Confira modelo de carta de apresentação para seguir

Para tornar a abordagem mais intimista e filtrar determinados candidatos, a carta de apresentação é papel fundamental na contratação. Veja como fazer a sua.

Confira modelo de carta de apresentação para seguir
Redigi-la com cautela é essencial para criar uma primeira impressão mais favorável

Possuir uma carta de apresentação coerente e concisa junto ao currículo pode ser um excelente diferencial quando se disputa uma vaga de emprego; algumas empresas inclusive colocam em seus anúncios a exigência da mesma como um meio de filtrar e identificar potenciais candidatos.

A princípio, anexar uma apresentação de seu perfil e qualificações ao currículo parece uma tarefa simples, mas ainda assim existe um grande número de profissionais com dificuldades em sua elaboração. As questões apontadas são compreensíveis e a maioria só se dá conta delas quando tenta elaborar um texto com suas qualidades e defeitos; é nesse momento que ser profissional e enaltecer suas virtudes sem parecer arrogante atrasa todo o processo.

Dicas e cuidados para fazer sua carta de apresentação

Diante de algumas informações chave e cuidados específicos para se tomar diante da elaboração de uma carta de apresentação, torna-la versátil a diversas vagas e ocasiões pode se tornar uma tarefa bastante prática e quase automática. Conheça algumas dicas para facilitar o processo e modelos de elaboração para se inspirar.

Enderece e Assine

Nem sempre temos essa informação e, se for esse o caso, é possível colocar de forma genérica como “caro recrutador”. Porém, tendo a informação, insira o nome e cargo da pessoa a quem a carta será direcionada. Além de proporcionar uma aproximação de quem irá avaliar a carta, o endereçamento ainda demonstrará um certo conhecimento e atenção sobre a vaga.

Deve-se lembrar que uma carta de apresentação é diferente de um currículo, e nela é permitido colocar uma assinatura cordial ao final. É possível ainda nesse espaço inserir telefone e outros meios de contato que julgar convenientes.

MELHORE
O SEU
CV COM 
UM CURSO
SUPERIOR
Comece já!

Linguagem e Ortografia

Esse é um ponto muito importante pois, como o próprio nome já sugere, a carta de apresentação será a responsável por transmitir suas impressões iniciais à empresa contratante. Neste caso, é fundamental manter a formalidade e a eloquência ao redigi-la.

Assim como a linguagem, os deslizes ortográficos são muito comuns ao redigir a carta de apresentação, podendo causar até mesmo a desqualificação do candidato. Atente-se e revise a ortografia, pois neste ponto de extrema importância é que o recrutador poderá ter um impacto positivo ou negativo sobre o profissional.

Nome da Empresa

Pode parecer óbvio, mas é muito comum que as pessoas esqueçam de colocar o nome das empresas para as quais estão se candidatando. É importante ter atenção a esse detalhe, o qual se mostra fundamental para que a carta realmente pareça ter sido redigida especialmente para aquele cargo.

Você sabe como montar um currículo do zero? Veja aqui

Personalização

Colocar características profissionais que tenham relação com a vaga pretendida faz com que o leitor se concentre nestas características e não se distraia com outras habilidades que não serão consideradas ao cargo. Isso vale para as características pessoais também.

Aspectos Negativos

Mesmo que alguns pontos negativos possam fazer parte do texto, deve-se lembrar que esta é uma carta destinada a causar uma boa impressão ao recrutador; pontos negativos não devem fazer parte do texto a não ser que seja realmente necessário.

Ler e Reler

Antes da carta ser enviada ela deve ser revista ao menos 2 vezes, tanto para verificar a existência de possíveis erros gramaticais, quando para avaliar a qualidade do texto e a coerências das informações ali apresentadas.

Confira 5 modelos de currículos para baixar e preencher

Formatação e Modelo

A carta de apresentação deve ser sucinta, não ultrapassando os três ou quatro parágrafos. Também é importante mantê-la em um formato A4, seguindo o padrão do currículo. A seguir, apresentamos um dos muitos modelos possíveis para produzir sua carta de apresentação de maneira objetiva e formal. Para o exemplo abaixo, foram utilizados nome e cargo fictício.


São Paulo, 09 de Maio de 2016 

 Prezados Senhores,

 

 Estou à procura de novos desafios profissionais na área de Recursos Humanos e acredito que sua empresa possa ter  interesse por minhas qualificações.

 Sou graduada em Comunicação Social e História, com pós-graduação em Administração. Atuo na área de Recursos  Humanos há nove anos, com destaque para o desenvolvimento e coordenação de atividades de treinamento, tendo inclusive  obtido a certificação ISO-9001.

 Envio anexo o meu currículo para fazer parte de seu banco de dados e coloco-me à disposição para uma entrevista pessoal,  quando poderei fornecer mais informações sobre minha experiência profissional.

 Cordialmente,

Ana Souza 

 

Fale inglês e tenha mais sucesso na sua carreira. Faça um teste e melhore o seu nível.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Heloísa von Ah Heloísa von Ah

Formada em Comunicação em Computação Gráfica e Design de Games, é apaixonada pela profissão que exerce. Uma aficionada por tecnologia, gatos e cinema underground.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar