Como fazer a carteira do idoso e obter descontos e outros benefícios

Saiba como tirar a carteira do idoso e ter direito a descontos e gratuidade nas passagens interestaduais

Como fazer a carteira do idoso e obter descontos e outros benefícios
Documento garante gratuidade nos transportes públicos

O Ministério do Desenvolvimento Social oferece aos cidadãos com idade a partir de 60 anos, a Carteira do Idoso. O documento garante gratuidade ou desconto mínimo de 50% nas passagens interestaduais. Segundo dados do Portal Brasil, de 2007 até hoje, secretarias as municipais de Assistência Social já emitiram cerca de 393 mil unidades.

Onde tirar a carteira do idoso

Como dissemos acima, o documento é destinado a pessoas com 60 anos ou mais e que comprovem ter renda individual igual ou inferior a dois salários mínimos. A carteira do idoso é válida por dois anos e em todo território nacional. Passado esse prazo, o beneficiário deverá realizar a renovação do documento.

Quanto custa um plano de saúde para idosos?

Para emitir a sua carteira, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de seu município ou a secretaria municipal de Assistência Social. Ele deverá apresentar um documento de identificação com foto (RG ou Carteira de Trabalho, por exemplo), comprovante de residência e documento de familiares com foto, caso resida com eles. A partir disso, ele será incluído no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e vai receber o Número de Identificação Social (NIS). O acesso dos municípios ao sistema é feito por meio de senhas.

faça o seu dinheiro render maisveja como

A Carteira do Idoso fica pronta a partir de 90 dias, depois de realizada a solicitação. Até recebê-la, o cidadão poderá usufruir de suas vantagens com a Declaração Provisória, que tem validade de 180 dias.

Vale ressaltar que o cidadão que tiver como comprovar renda não precisa emitir a Carteira do Idoso para ter acesso às passagens interestaduais gratuitas ou aos descontos. Para isso, basta apresentar o comprovante de renda e o documento de identidade com foto.

Quais os benefícios

Pela legislação, as empresas de transporte coletivo interestadual devem reservar duas vagas gratuitas por veículo para idosos com renda igual ou inferior a dois salários mínimos. Ocupadas essas vagas, os demais terão direito de, no mínimo, 50% no valor das passagens.

Para receber esses benefícios, o idoso deverá obedecer a algumas regras e prazos ao emitir o bilhete de passagem: a emissão deverá ser feita, no máximo, com seis horas de antecedência para viagens com distância de até 500km; com, no máximo, 12 horas de antecedência para viagens com distância acima de 500km

Para obter mais informações sobre a Carteira do Idoso, é só ligar para o número: 0800 707 2003.

Fique com as suas contas e finanças em dia, saiba tudo sobre impostos e benefícios.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Tati Barros Tati Barros

Tati Barros é jornalista por formação e por vocação. Mineira apaixonada pelas palavras, gosta de escrever sobre viagens, assuntos que envolvem o universos feminino e tudo o mais que a inspira.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar