Carroceria de carro: entenda as características de cada uma

Você conhece todos os tipos de carroceria de carro? Entenda as características, origens a curiosidades de cada uma.

Carroceria de carro: entenda as características de cada uma
Conheça as origens e detalhes de cada carroceria de carros de hoje

já fez um test drive? veja como é fácilagende grátis

Sedan, hatch, pick-up, jipe. Quantos outros tipos de carroceria de carro você lembra o nome? Fazem 130 anos desde o primeiro veículo com motor de combustão interna. Nesse tempo, os carros evoluíram muito e foram divididos em várias categorias. A lista é grande e tem alguns nomes difíceis. Para ajudar, listamos as principais com suas características, origens, curiosidades e mais.

Entenda as características de cada carroceria de carro


Cabriolet: é um conversível, geralmente derivado dos cupês de 2 ou 4 lugares. Seu teto completamente removível pode ser rígido ou de tecido e exceto pelo modelo mais novos, que por motivos de segurança, tem arco de porta ou teto, os antigos não tinham esses arcos. Um bom exemplo de Cabriolet é a Mercedez CLK Cabrio.

Conversível: é um carro que tem seu teto escamoteável. Com para-brisas fixo, ele pode se converter em um cupê quando o teto é fechado. O Peugeot 308 CC é assim.

Crossover: é o nome dado a mistura carroceria de carro. Geralmente são veículos altos em relação ao chão, com grande espaço interno e aparência robusta, apesar de serem monoblocos e não terem atributos off road. O VW CrossFox foi concebido com essa ideia.



Cupê ou Coupé (Cortado em francês): são carros com carroceria em três blocos, teto baixo e coluna traseira inclinada. Tipo o Honda Civic SI ou o Porsche 911.

À PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

Fastback: são modelos com traseira mais longa, com uma inclinação suave do teto até o porta malas levemente curvo. Um dos modelos mais populares de fastback é o Ford Mustang.

Furgão: tem por característica principal o amplo espaço para cargas na parte traseira que geralmente não tem janelas e assentos. O Fiat Fiorino representa muito bem a categoria.

Gran Turismo: conta com design esportivo, duas portas, traseira curta, capô longo e costumam ter dois bancos na frente e dois bancos pequenos atrás, modelo de origem italiana, pode ser encontrado hoje no Brasil na belíssima Maserati Gran Turismo.

Hatchback ou Hatch: geralmente são os modelos de entradas das montadoras, tem como principal característica o espaço interno curto, que termina logo apos o banco dos passageiros. Contando com a grande porta traseira, daí vem o nome Hatch (escotilha em inglês), costumam ter 3 ou 5 portas. VW Gol, Fiat Palio são hatchbacks.



Jipe: era inicialmente um carro de uso militar, com tração nas quatro rodas, boa distancia do chão e capaz de enfrentar terrenos difíceis, fez bastante sucesso e evoluiu nos potentes Troller T4 e outros.

Kammback: é de origem alemã, desenhado inicialmente por Wunibald Kamm em 1930, esses modelos contam com uma leve queda do teto que é interrompida bruscamente no porta malas, dando maior aerodinâmica ao carro. No Brasil o principal representante do estilo é o Toyota Prius.

Limusine: geralmente são modelos com entre-eixo alongado e uma separação entre o motorista e os passageiros. Capaz de carregar várias pessoas e cheia de acessórios de luxo com frigobar, tv, telefone. Infelizmente não há modelos desses sendo produzidos no Brasil.

Minivan: é considerada um veículo de carroceria de monovolume, pois o motor, cabine e porta mala dividem o mesmo espaço. É um carro longo e versátil que diferente dos furgões tem bancos e janelas na parte traseira. No Brasil o Citröen C3 Picasso ilustra a categoria.

Notchback: não é comum no Brasil mas é sucesso na Europa. São carros com carroceria de três volumes com porta mala curto que dá acesso ao banco traseiro quando aberto. O antigo Ford Escort de cinco portas é um notchback.



Perua: também chamada de Station Wagon, é o carro da família por ser capaz de carregar muita coisa. Conta com amplo espaço interno sem divisórias entre porta mala e banco traseiro. Uma das peruas mais emblemáticas no Brasil é a VW SpaceFox.

Pick-up, picape ou caminhonete: esse modelo caiu nas graças de quem trabalha com transporte de carga. Tem a cabine de dois ou cinco lugares separada da caçamba que é montada em um chassi longarina, permitindo diferentes tipos de traseira. Ford F250 e Fiat Strada são modelos famosos.

Roadster: é um carro projetado para estrada, com dois lugares posicionados próximos ao eixo traseiro, motor dianteiro com capo bem evidente e forte presença esportiva. O potente Audi TT é um exemplo desse tipo de carroceria.

Sedã ou Sedan: é um carro de três volumes e possivelmente o mais fácil de identificar, pois conta com motor, cabine e porta malas bem definidos. É só olhar um Toyota Corolla, Ford Fusion etc.



Targa: é um tipo de conversível. Diferente dos outros, ele só tem uma parte do teto, geralmente acima da cabeça dos ocupantes, que se abre. Inicialmente criado pela Porsche, seu exemplo é o modelo Porsche 911 Targa.

Utilitário Esportivo: ou SUV, é uma mistura de pick-up com perua que surgiu na década de 40. É um carro misto, com bom desempenho em todo tipo de terreno, itens de luxo e valor elevado. O Ford EcoSport é um SUV.

Van: é um veículo monobloco que utiliza todo o espaço interno para transportar várias pessoas. Esse tipo de carroceria de carro varia de tamanho e forma. O pioneiro no Brasil foi a VW Kombi, que está para ganhar uma repaginada.

Esses são os principais modelos de carroceria de carro que estão presentes no Brasil e no mundo. E agora, quantos desses você conhecia e sabia diferenciar? Deixe nos comentários sua opinião, dúvidas e sugestões.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar