Cartório virtual é seguro?

Leu algo a respeito de cartório virtual, mas não sabe exatamente como funciona ou se é uma opção segura? Dê uma olhada no link que nós explicamos para você.

Cartório virtual é seguro?
Saiba mais sobre esse tipo de serviço online

Os cartórios virtuais estão sendo muito comentados hoje em dia, devido a uma pagina específica desse tipo de serviço chamada Cartório Virtual, que vendia informações como contas de e-mails alheios e até histórico do WhatsApp. Por conta dessa invasão de privacidade a página será investigada pelo Ministério Público de São Paulo.

No entanto, há outras páginas que são também cartórios virtuais e que podem ser uma mão na roda para quem precisa de algum documento e não tem como ir pessoalmente a um determinado cartório.

Cartório virtual: é confiável?

Na internet há diversos sites que se auto intitulam cartórios virtuais, eles, na realidade, não são cartórios. Esse tipo de página presta serviço de procura de certidão, elas são somente despachantes dos mesmos, por esse motivo faz-se necessário tomar cuidado e se atentar a irregularidades, que devem ser denunciadas na polícia ou na ouvidoria do Tribunal de Justiça.

faça o seu dinheiro render maisveja como

O que esses sites fazem, portanto, é realizar a emissão de documentos ou certidões e enviá-las para o solicitante. Dessa forma, o usuário pode requerer certidões e documentos de diversos tipos, por essas páginas de cartório virtual, estando em qualquer lugar no país. Primeiramente é escolhido qual é o documento a ser emitido e, então, vem o preenchimentos dos dados – como nome, CPF e número de registro do cartório onde o documento dele ser solicitado. Depois disso basta fazer o pagamento da emissão e do envio e o site cuida do resto.

O preço desse serviço online costuma ser mais elevado que o pedido pessoalmente em um cartório, contudo, para quem não mora perto do cartório onde precisa ser feito a emissão do documento, é uma boa alternativa. Já que, em vez de ter que ir até o local, esses cartórios virtuais possibilitam que alguém faça o pedido pela internet e receba em sua casa alguns dias depois.

Em caso de perda, saiba como consultar CPF pelo nome

O Ministério da Justiça adverte

O Ministério da Justiça deixou claro que esses sites de cartório virtual não tem nenhuma relação com os cartórios, mas que são prestadores de serviço e podem ser sim utilizados. Contudo é importante ter algumas precauções e cuidados, por exemplo, não é aconselhável fazer essa emissão de documentos por documentos que, para isso, exigem que seja feito um cadastro do CPF ou outros documentos.

Para que não haja problemas como a página utilizada não ser confiável e acabar não fazendo a emissão ou envio do documento, o Ministério da Justiça orienta que esse tipo de serviço seja feito com cautela. E, para ajudar, no site do Ministério estão disponíveis informações sobre todos os cartórios do país (como endereço, telefone e o número de registro), que são necessárias para a emissão online de documentos ou certidões.

Fique com as suas contas e finanças em dia, saiba tudo sobre impostos e benefícios.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Flávia Six Flávia Six

Natural de Curitiba, cresceu em Arapoti e estuda Jornalismo em Campinas há 3 anos. No momento, faz intercâmbio em Portugal. Apaixonada por palavras, leitora compulsiva, não vive sem filmes e faz tudo com os fones de ouvido.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar