo próprio e não pode pagá-lo a vista, como é a realidade da maioria dos brasileiros, você pode optar pelo consórcio ou pelo financiamento do veículo. Se você ainda não se decidiu qual o opção é melhor para você, consulte aqui as condições oferecidas pelos dois métodos.
 
FAÇA A ESCOLHA CERTA
Antes de comprar o seu carro, faça uma simulação e veja qual a melhor solução financeira para você. Faça agora a simulação de consórcio ou a de financiamento e avalie as possibilidades.
Se você se decidiu pelo financiamento do seu veículo, resta agora analisar a sua situação financeira e escolher qual deles é adequado para o seu bolso no momento. A primeira opção é utilizar o CDC veículos (Crédito Direto ao Consumidor). Também é possível optar pelo Leasing(também conhecido como arrendamento mercantil).
 
Segundo especialistas, se você tem a intenção de ficar com o veículo por muito tempo, a melhor opção é o leasing, já que você tem até 60 meses para pagá-lo. Mas se você tem condições para adiantar algumas parcelas, o melhor mesmo é o CDC para compra de carros. Confira as diferenças e quando é vantajoso adquirir um dos dois modelos de financiamento.
 

CDC veículos - Crédito Direto ao Consumidor

 
O crédito direto ao consumidor é a valor concedido a pessoas físicas ou jurídicas emprestado bancos ou financeiras para comprar bens ou pagar serviços. No CDC para compra de carros, há cobrança de juros que varia conforme o valor do empréstimo e da empresa que cedeu o dinheiro.
Esta é uma das modalidades de financiamentos de veículos mais comuns no país. Somente no ano passado foram financiados 2.041.451 automóveis leves novos e 2.966.503 usados, totalizando 5.007.954.
 

Vantagens do CDC veículos

  • Você sai com o veículo imediatamente.
  • Se você tem condições financeiras para adiantar parcelas pode assim conseguir um bom desconto nos juros
  • Se a instituição financeira escolhida faz o financiamento flexível, ou seja, não existe um número de parcelas definidas para fazer o pagamento você pode reduzir ou alargar o período para quitar seu carro
 

Desvantagens do CDC

  • Se você atrasar as parcelas, os juros saem ainda mais caros
  • Ao fim do pagamento, o carro já está desvalorizado frente ao valor investido nele
 
Atenção:
Além das taxas de juros, que podem variar muito dependendo da instituição, com o CDC veículos você paga o IOF (Imposto sobre Operações de Crédito) e cada banco ou financiadora tem seu valor específico. Consulte e negocie o valor dos juros das parcelas diretamente no banco.
 
Saiba como coneguir aprovação do financiamento sem dor de cabeça. 
 

Como funciona o Leasing

O leasing funciona como um aluguel do carro. Ou seja, o carro não vai para o seu nome, ele pertence ao banco ou a instituição financeira que lhe concedeu o empréstimo, mas a posse e a utilização durante o contrato é seu.
 

Vantagens do leasing

  • Para pessoas que trocam o veículo com frequência por conta da depreciação rápida por uso, como taxistas e motoristas de transporte escolar, por exemplo.
  • A prestação é mais barata, porque o consumidor não paga IOF que dobrou de 1,5% para 3% sobre o valor do veículo.
  • Há a possibilidade de devolver o carro no final do contrato, podendo alugar um outro veículo mais novo.

Veja também como fugir das taxas abusivas do financiamento. 
 

Desvantagens do leasing

  • Por não poder vender o carro até o pagamento de todas as parcelas, afinal, ele ainda não é seu. Você terá de esperar até a última prestação para realizar a venda.
  • Há um número mínimo de parcelas para pagamento (24 meses) e um máximo (60 meses), não existe tanta flexibilidade quanto no CDC.
  • Se você atrasar a parcela. Caso você atrase três meses de pagamento da parcela do leasing, como o bem já está no nome do banco, a apreensão do veículo é ainda mais rápida. Em vez de usar um mandado de busca e apreensão, como no CDC, o banco irá entrar com uma ação judicial de reintegração de posse.
  • Caso seu caso vá parar no Pátio do Detran. Se isso acontecer, o consumidor tem até cinco dias para pagar as parcelas atrasadas com multa. O carro só será liberado se o consumidor quitar todas as parcelas em atraso e as futuras parcelas.
 
Portanto, os dois tipos de financiamento tem suas vantagens e desvantagens, tudo vai depender do perfil financeiro e do tipo de uso do veículo de cada cliente. Se você tem dúvidas sobre qual financiamento é melhor para você, consulte um analista financeiro ou procure esclarecimentos no banco de sua confiança.

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.