As 10 casas de escritores para conhecer pelo mundo

Já pensou em incluir no seu roteiro turístico as casas de escritores famosos? Acredite, vale a pena conhecer o local que influenciou tantas obras famosas, confira a lista.

As 10 casas de escritores para conhecer pelo mundo
As casas de escritores famosos no mundo são, hoje, museus abertos à visitação

O nosso lar é muitas vezes um local de descanso e refúgio da confusão do dia-a-dia. Para alguns, fonte de inspiração para obras magníficas. Nós separamos algumas casas de escritores famosos que podem fazer parte dos seus planos dependendo o roteiro turístico. Afinal, cultura nunca é demais. 

Famosos e renomados

Confira as casas de escritores famosos que valem a pena conhecer em viagens pelo mundo. Mas lembre-se, antes de viajar procure se informar mais sobre o autor e suas obras, desta forma você conseguirá aproveitar melhor o passeio cultural.

1- Agatha Christie – Inglaterra

casas de escritores

A autora que ficou conhecida como a Rainha do Crime, nasceu no condado de Devon, onde morou durante a maior parte da sua vida. A casa de veraneio da família hoje é conhecida como Greenway e recebeu uma restauração de cerca de 20 milhões em 2005 para ser aberta ao público. Lá é possível algumas de suas coleções e objetos pessoais.

2- Fernando Pessoa – Portugal

casas de escritores

A casa onde o autor morou durante os últimos 15 anos de sua vida, no bairro lisboeta Campo de Ourique, é hoje uma Casa de Cultura, na qual pode-se conhecer o quarto, inclusive com a cômoda onde teria escrito o poema “O guardador de Rebanhos”. Também é possível visitar a biblioteca particular com 1.200 títulos, auditório, jardim e sala de exposição.

Veja também: como viajar de trem pela Europa.

3- Pablo Neruda – Chile

casas de escritores

O ganhador do Prêmio Nobel possui três casas no país que podem ser visitadas: La Chascona em Santiago, La Sebastiana em Valparaíso e a casa de Isla Negra. Cada uma delas possui uma história particular e guardam coleções do autor. Na primeira, “a desgrenhada” esconde uma história de amor; a segunda uma bela vista para o mar e a última e não menos famosa, serviu de base para o filme “O carteiro e o poeta.

4- William Shakespeare - Inglaterra

casas de escritores

Na quarta posição das casas de escritores está esta. Apesar te der morado muitos anos em Londres, foi no vilarejo de Stratford-upon-Avon que viveu um dos mais célebres dramaturgos da história. Anualmente, cerca de um milhão de visitantes querem conhecer a propriedade que o inspirou. Há um passeio que visita cinco imóveis relacionados ao escritor, incluindo a propriedade de sua mãe, a casa da sua filha mais velha, do seu médico e o local onde o poeta morreu.

Veja também: 10 melhores destinos de férias no Brasil.

5- Victor Hugo – França

casas de escritores

Com certeza se não leu, já ouviu falar em algum clássico desse escritor, como “Os Miseráveis” ou “Corcunda de Notre Dame”. Um pouco diferente do convencional, este escritor morou em um apartamento localizado em uma famosa praça de Paris. Aberto ao público é possível conhecer o interior e um pouco sobre a sua história.

Conheça os 5 melhores hostels do mundo.

6- Anne Frank - Holanda

casas de escritores

Uma das casas de escritores mais importantes. Foi durante a ocupação nazista no país, que a menina de 13 anos escreveu o seu famoso diário, enquanto vivia com a família escondida por causa das perseguições do Holocausto. Foram dois anos vivendo no sótão de uma casa, em Amsterdã, que hoje virou é um museu em sua homenagem.

7- Liev Tolstói – Rússia

casas de escritores

Na sétima posição entre as casas de escritores está um russo. A casa que serviu de morada para o escritor de “Guerra e Paz” e “Anna Kerenina” é considerada como berço de dezenas de escritores russos. Durante 19 anos, Tolstói morou com sua esposa e filhos (oito sobreviventes dos treze que tiveram) em Yasnaya Polyana. Até hoje, a casa não possui energia eléctrica e água encanada, assim como na época.

Leia mais: Você conhece Cartagena, a terra de Gabriel Garcia Marquez?

8- Sigmund Freud - Áustria

casas de escritores

Considerada como o endereço da psicanálise, a casa onde o (também) escritor viveu durante quase 50 anos com a família em Viena, mantem-se ainda com a mobília original da sala de espera de seu consultório. Quem visita o museu, pode assistir a um vídeo de 25 minutos que mostra momentos da sua vida em família.

9- Carlos Drummond Andrade – Brasil

casas de escritores

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Nacional, a casa localizada em Itabira (MG), onde morou durante sua infância, é hoje um espeço cultural onde se organizam oficinas, exposições e eventos “Drummondianos”. No espaço, encontram-se a primeira máquina de datilografia do poeta, coleções de cartas e fotografias, prêmios literários e obras de arte em sua homenagem.

10- Cora Coralina – Brasil

casas de escritores

Foi na Casa Velha da Ponte, às margens do Rio Vermelho em Goiás, que nasceu e cresceu a poetisa e contista brasileira, que teve o seu primeiro livro publicado aos 76 anos de idade, reunindo algumas de suas obras: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais. Quem visita hoje o museu, encontra o quarto de Cora preservado, como da última vez que lá esteve, ao retornar para viver sua velhice.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar