Cartão de crédito: como funciona

Entenda como funciona o cartão de crédito. Conhece as vantagens e desvantagens? 

Cartão de crédito: como funciona
Dispositivo é um dos substitutos do dinheiro mais usados na hora de efetuar pagamentos

Como funciona?

O dispositivo reúne alguns dados, como nome do titular, número do cartão, data de validade e o principal que diferencia o cartão de crédito do de débito, o número de segurança, uma pequena sequência de números localizada na parte de trás do cartão e que é requisitada em aquisições feitas pela internet, por exemplo.
 
Os cartões de crédito estão disponíveis atualmente na versão que contém uma tarja preta magnetizada e outra, a princípio mais segura, com um chip interno com todas as informações necessárias criptografadas.
 
No momento em que se utiliza o cartão há uma comunicação com a central para saber se o crédito está aprovado ou não. Em princípio, se não houver nenhuma falha de sistema obtém-se a resposta em questão de segundos. Como os cartões utilizam o mesmo sistema de telecomunicação que os aparelhos de celular, é possível que estes sejam substitutos num futuro próximo pelos smartphones. 
 
Atualmente são duas as credenciadoras mais conhecidas no Brasil: a Cielo e RedeCard. Ambas oferecem não só as máquinas para as operações como a tecnologia presente nos cartões. Já as marcas de cartões são Visa, Mastercard, American Express a Diners Club, para citar algumas. São elas que decidem as formas de pagamento, quantas vezes se pode parcelar, os juros, bem como a aceitação em território nacional ou internacional. Cada uma das bandeiras ganha dinheiro quando o consumidor utiliza seus cartões e o comerciante tem de pagar uma taxa cada vez que usa a máquina de cartões. Logo, é por isso que muitos comércios não aceitam pagamentos muito baixos em cartões. Outros até embutem os custos das operações nos preços dos produtos. 
 

Numeração

Os números encontrados em cada cartão de crédito seguem uma lógica e designam a instituição que o emitiu. Por exemplo, o primeiro algarismo indica se este pertence a algum setor específicos da indústria, a uma empresa aérea, instituição bancária, empresa nacional, etc. 
 

Juros e taxas

O emissor dos cartões, majoritariamente bancos, lucra por pagar a conta do cliente e, em caso de atraso, ativar a cobrança de juros previamente acordada. Já os juros cobrados podem variar de empresa para empresa.
 
O ideal é que quem se interessa por ter um cartão de crédito busque a opção com as menores taxas de juros e, se possível, sem anuidade, que é uma taxa de manutenção cobrada pela maioria das entidades. Utilizar o cartão apenas quando necessário e manter os pagamentos da fatura em dia também são as melhores formas de não se enrolar na hora de pagar.
  
Encontre as melhores oportunidades de passagens para voos nacionais e internacionais.

Veja também:
Qual o melhor cartão de crédito internacional, Visa ou Mastercard?
Como funciona o cartão de crédito
Cartão de crédito pré-pago ou pós-pago?
Como fazer um cartão de crédito sem anuidade

Gostou? Compartilhe!
Carolina Benevides Carolina Benevides

Jornalista brasileira, Carolina Santarosa é formada pela Universidade de Fortaleza desde 2011. Atualmente cursa o 2º ano do Mestrado em Ciências da Comunicação na Universidade do Porto. A profissional já trabalhou no marketing da Red Bull, foi Assessora de Comunicação da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza e do North Shopping Fortaleza. Fez intercâmbio acadêmico nos Estados Unidos e atualmente mora no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar