Vale a pena ter cartão de loja? Veja estabelecimentos que possuem o produto

Você tem cartão de loja? Muitos estabelecimentos oferecem o cartão próprio. Saiba quando vale a pena adquirir um cartão e quando é prejuízo:

Vale a pena ter cartão de loja? Veja estabelecimentos que possuem o produto
Saiba as vantagens, desvantagens e riscos de usar cartão de loja

É muito comum ao fazermos compras em uma loja, o vendedor perguntar: “Tem cartão da Loja?” e caso a resposta seja negativa ele vai te mostrar as inúmeras vantagens que o cartão te dá para te convencer a fazê-lo. Mas será que vale a pena ter um cartão de loja? Veja no artigo.

Cartão de Loja: vantagens, desvantagens e estabelecimentos que oferecem

É uma política comum a diversos segmentos do comércio oferecer o cartão próprio ao cliente que garantem benefícios exclusivos na loja e, muitas vezes, funcionam também como um cartão de crédito. São muitos os estabelecimentos que oferecem como:

  • Lojas de Roupa: Renner, Marisa, Hering, Riachuelo, C&A, etc
  • Lojas de Eletrodomésticos: Magazine Luiza, PontoFrio, Casas Bahia, etc
  • Supermercados: Bretas, Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, etc
  • Outros: FNAC, Submarino, Saraiva, etc.

Vantagens

Quando um vendedor quer te convencer a fazer o cartão, ele irá te mostrar apenas as vantagens de adesão à ele, como:

  • Funciona como um cartão de crédito normal, mas é liberado com menor burocracia do que se tivesse sido feito num banco
  • A grande maioria dos cartões não cobram anuidade
  • Os cartões garantem descontos exclusivos para serem utilizados dentro das lojas
  • O cartão de loja dá maior prazo de parcelamento
  • Acúmulo de pontos: a cada compra, acumula-se pontos para trocar por benefícios nas próximas visitas à loja, como descontos e brindes
  • Maior prazo para pagamento da fatura: a maioria das lojas dá, em média, 40 dias para pagar a fatura
ECONOMIZE NOS SERVIÇOS DA SUA CONTA BANCÁRIA saiba como

Desvantagens

  • A principal desvantagem é: juros. Para ficar simples de entender: o cartão de loja é menos burocrático do que aqueles dos Bancos, certo? Isso acontece porque os bancos têm estruturas para fazer análise de crédito que verificam a condição de bom pagador do cliente, portanto podem oferecer taxas de juros mais baixas. As lojas garantem que o parcelamento é sem juros? Isso se você não atrasar a fatura, se atrasar, os juros são mais altos do que qualquer cartão de banco.
  • Taxas Ocultas: não há taxa de anuidade, isso é uma condição muito atraente para você fazer um cartão, claro. No entanto,  a anuidade não é a taxa única que pode ser comprada para utilização do cartão. Muitos clientes reclamam que adquiriram cartão de loja e nas faturas vêm taxas como: “taxa de emissão de boleto”, “taxa administrativa do banco”, “taxa de manutenção”, e outras, que muitas vezes custam mais do que a anuidade de um cartão de banco.
  • Tem de ir à loja para pagar: essa é uma tática muito utilizada pela maioria das lojas. Muitos cartões de loja não permite o pagamento eletrônico da fatura, você precisa ir até à loja para quitar o débito. Assim, você precisa entrar, passar por toda a loja (pois as sessões dos cartões costumam ficar, intencionalmente no fundo). Assim, você pode ficar tentando a levar alguma coisa a mais, que não estava planejado. Isso quando o vendedor não tenta te convencer a dar uma olhada na coleção nova ou nos descontos imperdíveis do dia.
  • Maior capacidade de endividamento: quem tem vários cartões de crédito, perde a noção dos gastos. Uma fatura aqui, outra acolá, um parcelamento de 6 vezes nessa cartão, outra de 12 no cartão do banco e o seu controle dos gastos e planejamento financeiro fica desordenado. Você tem que se lembrar de pagar todas as faturas, cada uma tem uma data de vencimento diferente, cada uma com juros diferentes. Os especialistas recomendam que cada cliente tenha apenas um cartão de crédito para ter controle financeiro.

Nossa indicação

Se você for cliente fiel de uma loja, faz compras regulares e de valores consideráveis na mesma, consegue ter organização financeira para pagar as faturas sempre em dia e controle para não se endividar comprando mais do que pode pagar, vale sim a pena ter um cartão de loja. Você poderá usufruir dos descontos, do melhor prazo e das condições exclusivas. Para bons pagadores e clientes fiéis, é uma oportunidade para economizar. Se você faz compras esporádicas na loja, acaba esquecendo de pagar a fatura em dia de vez em quando, ou se sente tentado a fazer novas compras ao ir pagar fatura, é melhor pensar duas vezes.

Encontre a conta corrente ideal para você. Saiba mais.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar