Como obter uma carteira de estudante e ter descontos

Você é estudante? Saiba como fazer a sua carteira de estudante e garantir diversos benefícios como a meia entrada e descontos nacionais e internacionais

Como obter uma carteira de estudante e ter descontos
Saiba como emitir a sua carteira de estudante e garantir benefícios

Todos os estudantes do ensino fundamental ao superior do Brasil têm direito de possuir a carteira de estudante, que garante descontos em diversas atividades culturais e esportivas e outros benefícios. Veja quais são as vantagens de ter uma carteira de estudante e como tirá-la.

Saiba como pagar menos com a meia entrada

Carteira de estudante: benefícios garantidos por lei

A Lei da Meia-Entrada (Lei 12.933) foi sancionada em 2013, mas foi somente em outubro de 2015 que um decreto sancionado pelo governo normalizou as vantagens que os estudantes – e também os jovens de baixa renda, idosos e portadores de deficiência – têm perante a lei.

Portando a carteira de estudante, os aluno matriculados em instituições de ensino regularizadas pelo MEC têm direito ao benefício de pagamento de apenas 50% do valor da entrada em eventos culturais, artísticos e desportivos.

O modelo nacional da carteira de estudante pode ser emitido por entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG), a União Brasileira dos Estudantes Secindaristas (Ubes), além de Diretórios Centrais de Estudantes e Centros Acadêmicos. Quem possui a carteirinha da UNE ou da UBES além de ter direito à meia entrada, tem ainda benefícios exclusivos:

  • Pagamento de meia passagem no transporte público nas cidades de São Paulo, Recife, Rio de Janeiro, Fortaleza e Salvador.
  • A UNE e a UBES possuem parcerias com empresas de diversas regiões que concedem descontos de até 50% em academias, lojas de roupas, bares, baladas, clínicas oftalmológicas, cursos, auto escolas, hospedagens, agências de intercâmbio, livraria, planos de saúde e muito mais.
  • A rede de albergues Hi Hostel é parceira da UNE e da UBES. Ela concede descontos em hospedagens por todo o Brasil para estudantes em quartos coletivos.
ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Como fazer a minha carteira de estudante?

Cada entidade emissora da carteira de estudante tem o seu processo próprio para emissão do documento, mas eles são semelhantes e descomplicados. Vamos mostrar abaixo como solicitar a sua carteira de estudante da UNE e da UBES, mas você pode recorrer ao orgão emissor mais próximo de você.

A carteira da UNE é dedicada a alunos do ensino superior (graduação, pós graduação, mestrado e doutorado) e a da UBES é dedicada a alunos do ensino fundamental, médio e técnico. Para solicitar a carteira basta:

1. Acessar o Portal da Meia Entrada.

2. Criar um login e senha no portal.

3. Emitir um boleto para o pagamento da taxa (são R$25 mais frete para entrega do documento).

4. Enviar uma foto 3x4, cópia do seu RG (documento de identidade), cópia do CPF (apenas para estudantes de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado), cópia do comprovante de matrícula.

5. Os documentos são conferidos e a carteira de estudante é emitida. O prazo de entrega é de 7 a 30 dias a partir da data de aprovação dos documentos enviados. Você não precisa esperar o documento chegar em casa para começar a usufruir dos benefícios eles podem ser utilizados imediatamente após a conferência da sua documentação, utilizando o voucher disponível no site.

6. A carteira de estudante  é válido até o último 31 de março do ano seguinte ao de sua emissão.

Saiba mais informações sobre a carteira de estudante da UNE e Ubes no site oficial.

Carteira Mundial do Estudante

A Carteira de Estudante ISIC (International Student Identity Card) é um documento endossado pela Unesco e reconhecido mundialmente, que garante benefícios exclusivos em mais de 120 países mundo afora. São mais de 40 mil benefícios aos estudantes, sendo eles nacionais e internacionais, como por exemplo: até 50% de desconto na matrícula na Wizard, até 20% de desconto em compras na Ricardo Eletro, 15% de desconto em todo o site da Natura, até 20% de desconto em todos os itens do site da Netshoes, até 90% de desconto em softwares da Microsoft, desconto de 10% nos ingressos para a Disney e muito mais.

Para solicitar o documento, basta ser estudante do ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação, mestrado, MBA, doutorado, pré-vestibular ou cursos de idiomas. Para ter seu documento aprovado,  comprove a sua a condição de estudante, envie uma foto 3x4 e pague taxa de R$40. O documento tem validade até 31 de março do ano seguinte à emissão. Para saber mais informações sobre Carteira de Estudante Internacional e fazer a solicitação da sua, acesse o site.

Encontre a conta corrente ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar