Entenda a diferença entre cartão de crédito falso e clonado

Com o aumento do uso de cartão de crédito, muitas outras fraudes surgiram além da clonagem. Há golpes que usam cartão de crédito falso, principalmente para compras pela internet.

Entenda a diferença entre cartão de crédito falso e clonado
Cartão de crédito falso é diferente de cartão de crédito clonado. Entenda melhor.

Os crimes na internet estão cada vez mais comuns. Se não bastasse hackear contas bancárias, de emails e até mesmo “entrar” no computador da vítima, hoje em dia um novo crime está acontecendo: efetuar compras online com o uso de cartão de crédito falso.


Roupas, eletrônicos, móveis e até aplicativos estão na lista dos compradores com o cartão de crédito falso. Os criminosos buscam números “válidos” para efetuar uma compra e burlar o sistema de segurança das lojas online.


FIQUE DE OLHO
Economize com o cartão de crédito certo. Encontre já a melhor solução de cartão para você.
Apesar de todos os recursos de segurança usados no e-commerce, ainda há muita fraude com uso de cartão de crédito.
 

Cartão de crédito falso ou clonado?

Um cartão de crédito falso é diferente de um cartão clonado. O cartão clonado existe, e o falso não. No caso do cartão clonado, a vítima tem os dados do cartão copiados e golpistas se utilizam dele para fazer compras. Neste caso, o prejuízo fica por conta de quem vendeu, já que não recebrá pelos produtos vendidos.

Já quem teve o cartão clonado, recebrá a fatura no fim do mês. Em todo caso, é bom saber que se voce foi vítima de clonagem de cartão de crédito, a responsabilidade é do banco. A vítima não é responsabilizada pelos gastos efetuados e deve ter o seu crédito restituído.


Você costuma sacar dinheiro do cartão de crédito? Saiba quando compensa.

Cartão de crédito falso

Os cartões de crédito falsos são vendidos e o preço é definido de acordo com o valor do limite que ele terá. É um esquema organizado que vende tanto o número do cartão de crédito falso, quanto os geradores de números destes cartões. Alguns funcionam e outros não. Para se proteger, no caso dos lojistas, é importante ter um bom mecanismo de segurança para identificar a fraude e bloquear a venda. Usar cartão de crédito falso é crime de estelionato, e pode levar a até cinco anos de prisão.


Veja como pagar menos juros no cartão de crédito.

Identificando quem compra com cartão de crédito falso

Toda compra feita na internet é enviada para algum endereço. Mesmo que o golpista não coloque um endereço pessoal, para algum lugar a encomenda será endereçada. Além disso, é possível localizar o comprador pelo número do IP do computador (uma espécie de “assinatura virtual” que seu computador deixa na internet), e rastrear a localização do comprador.


Alguns sites não exigem que o cliente insira o código de segurança e, por isso, acabam por aceitar os cartões de crédito falso, facilitando para que este crime aconteça. Para as lojas se precaverem desse golpe, é necessário criar mecanismos de segurança mais eficientes, que identifiquem autenticidade do cartão antes de confirmar a compra.


Veja também:


Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar