Cartão de crédito adicional: como funciona e como solicitar

A maioria dos bancos oferecem para os clientes o serviço de cartão de crédito adicional. Confira como presentear alguém com esse benefício de modo responsável.

Cartão de crédito adicional: como funciona e como solicitar
Entenda o que é e como funciona um cartão adicional.

Quando abrimos uma conta no banco e pedimos um cartão de crédito, a maioria das instituições oferece a opção de ter um cartão de crédito adicional. Saiba quais os benefícios e cuidados você precisa ter ao utilizá-lo. O cartão de crédito certo pode ser um aliado para as suas finanças pessoais. 

Como pagar menos juros do cartão de crédito
 

Como funciona o cartão adicional

  • O cartão de crédito adicional é um produto extra colocado à disposição do titular da conta para que ele possa dá-lo aos filhos, cônjuge, irmãos ou pais, que podem usá-lo livremente, sem precisar pedir autorização ao titular.
  • A fatura do cartão vem para o titular da conta, e a responsabilidade  do pagamento é dele. Por isso, é preciso enfatizar à pessoa que será presenteada com o cartão a necessidade de se ter controle com os gastos.
  • Na maioria dos casos, o cartão só pode ser dado à pessoas com mais de 16 anos.
  • O cartão adicional vem em nome do beneficiado, não do titular, pois assim ele poderá fazer compras e apresentar o próprio documento de identificação, se for requisitado.
  • O beneficiado não precisa pedir autorização para o titular para usar o cartão de crédito adicional, a transação é feita normalmente, sem necessitar uma liberação por parte do banco.
  • É possível solicitar mais de um cartão adicional, porém isso irá variar de acordo com o crédito de seu titular.
  • O limite do cartão adicional normalmente é igual ao do cartão titular, confira com o seu banco se você pode pedir um limite diferente.
  • Caso o cartão de crédito do titular participe de programas de milhagens ou de fidelidade, com os gastos do cartão adicional é possível acumular pontos e/ou milhas. Verifique a disponibilidade desse serviço com o seu banco.
  • Caso porventura o cartão de crédito do titular dê algum problema, seja clonado ou roubado, o titular pode usar o cartão adicional até o que um novo cartão de crédito seja reposto pelo banco. 

Veja o que é preciso para fazer um cartão de crédito.
 

Cuidados a tomar com o cartão adicional

  • É muito importante que o beneficiado tenha responsabilidade nas compras com o cartão de crédito adicional. Se o cartão for dado a um adolescente, ou a alguém que nunca tenha tido um cartão de crédito anteriormente, o cuidado deve ser redobrado pois são inúmeros os casos de pessoas que se endividam devido a faturas  atrasadas de cartão de crédito, já que os juros são muito altos.
  • Para controlar gastos, sugerimos que o titular estabeleça um limite de gastos mensais (totais e das parcelas) com o beneficiado. Esse gasto deve caber em seu orçamento e ter uma folga maior do que o estabelecido caso o beneficiado se distraia e gaste mais do que o combinado.
  • É possível controlar os gastos do cartão adicional pela internet, onde a fatura fica disponível para o titular. É possível também solicitar o serviço de SMS – quando o beneficiado faz uma compra com o cartão adicional, o banco manda um SMS ao titular dizendo onde e quanto foi gasto na compra. Confira se seu banco dispõe desse serviço.
  • Deve-se ficar atento à anuidade do cartão de crédito adicional. Alguns bancos oferecem serviços de cartão adicional gratuitamente ou com taxas bem baixas, mas outros cobram anuidades caras, dependendo do crédito do titular. Verifique antes de contratar

Como usar o cartão de crédito ao seu favor

Como pedir um cartão adicional

Você pode solicitar o cartão adicional no momento que abre uma conta no banco, quando pede o seu cartão de crédito como pode também pedi-lo posteriormente. Para tanto, você pode se dirigir até a agência ou em alguns bancos, até fazer o pedido pela internet de forma fácil e rápida.
 

Banco do Brasil

O Banco do Brasil oferece cartão de crédito adicional com taxa de anuidade de 50% do cartão do titular. É possível pedir limites diferenciados para o cartão adicional e utilizar os pontos dele nos programas de relacionamento. No entanto, para requisitá-lo você tem que se dirigir à agência ou ligar para  4004 0001 para Regiões Metropolitanas e 0800 729 0001 para demais localidades. 
 

Bradesco

O Bradesco oferece ao cartão adicional os mesmos benefícios do cartão do titular, desde que a pessoa indicada seja maior de 16 anos, há possibilidade de acumular pontos no programa de recompensa e descontos especiais nas anuidades. Além disso, é possível pedir o cartão de crédito adicional pela internet. 

Veja o que é preciso para fazer um cartão de crédito

Caixa Econômica Federal 

O cartão de crédito adicional da caixa é chamado de Adicional Mesada Caixa e é indicado para presentear os filhos e ensiná-los a cuidar do próprio dinheiro.  O limite pode ser definido e alterado pelo titular da conta quando quiser. Ao atingi-lo, o cartão não faz mais compras.  A anuidade equivale a 50% da anuidade do seu cartão de crédito titular. Além disso, ele pode ser dado a crianças a partir de 12 anos e todas as despesas são listadas na fatura do titular, separadas pelo nome de cada usuário.

Itaú

O Itaú oferece 50% de desconto em diversos cinemas, teatros e shows pelo seu cartão de crédito adicional, além de parcerias com várias lojas. Todos os gastos do cartão vêm em uma única fatura e o limite é compartilhado. Fazendo o cartão de crédito adicional pelo website do banco, é possível ganhar 50% de desconto da anuidade do titular.

Santander

O Santander permite que o titular peça até 5 cartões adicionais vinculados à sua conta com todos os gastos concentrados na fatura principal para melhor controle.  É possível determinar o limite de crédito para cada um dos cartões adicionais e as compras realizadas pelos cartões adicionais também valem bônus no Programa Bônus Esfera. O cartão de crédito adicional só pode ser oferecido para maiores de 16 anos. 

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Na Web:

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar