Cartão de crédito ou cartão de loja: qual é melhor?

Cartão de crédito ou cartão de loja? Se está em dúvida sobre a contratação de um dessas modalidades, veja quais são as vantagens e desvantagens em cada uma.

Cartão de crédito ou cartão de loja: qual é melhor?
Veja qual é a melhor ocasião para contratar cada um deles.

Diante das opções entre um cartão de crédito ou cartão de loja, um cenário de juros mais altos e restrição nas concessões de crédito fez com que muitos consumidores migrassem dos cartões convencionais para os oferecidos em lojas e demais estabelecimentos.

De acordo com um levantamento realizado pela Fecomércio-RJ, em 2015, o número de utilizadores do cartão de crédito era de 42%; em 2016, esse percentual caiu para 40%. Em contrapartida, os cartões de lojas e supermercados passaram de 25% para 28% da população utilizadora no mesmo período. Seria essa uma nova tendência de consumo? Quais as vantagens da troca?

Cartão de crédito ou cartão de loja? Qual deles escolher?

Cartão de crédito ou cartão de loja? Afinal, qual deles oferece mais vantagens e segurança ao consumidor? Nas visitas às lojas de departamento ou do varejo em geral, é bastante comum receber uma proposta de adesão para o cartão da marca em algum momento da compra. Entretanto, para tomar a decisão e trocar o cartão convencional por esse serviço é preciso entender quais são os benefícios e desvantagens que a modalidade oferece.

Em geral, costuma-se indicar o uso dos cartões de crédito convencionais por diversos motivos, sendo o principal a flexibilidade de planos, limites, vantagens, taxas de juros e anuidades de acordo com cada perfil e necessidade. Por outro lado, o comércio passou a fortificar suas parcerias com instituições financeiras, oferecendo cada vez mais facilidades aos consumidores que abrem mão dos cartões de lojas simplesmente por não serem compradores assíduos do estabelecimento.

Ainda sobre a modalidade oferecida por marcas, as desvantagens começam principalmente entre os chamados cartões private labels. Basicamente, estes cartões de lojas limitam o consumidor a utiliza-lo somente no estabelecimento onde o adquiriu. Sua prática começou com as extintas lojas Mesbla e Mappin, estendendo-se a determinados comércios atuais. Nestes casos, as taxas de juros costumam ser mais altas, não compensando o uso devido à limitação do mesmo.

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Quando vale a pena?

Se continua em dúvida sobre adquirir um cartão de crédito ou cartão de loja, será preciso ponderar sobre algumas características como consumidor. Praticamente todos os cartões de lojas possuem alguma taxa de anuidade e mensalidades onde podem estar inclusos seguros diversos e outros serviços; isso sem contar o juros do rotativo, que pode chegar a 500% ao ano. Já os cartões de crédito convencionais praticam a mobilidade de acordo com o seu bolso, com exceção do rotativo, que se encontra equivalente ou até superior.

Em suma, contratar um cartão de crédito em lojas é indicado para quem consome no local com frequência e com isso, teria facilidades de parcelamento, abatimento do valor, adiamento da primeira parcela, bem como vantagens em seguros e acesso antecipado a promoções. No caso dos mistos, ainda permite comprar em qualquer estabelecimento que aceite a bandeira do cartão.

A exemplo, lojas como a Marisa ou a Renner, oferecem tanto os cartões private label quanto os mistos. Independente da ocasião, se não pretende arcar com os custos nem se interessa pelos serviços do cartão flexível da loja, prefira o crédito convencional para comprar quando e onde quiser, pagando apenas pelo essencial.

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Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

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