10 marcas que têm mais carros com defeitos de fabricação

Saiba quais são as marcas que liberam para o mercado mais carros com defeitos de fabricação e precisam fazer recall com mais frequência.

10 marcas que têm mais carros com defeitos de fabricação
É na prática que as fabricantes aprendem: conheça as maiores chamadoras de recalls no país

Você sabe o que é e para que serve uma chamada de recall de carro? De acordo com o site do Procon, “O chamamento (recall), ou Aviso de Risco, tem por objetivo básico proteger e preservar a vida, saúde, integridade e segurança do consumidor, bem como evitar prejuízos materiais e morais.” no caso de carros com defeito de fabricação.

Qualquer produto pode fazer um recall, mas a categoria que os faz com mais frequência é, sem dúvida, a automotiva. Apesar de as empresas serem obrigadas a informar os clientes em meios de comunicação grande abrangência a respeito dos reparos em defeitos de fábrica, não são obrigadas a atingirem um número mínimo de aderências ao chamado. Talvez seja por isso que só 6% dos carros chamados para recalls desde 1988 tenham sido reparados.


Carros com defeitos de fabricação

Quer saber se o seu carro passou por recall ou precisa passar devido a algum defeito de fabricação? Acesse o site do Procon e, no menu à direita ainda na home, clique em Recall. Ao lado da aba “Apresentação”, está a opção “Busca Modelo/Marca”, selecione. Preencha com os dados do seu veículo e veja se houve algum recall. Acesse o informativo para saber as datas. Se você consertou o defeito num mecânico antes de ser chamado para o reparo pela fabricante, saiba que tem o direito de ser ressarcido integralmente. As informações a seguir foram fornecidas pelo site do Procon, em relatórios enviados pelas próprias marcas ao órgão.

10. BMW

recalldecarros

O segmento automotivo da alemã BMW fica em 10º lugar, com 22 campanhas de recall de carros. No topo da lista de modelos mais chamados para reparos, está o 320I.

9. Volkswagen

Foram 25 recalls de carros nos últimos 13 anos. Um dos casos mais polêmicos foram alguns dedos decepados pelo sistema de rebatimento dos bancos mal-projetado do Space Fox e Cross Fox. Fox e Golf lideram a lista dos mais chamados.

8. Jeep

A americana ocupa a 8ª posição no ranking, com 27 chamados feitos aos consumidores, mesma quantidade da Citröen.

7. Citröen

A fabricante francesa fez chamou os consumidores 27 vezes para reparos em defeitos de fabricação, principalmente para o C3, Aircross e C3 Picasso.

6. Honda

recalldecarros

A japonesa Honda fez 28 chamados de recall de carros desde 2002. Um deles foi o polêmico problema do tapete do motorista que poderia eventualmente encobrir o acelerador e pressioná-lo involuntariamente, podendo levar a graves acidentes. Civic, Fit e CR-V são os mais chamados.

5. Land Rover

Com 33 campanhas, a Land Rover ocupa a 5ª posição no ranking dos que mais fazem recall de carros, respondendo por uma fatia de 3,59% dos avisos de perigo de todas as fabricantes de veículos.

4. Volvo

Foram 39 chamados da marca mais segura do mundo. Se os avisos de recalls de carros são feitos por possíveis perigos que o consumidor corre ao utilizar o produto, não faz muito sentido que estejam em 4º na lsita.

3. Mercedes-Benz

Foram 47 chamados de recall de carros feitos pelo fabricante. O líder de chamados é o Mercedez Axor, com 7. As marcas de luxo costumam ter maior aderência aos recalls por conta da menor quantidade vendida e mais facilidade para encontrar e se comunicar com os compradores.

2. Ford

A Ford é a segunda marca com maior incidência de recalls de carro nos seus veículos: foram 52 avisos e chamados nos últimos 13 anos, sendo que, destes, quase metade se referia ao Fiesta, EcoSport e Fusion.

1. Chevrolet

recalldecarros


A Chevrolet lidera a quantidade de recalls de carro no segmento automotivo, com 56 campanhas entre 2002 e 2015 e porcentagem de 6,09% dentre todas as marcas. Proprietários do Celta e da Montana foram os mais chamados, acumulando 18 recalls.

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Na Web: