5 receitas com cascas dos alimentos

A partir do aproveitamento das cascas dos alimentos (frutas, legumes e vegetais) sugerimos cinco deliciosas receitas.

5 receitas com cascas dos alimentos
Não desperdiçar pode ser delicioso

Anualmente são desperdiçadas milhares de toneladas de alimentos em todo mundo. De todas as partes possivelmente jogadas fora sem necessidade as cascas dos alimentos são geralmente reaproveitáveis, tanto para ser usada como adubo como para consumo próprio.

Com um pouco de criatividade é possível aproveitar o que geralmente é desperdiçado de frutas e vegetais e experimentar novos sabores em receitas deliciosas criadas a partir das cascas dos alimentos.

Como aproveitar as cascas dos alimentos

Considerando o melhor e mais prático possível uso de frutas e vegetais em geral, sugerimos a seguir 5 receitas para aproveitar também as cascas dos alimentos nas refeições.

Salada de casca de abóbora

Ingredientes

2 xícaras de casca de abóbora
1 xícara de tomate picado
½ xícara de cebola picada
Sal a gosto
2 colheres de azeite

Preparo

Depois de lavar bem a abóbora, descasque e rale a casca da abóbora. Coloque a casca ralada em uma panela com água fervente e deixe cozinhar. Escorra depois de cozida e deixe esfriar. Misture a casca ralada a tomates, cebolas, sal, azeite (e o que mais julgar necessário), leve a geladeira e sirva em seguida.

GANHE
UM INCENTIVO EXTRA PARA ficar mais bonita
veja mais

Bolo de casca de banana

Ingredientes - Massa

4 cascas de banana
2 ovos 
2 xícaras de leite 
2 colheres de margarina 
3 xícaras de açúcar 
3 xícaras de farinha de rosca 
1 colher de fermento em pó 

Ingredientes - Cobertura

½ xícara de açúcar 
1 ½ xícara de água 
4 bananas 
½ limão

Preparo

Descasque, lave bem as bananas e separe cerca de 4 xícaras da casca. Bata claras em neve e as deixe reservada na geladeira. Em um liquidificador acrescente as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana, e bata. Coloque a mistura numa vasilha, adicione a farinha de rosca e mexa bastante. Em seguida, acrescente a clara em neve e o fermento e mexa suavemente. Despeje a mistura numa assadeira untada com margarina e farinha e coloque em forno pré-aquecido por 40 minutos. Numa panela em separado coloque açúcar e água para fazer o caramelo da cobertura, adicione rodelas de banana e o limão e deixe cozinhar alguns minutos. Cubra o bolo com essa cobertura enquanto ele ainda estiver quente.

Pastel assado de talos de agrião

Ingredientes - Massa

1 xícara de ricota
3 colheres de margarina
2 xícaras de farinha de trigo
Sal a gosto

Ingredientes - Recheio

1 xícara de talos de agrião
3 colheres de óleo
1 colher de cebola
1 dente de alho
5 azeitonas verde
1 ovo
Sal a gosto

Preparo

Após amassar bem toda ricota em uma vasilha, acrescente também a margarina, a farinha, o sal e reserve essa mistura na geladeira. Para o recheio refogue os talos de agrião com óleo, cebola e alho. Em seguida acrescente as azeitonas e o sal a gosto; e reserve. Abra a massa reservada sobre um filme plástico, abra bem com um rolo e em seguida corte vários círculos nela. Recheie cada um dos círculos da massa com o recheio reservado, feche bem a massa apertando as bordas do círculo (que agora estará em formato de meia lua). Pincele os pastéis com ovo batido e leve ao forno pré-aquecido para assar.

5 receitas de reaproveitamento de alimentos

Doce de cascas de laranja

Ingredientes

6 laranjas
Açúcar (o mesmo peso das cascas)
Cravo e canela em pau a gosto

Preparo

Primeiro retire todo sumo da laranja e da casca para depois corta-la em quatro partes. Deixe as cascas (apenas a parte branca da casca) de molho por um dia em água (e troque a água várias vezes). No dia seguinte corte as cascas em fatias finas, coloque em uma panela, cubra com água e ferva por 15 minutos. Depois desse período escorra a água restante, adicione o açúcar, cravo e canela e cozinhe até engrossar. Depois de esfriar o doce estará pronto para consumo.

Carne ao creme de maracujá

Ingredientes - Carne

4 colheres de óleo
3 colheres de cebola
2 dentes de alho
700 gramas de músculo
Sal a gosto
Água morna
3 xícaras de casca de maracujá (parte branca)
¼ xícara de suco de maracujá
1 xícara de água

Ingredientes - Molho

2 colheres de óleo
2 colheres de cebola
2 dentes de alho
Salsa a gosto

Preparo

Em uma panela de pressão refogue alho e cebola em óleo, em seguida adicione o músculo e sal a gosto e doure a carne. Cubra a carne com água morna, feche a panela e deixe na pressão de 30 a 40 minutos; depois reserve. Em outra panela ferva cinco vezes as cascas de maracujá (para eliminar o amargor), quando estiverem macias bata no liquidificador com o suco da fruta e água. Refogue alho e cebola em outra panela e coloque a mistura para apurar por alguns minutos. Para finalizar fatie a carne, cubra com o molho de maracujá e leve ao forno para aquecer. Salpique salsa por cima antes de servir.

Fique em forma e com saúde como você sempre quis. Veja como é fácil.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar