Cartão de crédito consignado: o que é, como funciona e quais as regras

Com taxas de juros até 50% menor que o crédito tradicional, conheça as vantagens e os requisitos para solicitar o seu cartão de crédito consignado.

Cartão de crédito consignado: o que é, como funciona e quais as regras
Taxas de juros até 50% menores e acesso de restritos ao crédito são algumas vantagens

Por falta de relacionamento com o banco ou para evitar taxas extraordinárias de manutenção de conta, não são todos os consumidores que possuem acesso facilitado a um cartão de crédito regular. Neste caso, para realizar determinada compra, o cartão de crédito consignado pode apresentar vantagens aos se enquadram nos requisitos pré-estabelecidos. Saiba quem são os beneficiados com a modalidade e como aderir.

O que é preciso saber sobre um cartão de crédito consignado

O cartão de crédito consignado funciona basicamente como uma segunda linha do empréstimo tradicional, porém direcionado a perfis como funcionários públicos, aposentados, pensionistas, entre outros.

No empréstimo padrão, geralmente é liberado um valor correspondente a até 35% da renda diretamente na conta do cliente; já no cartão de crédito consignado, a principal diferença está na forma como esse dinheiro é disponibilizado, comprometendo até 20% dos rendimentos totais. Para utiliza-lo, o cliente realiza suas compras durante o mês e ao fechamento da fatura, o montante é debitado diretamente da conta bancária. Devido a forma como o crédito é oferecido, os juros do cartão tendem a ser mais altos que os do empréstimo.

Cartão e Empréstimo

É possível ter as duas opções - cartão de crédito e empréstimo normal -, disponíveis para uso simultâneo, mas com algumas restrições. O valor das duas modalidades somadas não pode ultrapassar os 35% da renda mensal e um valor mínimo também deverá ser atrelado ao cartão de crédito; dos 35% totais disponíveis, ao menos 5% devem estar obrigatoriamente vinculados ao cartão.

Na prática, isso quer dizer que, caso seja preciso solicitar um empréstimo consignado, apenas 30% pode ser usado pelo empréstimo e, se fizer questão dos outros 5% restantes, eles devem ser utilizados através do cartão.

QUER UM CARTÃO DE CRÉDITO
SOB MEDIDA PARA O
SEU BOLSO?
encontre aqui

Vantagens e Desvantagens

Chances de Endividamento: para quem encontra dificuldades em controlar os gastos com cartão de crédito, o sistema consignado pode ser uma boa opção. Como a fatura é descontada diretamente no salário do cliente, não existe a possibilidade de ocorrer atrasos nos pagamentos, mas também não será permitida qualquer modalidade de pagamento mínimo;

Taxas de Juros: como as chances de inadimplência são reduzidas, também são aplicadas taxas de juros menores que as praticadas em empréstimos e cartões de crédito regulares, sendo esta de aproximadamente metade do valor.

Cartões oferecidos a aposentados e pensionistas, por exemplo, não podem cobrar juros superiores a 2,34%, enquanto um cartão regular costuma ter juros acima dos 10%;

Anuidade: outra vantagem é que nesses cartões não há cobranças de anuidades ou manutenções de qualquer espécie;

Acesso de restritos ao crédito: a principal vantagem, tanto do empréstimo quanto do cartão de crédito consignado é que este pode ser solicitado mesmo pelos clientes que se encontram com dívidas ativas e/ou com o “nome sujo” no SPC ou SERASA;

Prazo: o prazo de pagamento da dívida também apresenta uma maior folga aos aderentes do serviço, podendo chegar a 50 dias, contra os 35 do cartão tradicional.

Empréstimo consignado: apesar de ser mais barato que um cartão de crédito comum, o cartão consignado ainda apresenta taxas de juros mais altas que o empréstimo consignado. Diante desse custo, é importante avaliar a real necessidade do uso da quantia disponibilizada no cartão, pois dependendo do caso, o empréstimo pode ser mais vantajoso.

Descubra a solução ideal de cartão de crédito para você.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar