Como fazer um casamento barato (até 5 mil reais)

A partir de dicas simples de planejamento e corte de custos sugerimos opções para realizar um casamento barato.

Como fazer um casamento barato (até 5 mil reais)
Quando seu sonho cabe no seu bolso

Casar por si só nunca foi um investimento barato, mas alguns casais e consultores matrimoniais tem provado que também com pouco dinheiro é possível realizar o tão especial sonho de se casar e ainda garantir que os gastos não ultrapassem o orçamento do casal para o início da vida a dois. Como para tudo que demanda economia a palavra chave para um casamento barato é planejamento. Listando detalhadamente tudo que for necessário para o evento, por exemplo, é possível se observar itens que podem ser eliminados ou mesmo substituídos por opções mais baratas. Recepção, vestido da noiva e aluguel de locação estão entre os itens mais caros de um casamento, mas que podem ser delicadamente repensados e adaptados a proposta da festa de forma também mais econômica.

O que cortar para ter um casamento barato

Muita criatividade e um pouquinho de desapego são alguns dos principais ingredientes para realizar um casamento barato. Muitos casais certamente adorariam gastar sem se importar com o valor final de tudo isso, mas como essa não é a realidade de todos e nossa missão aqui é ajudar a encontrar alternativas a esses custos, vamos aos cortes.

A blogueira e acessorista de casamentos Mira Melke disponibilizou também algumas planilhas de planejamento em seu blog a fim de ajudar casais a realizar seu casamento barato com menos de R$ 5 mil.

Alimentação e bebidas alcoólicas

É claro que é impossível eliminar comida e bebida da lista de preparação de um casamento, mas esse é certamente o item que precisa ser pensado com maior cuidado, afinal é onde vai grande parte do orçamento da festa. Reduzir o número de opções de refeições bem como as opções de bebidas alcoólicas (especialmente as mais caras) são os primeiros passos para um buffet de casamento elegante e mais barato.

Local da festa

Dependendo do local onde decide realizar o evento os planos de um casamento barato podem ir por água abaixo. A sugestão é substituir os aluguéis de grandes chácaras ou salões de festas pelo salão do prédio, a bela casa ou sítio de um amigo ou ainda para um restaurante que possua área de eventos e que, de preferência, ofereça um pacote vantajoso que inclua comida e bebida.

SAIBA
COMO ECONOMIZAR NO SEU CASAMENTO
veja mais dicas

DJ/Músicos

É claro que música ou discotecagem ao vivo são incomparáveis a uma playlist pré montada no computador, mas são infelizmente, gastos dispensáveis se a missão é economizar. Separe playlists com as músicas que contam a história do casal, músicas dançantes favoritas e dê o play. A festa será igualmente um sucesso.

Decoração

Se tem um setor onde a criatividade dará o tom de delicadeza, romantismo e originalidade ímpar a cada casal/organizador de casamento, essa é a decoração de casamento. Eliminando o aluguel de imóveis, talheres e acessórios em geral e substituindo por uma reunião de tapetes coloridos, paletes, vasos com flores secas, luminárias de papel ou com garrafas de vidro, fitas; o resultado será não só simples e encantador como único, intimista e absolutamente representativo do espírito do casal.

Bolo

Indispensável a qualquer festa não será num casamento - ainda que seja barato - que o bolo de casamento faltará. Mas esse item, com certa pesquisa e aquele toque carinhoso da mãe - ou tia, ou qualquer amiga(o) com dons culinários - pode ser produzido por conta própria e realizar grande economia, além de conferir a mesma beleza e sabor à mesa da festa.

Vestido da noiva

É para ela que todos olham, para aquele vestido que faz qualquer noiva se sentir uma princesa. Porém, geralmente, o sonho da princesa são dos itens mais caros da festa.

A sugestão nesse caso é substituir por modelos de vestido de noiva mais fluidos, rendados ou até mesmo curtos, unidos a penteados descontraídos e acessórios delicados nos cabelos. A quem não abre mão dos modelos longos e tradicionais a dica é com antecedência conferir sites chineses ou demais internacionais e importar o modelo que deseja por preços mais acessíveis - não esquecendo de checar com cuidado a procedência dos produtos e reputação do site para vendas.

Mini Wedding

Uma outra e moderna opção é o Mini Wedding que parte do princípio de reduzir drasticamente o número convencional de convidados para o casamento - em torno de 50 convidados no máximo - a fim de reduzir os custos da festa e otimizar o contato e o tempo que poderão curtir juntos na comemoração.

Receba dicas importantes para a sua vida financeira e realize todos os seus sonhos.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tabata Franco Tabata Franco

Paulistana, formada em Comunicação e Multimeios e em Produção de Áudio e Vídeo. Transita por produções e projetos nas áreas de cinema/vídeo, fotografia, redação e artes em geral. Comunicativa, ama a palavra, se encanta pelas linguagens.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar