O que fazer se receber um cartão de crédito não solicitado

Os bancos tem enviado cartão de crédito não solicitado para os clientes, mas como proceder nesses casos? Saiba o que fazer.

O que fazer se receber um cartão de crédito não solicitado
Recebeu um cartão de crédito não solicitado? Nem sempre ignorar é a melhor solução.

Se você tem uma conta no banco, provavelmente já recebeu um cartão de crédito não solicitado. Esta prática se tornou tão comum no Brasil, que as autoridades foram obrigadas a criar leis que a inibam através de uma determinação do Código de Defesa do Consumidor.


FIQUE DE OLHO
Com o cartão de crédito certo, é possível economizar e facilitar as suas compras. Encontre já o melhor cartão para você.

Por que recebi um cartão de crédito não solicitado?

Quando você abre uma conta no banco, faz um empréstimo ou algum seguro, é muito comum o banco ou financeira enviar, sem autorização ou solicitação, um cartão de crédito em seu nome para o endereço cadastrado no banco. Muitas vezes é enviado inclusive, um cartão no nome dos pais, como dependente da sua conta.



Os cartões são bloqueados, mas podem ser desbloqueados e utilizados com apenas uma ligação ou em um primeiro uso. De acordo com o artigo 39 no Código de Defesa do Consumidor, não se pode cobrar por produtos enviados sem uma solicitação prévia. Caso o recebimento de um cartão de crédito não soliticitado venha a gerar danos para o cliente, cabe processo e indenização de acordo com o ocorrido.



Entenda como funciona o cartão de crédito.

Os riscos do cartão de crédito não solicitado

Quando se solicita um cartão, é possível acompanhar o processo de entrega, tendo a certeza que ninguém esta o usando sem sua autorização. Já nesse caso, como não se sabe onde e quando o cartão vai ser entregue, se este chegar a ser desviado, o cliente só saberá quando receber as contas. O extravio de cartões de crédito (que muitas vezes são entregues pelos Correios) é muito comum, o que pode gerar custos a ser descontado da sua conta, e até mesmo ter seu nome processado e ficar listado no SPC Serasa.



Pode ocorrer também cobranças indevidas direto na conta corrente, uma vez que a maioria dos cartões de crédito possuem taxas administrativas, que nesse caso são ativadas antes mesmo de usar o cartão de crédito.




O que fazer com cartão de crédito não solicitado

Se você não pretende usar o cartão de crédito, é fundamental não desbloqueá-lo. A partir do momento que usá-lo, ele estará automaticamente desbloqueado, o que significa que você aceitou o cartão que foi enviado indevidamente.



O ideal é tirar uma cópia ou até uma foto do cartão (frente e verso) e descartar o mesmo. Lembre-se de o cortar e guarde os comprovantes de que o cartão foi emitido.



É importante entregar no banco uma carta por escrito solicitando o cancelamento do cartão de crédito e guardar o comprovante de que foi realmente cancelado. Por fim, abra uma reclamação no Órgão de Proteção e Defesa do Consumidor por conta da prática abusiva da emissão de um cartão de crédito não solicitado.


Veja também:


Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar