Carros movidos a diesel: quais são e quanto custam?

Desde 1976, o governo proíbe a venda de carros movidos a diesel que não sejam de carga ou para transporte coletivo, mas essa lei pode cair em breve.

Carros movidos a diesel: quais são e quanto custam?
Entenda o que diz a lei sobre estes carros

Os carros movidos a diesel ainda são minoritários, embora o combustível seja consideravelmente mais econômico se comparado à gasolina. Ambos derivados do petróleo, a gasolina permite, em média, que um veículo percorra 12km/l na cidade, enquanto o diesel aumenta essa relação em quase duas vezes, com uma média de 20km/l rodados em áreas urbanas.

No entanto, o comércio do combustível está sujeito a barreiras legais que impedem que abasteça carros de passeio, as principais delas, a portaria MIC 346/1976 e suas portarias, que proíbe a venda de veículos de passageiros a diesel; e a portaria 23/1994, com a mesma proibição, mas para veículos de passeio.

As proibições tiveram fundamento na época em que se materializaram em leis, mas hoje o cenário é diferente, e com novas demandas, a liberação do diesel é um dos assuntos em pauta. Está em tramitação o Projeto de Lei número 84/2015, do senador de Alagoas Benedito de Lira, e que prevê a anulação das leis que vetam o uso do combustível no Brasil, atualmente só permitido para veículos como caminhões, ônibus, pickups e SUV’s.

Os carros movidos a diesel mais vendidos do Brasil

O diesel é um combustível que proporciona maior torque, por isso é indicado para veículos que necessitam de mais força e tração. Isso explica em parte porque são mais caros que os carros movidos a gasolina, que em compensação permite que o motor trabalhe em rotações mais elevadas.

O desempenho em vendas dos veículos movidos a diesel comprova que existe uma fatia do mercado pronta para absorver uma hipotética produção de carros de passeio que fosse movida pelo combustível. Segundo a Fenabrave, os carros movidos a diesel registram, em 2016, as seguintes quantidades de emplacamentos:

Fiat Toro (R$ 77.800)

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O sucesso nas vendas da pickup fez com que a Fiat reajustasse os preços de todas as versões em abril de 2016. Registrando desde janeiro 24.347 emplacamentos, a Fiat Toro conta com motor 2.0 e tração 4x2. Tração nas quatro rodas, apenas nas versões mais caras.

Toyota Hilux (R$ 114.860)

Com 22.519 unidades emplacadas até agosto de 2016, a Hilux é equipada com motor 2.8 de 117cv de potência. Para um veículo a diesel, seu consumo não chega a empolgar: na versão com câmbio manual, faz 9,3 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. Já nas versões com câmbio automático, o consumo é de 9.0 km/l na cidade e 10,5 km/l em rodovias.

Chevrolet S10 (R$ 72.350)

Isolada na terceira posição, a S10 contabiliza, em 2016, 15.676 unidades emplacadas. A pickup passou por uma reformulação em maio, a passou a contar com motor 2.8 flex com opção a diesel com 200cv de potência, extinguindo-se o motor 2.4.

Os 10 carros mais vendidos em 2016

Ford Ranger (R$ 129.900)

Também disponível com motor flex, a Ranger conta com motor 2.5 de 173cv de potência. A pickup da Ford teve, ao longo de 2016, 10.307 unidades emplacadas.

Renault Oroch (R$ 62.290)

Um dos mais baratos veículos a diesel no Brasil, o Renault Oroch registra até o momento 9.009 emplacamentos. Sua versão de entrada é flex, com motor 1.6 16V com rendimento de até 115cv.

Porque nem todos os carros são movidos a diesel?

Em linhas gerais, pode-se dizer que o diesel é um combustível mais indicado para veículos que necessitam de muita explosão. Desta forma, motores a diesel não funcionam a rotações superiores a 5000 RPM, o que significa que a velocidade final nesses veículos será menor. Já os carros movidos a gasolina trabalham sem dificuldades em rotações elevadas, o que garante maior versatilidade.

Numa analogia com o esporte, é como se os veículos a diesel fossem corredores de 100 metros rasos, enquanto os movidos a gasolina se situariam em provas de distâncias maiores e que exigissem mais resistência.

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