5 coisas que deixam seu carro desalinhado

Carro desalinhado: quais são as causas e consequências do problema e como o motorista pode corrigir e prevenir a incidência.

5 coisas que deixam seu carro desalinhado
Saiba quais são as causas e quanto custa para consertar

Agende o seu test drive gratuito

Volante puxando para um lado, trepidação e pneus gastos de maneira desproporcional entre os lados ou eixos são sintomas típicos de um carro desalinhado. Os problemas que os causam podem variar, desde o desgaste natural vivendo em grandes cidades até pequenos descuidos do motorista.

Dicas e truques fáceis de como cuidar do carro

Carro desalinhado: como detectar

Para descobrir se o seu carro está alinhado ou não, você deve checar o desgaste dos pneus e ver se estão todos nas mesmas condições. Outra dica é, andando em linha reta, folgar as mãos do volante para ver se o carro tende para algum lado. No caso de o volante virar sozinho, o carro está desalinhado. Eis aqui os fatores que contribuem para o desalinhamento do seu veículo.

Vias esburacadas

Sabemos que no Brasil não é fácil manter o carro sempre alinhado. Isso porque a má condição das vias, que sempre apresentam buracos, contribui muito para o desalinhamento. O motorista deve procurar evitar as vias esburacadas sempre que possível e checar os pneus constantemente para que não haja nenhuma diferença na calibragem.

Saiba como melhorar o desemprenho do seu carro

Pneus descalibrados

Um fator que contribui para o carro desalinhado é a descalibração dos pneus ou calibragem irregular. Quando um dos lados ou dos pneus apresenta uma calibragem diferente dos demais, o proprietário deve calibrar novamente. Se o problema persistir, vale verificar se não há nenhum outro problema, como caroços salientes nos pneus ou até mesmo um furo. Note que um pneu descalibrado pode até mesmo prejudicar a potência do veículo e consumir mais combustível que o usual.

Veja também alguns mitos e verdades sobre pneu reformado

Virar o volante com o carro parado

A PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

Mexer na direção com o veículo parado ou desligado e forçá-la para os lados é um dos motivos de carro desalinhado. Isso geralmente acontece ao sair de pequenas vagas e executar pequenas manobras. Forçar a direção em excesso ou ao máximo também não é nada bom nos veículos com direção hidráulica, pois podem prejudicar as válvulas do volante.

Eixo torcido

Subir na guia de forma brusca ou executar manobras próximas à guia contribuem muito para o desalinhamento do veículo. Para evitar o problema, procure sempre manter uma distância de segurança das guias, evitando encostar nelas sempre que precisar manobrar. Nos casos de acidentes em que o condutor subiu na guia com muita velocidade, o alinhamento também pode ser comprometido.

Desgaste natural

Recomenda-se que sejam feitos os alinhamentos e balanceamentos nos veículos a cada 20 mil quilômetros. Isso porque o tempo, além da má condição das vias, pode naturalmente desviar a direção para os lados e prejudicar o desempenho do carro.

Saiba como melhorar o desemprenho do seu carro

Carro desalinhado: quanto custa para corrigir

Alinhar o veículo não é um bicho de sete cabeças e é um problema de rotina que deve ser constantemente revisto pelo proprietário sempre que notar as condições descritas acima. O custo do serviço completo, de alinhamento, balanceamento e cambagem do veículo será de mais ou menos R$ 100,00. O procedimento é importante para garantir a vida útil de outros componentes e evitar desgastes irregulares de outras peças, como pneus e suspensão.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.
 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Gabriela Ventura Gabriela Ventura

Natural de São Paulo, estudante de Publicidade e Propaganda na USP. Não tem hobbies fixos nem rotina, é apaixonada pelo imprevisto. Foi fazer intercâmbio em Lisboa e... estendeu a estadia por tempo indeterminado.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar