Carro blindado - conheça sobre o processo e quanto custa

Já pensou em ter um carro blindado para aumentar a sua segurança? Veja quanto custa o processo de blindagem e as vantagens e desvantagens que traz ao carro

Carro blindado - conheça sobre o processo e quanto custa
Descubra os prós e contras dos carros blindados

Com a insegurança vivida nas ruas do Brasil atualmente muitos brasileiros estão optando por comprar carros blindados ou pagar pelo processo de blindagem do seu veículo. Veja no artigo quanto custa tornar o seu carro blindado e os prós e contras do processo.

Carro blindado – o que é?

Um carro blindado fica protegido contra possíveis ataques de armas de fogo. Quando o carro passa por um processo de blindagem ele é revestido com diversas camadas de proteção:

  • Revestimento de aramida – são implantadas 9 camadas deste tecido, uma fibra especial com fios entrelaçados que distribui a força do impacto em todas as direções impedindo a penetração do progétil.
  • Overlap – algumas partes do carro merecem atenção especial como as portas e vidros, que são recobertas com aço e aramida (overlap). As rodas também recebem anéis de aço para possibilitar a rodagem mesmo quando o pneu está murcho.
  • Vidros – os vidros comuns do carro são substituídos por camadas de vidros e polímeros como o policarbonato e poliuretano, que não se partem quando recebem tiros. Diminui a transparência do vidro mas não altera a dirigibilidade.

Niveis de blindagem

Existem 5 níveis de blindagem de carros, apenas 4 delas estão disponíveis para civis.

  • Nivel IA – é o menor nível de blindagem possível, ela protege contra disparo de armas calibre 32 e 38. É vulnerável a armas de calibre maior.
  • Nivel II e IIA – esses níveis de resistência conseguem impedir a penetração de progéteis de armas calibre 32, 38, 9 milímetros e disparos de Magnum 357.
  • Nível IIIA – esse é tipo de blindagem mais comum, presente em 95% dos carros blindados. É resistente a progéteis de todos os calibres, incluindo a submetralhadoras (pistolas) 9 milímetros e à Magnum 44.
  • Nível III e IV – este níveis de blindagem são restritos. O nível III só pode ser instalado com autorização prévia das forças armadas enquanto o nível IV é restrito apenas às forças armadas e a chefes de estado da nação.
dirija o
carro dos 
seus sonhos

agende um test drive

Quanto custa um carro blindado?

Depende do veículo e se você já vai comprá-lo blindado ou se vai mandar fazer o processo de blindagem. O processo de blindagem nível 3 de um veículo no Brasil custa em média entre R$50 mil e R$80 mil reais. Comprar um carro blindado direto na concessionária vai custar o valor do veículo mais o adicional da blindagem.

Prós e contras

Existem vantagens e desvantagens de ter um carro blindado, veja abaixo:

Vantagem

Segurança. Não existe outro motivo para ter um carro blindado que não este, a blindagem garante que o motorista e demais passageiros não serão atingidos por progéteis enquanto estiverem dentro do veículo.

Bateria automotiva: dicas e cuidados para fazer durar mais

Desvantagens

  • Custo – não é barato o processo de blindagem automotiva
  • Manutenção – um carro blindado precisa de revisões mais constantes do que os carros comuns. Um blindado precisa ir para a revisão sempre que faltar 10 mil km para a revisão agendada para um carro normal.
  • Maior peso – quando o carro sofre o processo de blindagem o seu peso fica 12% maior, ou seja, aumenta cerca de 200 kg, e isso afeta os sistemas de freios e suspensão, por isso as revisões são mais constantes.
  • Motor no mínimo 1.8 de potência – o carro precisa ter no mínimo esta potência para conseguir desenvolver bem com o peso acrescido na blindagem, o ideal é que seja de 2.0 para cima.
  • Depreciação do veículo – um veículo blindado perde valor de mercado mais rapidamento do que um comum. Em alguns anos, ele pode custar até a metade do preço, o que torna a compra de um carro zero blindado uma opção pouco viável.
  • Aumento no consumo de combustível – um carro mais pesado consome mais gasolina, o aumento de combustível é considerável após a blindagem.
  • Vidros – com as camadas de polímeros, os vidros ficam mais pesados. Portanto é comum que os carros blindados tenham os vidros fixos, não abrem. Em alguns casos é possível instalar um sistema para abrir e fechar mais potente do que o normal, o que acrescenta custos à blindagem.

Regras para a blindagem

Se você deseja blindar o seu carro ou comprar um carro blindado, deve recorrer à empresas que possuem certificado no Exército Brasileiro para fazer tal serviço. Após blindar o carro é preciso é preciso registrá-lo no Departamento Estadual de Trânsito (Detran) como um carro blindado que segue as normas exigidas e não tem nível de blindagem restrito.

Faça um test drive sem custos e sem compromisso. Agende já!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Ana Luiza Fernandes é brasileira, natural de Minas Gerais, formada em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo e hoje cursa Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Porto, Portugal. Possui trabalhos na área de Jornalismo Cultural, Fotografia, Documentário e Assessoria de Imprensa e é apaixonada pela profissão desde criança.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar