Cuidados a tomar com carros flex

Entenda alguns dos cuidados específicos para carros flex e evite danos às velas e a outros componentes. Fique atento e garanta uma maior vida útil ao motor.

Cuidados a tomar com carros flex
Carros flex contam com um reservatório especial de gasolina

Os carros flex já respondem hoje por mais da metade da frota de veículos em circulação no Brasil. Em 2015, de acordo com informativo do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças), os carros movidos tanto a etanol quanto à gasolina representam 54,3% da frota brasileira, enquanto carros movidos somente a gasolina perfazem o total de 34,3%, com o restante dividido entre carros movidos a diesel ou etanol somente.

Os cuidados exigidos pelos carros flex não diferem muito dos que são movidos a um único combustível. Existe, no entanto, um componente desses carros que demanda atenção especial, o tanque de partida a frio. É sobre ele que falamos a seguir.

Carros flex e os cuidados com o tanque de partida a frio

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Em carros flex, existe um pequeno reservatório de combustível localizado na parte superior do motor, chamado de tanque de partida a frio. Ele é acionado sempre que o carro permanece em locais com temperaturas abaixo de 15 graus, justamente para evitar a superada“aquecida” do motor antes de sair com o carro, procedimento comum em carros movidos à álcool antigos.

Como estamos no Brasil, um país de temperaturas elevadas naturalmente, pode ser que com o tempo a gasolina contida no tanque de partida a frio envelheça pela falta de uso. A recomendação dos especialistas é para que essa gasolina seja trocada a cada 90 dias que o tanque permanecer parada.

Como fazer a troca

A gasolina do tanque de partida a frio de carros flex não pode ser trocada em postos de combustível. O certo é levar o carro numa oficina para fazer a reposição, de preferência por gasolina aditivada. Não é necessário encher o tanque, uma pequena quantidade, que pode variar de acordo com o modelo do carro, deverá bastar.

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Acostumando o carro com um combustível

Existe uma crença de que os carros flex podem viciar em um combustível usado com muita frequência. Trata-se de uma confusão feita com a recomendação de, ao trocar por um combustível, rodar por cerca de 8 quilômetros, para que o sistema flex possa reconhecer o combustível utilizado e fazer os cálculos necessários para quando der a partida novamente.

Uma recomendação muito importante que deve ser seguida é, em caso de falta de resposta do motor na hora da partida, jamais insistir. Isso pode causar danos como o encharcamento das velas. O correto é deixar o carro totalmente parado por meia hora, e só então tentar dar nova partida no motor.

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