Já pensou em morar numa casa de container? Veja como funciona

Ainda novidade no Brasil, a casa de container já é uma grande realidade em diversos países, além de ser recomendada por arquitetos e engenheiro do mundo todo.

Já pensou em morar numa casa de container? Veja como funciona
Conheça mais sobre esse moderno estilo de moradia

Já imaginou morar em uma casa de container? A ideia pode parecer um pouco estranha, mas é uma realidade para muitas pessoas, principalmente em países da Europa.

Os preços das residências é o que mais tem chamado atenção dos moradores que estão aderindo às casas de container. Mas será que esse modelo de moradia só apresenta vantagens? É o que a análise do E-konomista vai mostrar a seguir.

O que é uma casa de container

Arquitetos e engenheiros do mundo todo incentivam a ideia de adaptar containers para torná-los moradias contemporâneas e de baixo custo. Um dos grandes pontos defendidos pelos profissionais é que esse tipo de casa tem um apelo sustentável muito maior que uma residência comum.

A ideia tem se espalhado de tal forma que na Austrália, por exemplo, já é possível encontrar não apenas casas populares, mas verdadeiras mansões de até 6 mil metros quadrados feitas apenas com containers.

No Brasil também existem projetos que utilizam containers, como o hostel Tetris, em Foz do Iguaçu, e a Muzik Hamburgueria, em Curitiba.

Um dos detalhes mais importantes ao escolher uma casa de container é cuidar do sistema de isolamento térmico.

É importante se ligar a alguns detalhes sobre casas de container. Aqueles que faziam transporte de carga refrigerada, por exemplo, já possuem isolamento térmico. Como eles são feitos de metais, são excelentes condutores de calor. Por isso é muito importante ter uma proteção térmica senão a temperatura no container pode ficar insuportável tanto no frio quanto no calor, chegando ao extremo dos dois.

Prós e contras de uma casa de container

Uma casa de container pode ser muito criativa, já que os encaixes funcionam como legos, o que torna as formas e tamanhos das construções bem variados e de acordo com o gosto do morador.

O sistema hidráulico é igual ao de uma casa comum (embutido nas paredes), portas e janelas são sustentadas pela própria chapa metálica, o que não gera nenhuma complicação.

Outras vantagens além do preço mais baixo e a sustentabilidade dos materiais, uma casa ou estabelecimento de container fica proto bem mais rápido que uma obra comum, levando entre 45 e 60 dias no total.

A mobilidade também é uma opção para alguns tipos de infraestrutura, além de garantir modernidade e ousadia ao visual da casa.

Diferente das paredes de casas tradicionais, pregos não funcionam nas paredes da casa container. Para fazer qualquer abertura deve-se usar lixadeiras e brocas, por isso é mais aconselhado pedir a ajuda de um profissional, o que pode ser uma desvantagem.

Outro ponto baixo desse tipo de moradia é que a mão de obra para esse serviço ainda é bem rara e muito especializada, o que a torna mais cara que a média de profissionais da construção convencional.

E, claro, o sistema de isolamentos térmico e acústico deve ser de extrema qualidade ou os moradores poderão sofrer muito com a temperatura e barulhos externos.

Quanto custa

Falamos que uma casa de container tem um preço bem mais em conta que o uma moradia comum. Mas quanto? No Brasil, o metro quadrado de uma moradia container é de R$1.500,00.

Pensando assim, uma casa de 100 metros quadrados sairia por R$ 150 mil, incluindo tudo o que a casa precisa – toda a infraestrutura, assentamento de piso e forro, acabamento, etc.

Esse valor é, aproximadamente, 20% menor do que uma casa de alvenaria do mesmo tamanho.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar