14 carros que saíram do mercado em 2016

Os carros que saíram do mercado brasileiro nesse ano apresentaram baixa competitividade, preços pouco atrativos e apostaram em segmentos de baixa popularidade.

14 carros que saíram do mercado em 2016
Saiba quais foram carros que saíram do mercado brasileiro em 2016.

Ano para ser esquecido pela indústria automotiva brasileira, 2016 também foi o ano em que diversos modelos deram adeus às linhas de produção. Entre as montadoras nacionais, a Fiat foi a que mais teve carros que saíram do mercado, entre eles o Idea, Bravo, Bravo T-Jet e Freemont.

Os carros que saíram do mercado em 2016

Também não deixa de chamar a atenção a saída de modelos pertencentes a segmentos não muito populares no Brasil, como o esportivo RCZ da Peugeot e o station wagon Passat Variant. De qualquer maneira, o motivo para retirada de um carro do mercado é sempre o mesmo: o mau desempenho nas vendas.

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

1. Renault Clio

A saída do Clio já era esperada, uma vez que o declínio nas vendas vinha numa decrescente desde 2014. A partir do próximo ano, o modelo de entrada da montadora francesa será o Kwid.

2. Chevrolet Classic

O herdeiro do Corsa Sedan foi produzido ao longo de treze anos no Brasil, e foi substituído pelo Prisma Joy.

3. Fiat Idea

Outro modelo relativamente longevo, o Fiat Idea é um dos carros que saíram do mercado em 2016, após onze anos de estrada.

Fiat Idea
Foto: Divulgação Fiat

4. Fiat Bravo

Fabricado na planta de Betim, em Minas Gerais, o Fiat Bravo definitivamente não emplacou em seis anos que permaneceu à venda. Para suprir sua ausência, a Fiat poderá ressuscitar o Fiat Tipo.

5. Fiat Linea

Assim como o Bravo, o Fiat Linea nunca esteve entre os modelos mais emplacados, e em 2016 entra para a inglória lista dos carros que saíram do mercado. Seu substituto será o sedã até agora chamado de X6S, com fabricação na Argentina.

6. Fiat Siena EL

Embora continue a ser um Siena, o substituto da versão EL, o Attractive, é um modelo totalmente diferente, com motor 1.0 e batizado de Grand Siena.

Fiat Siena EL
Foto: Divulgação Fiat

7. Fiat Palio Fire

Realmente impressiona a quantidade de carros que saíram do mercado pertencentes à Fiat, entre eles o Palio Fire, hoje à venda apenas para empresas.

Leia também: Os 20 carros mais vendidos em 2016 - até Novembro

8. Fiat Doblò Cargo

Não perca as contas, contamos oito carros fora de linha até agora, dos quais seis são da montadora italiana. No caso do Doblò Cargo, o modelo substituto foi o Fiorino.

9. Fiat Punto T-Jet

Equipado com motor 1.4 turbo de 152 cv de potência, o Punto T-Jet não foi páreo para os concorrentes, e fracassou nas vendas, saindo de linha em 2016.

Fiat Punto T-Jet
Foto: Divulgação Fiat

10. Fiat Uno Vivace

Substituída pelo Mobi, que tomou o lugar da clássica Fiat Uno como carro de entrada, a versão Vivace deixou de ser o carro mais barato da Fiat.

11. Fiat 500

Importado do México, o super compacto não resistiu à alta do dólar e teve sua importação interrompida para o Brasil. É a crise...

Foto: Divulgação Fiat

12. Fiat Freemont

Na mesma situação do Fiat 500, modelo importado do México que sai de cena, o Freemont vendeu pouco e terá como substituta a versão SUV do Fiat Toro.

Fiat Freemont
Foto: Divulgação Fiat

13. Peugeot RCZ

Embora tenha sido um coupé estiloso, certamente o Peugeot RCZ passou despercebido no mercado brasileiro, registrando vendas abaixo da média.

14. Volkswagen Passat Variant

O segmento de Station Wagon, já cambaleante pela alta dos SUVs, não permitiu que a VW desse continuidade às vendas do Passat Variant. Mesmo com o lançamento do novo Passat, as vendas do modelo foram baixas, o que motivou sua retirada do mercado. Para esse perfil, a Volks conta com o Golf Variant.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Na Web: