Carro autônomo do Uber em parceira com Volvo deverá sair do papel

Grandes montadoras estão investindo em parcerias com empresas de tecnologia para desenvolver veículos autônomos, tais como o carro autônomo do Uber.

Carro autônomo do Uber em parceira com Volvo deverá sair do papel
Primeiro passo para a criação de frotas independentes de veículos

A montadora sueca Volvo acaba de anunciar parceria para começar a desenvolver um modelo exclusivo de carro autônomo do Uber. Trata-se de um veículo feito sob medida para a empresa de táxi alemã, baseado na plataforma SPA, usada pela Volvo na fabricação de modelos como o S90 e a v90.

No total, serão investidos ao longo do desenvolvimento US$ 300 milhões, aproximadamente R$ 960 milhões, num prazo ainda não divulgado pelas empresas. No entanto, como forma de já começar a testar a tecnologia, o Uber deverá em breve começar a utilizar em sua frota o modelo XC90 da Volvo, que contarão com sistema adaptado de direção autônoma.

Por que a Volvo investe no carro autônomo do Uber

O carro autônomo do Uber é o passo à frente da Volvo numa corrida que já se vislumbra entre as grandes montadoras em parceria com gigantes da tecnologia. Embora o diretor executivo do Uber, Travis Kalanick, afirme que a motivação principal é de evitar acidentes com vítimas fatais, para empresas como o Uber, a possibilidade de contar com veículos que dispensam motorista sem dúvida desonera do seu maior custo operacional, o pagamento de motoristas. Além disso, isso elimina a necessidade da empresa de transporte de precisar sublocar seus carros, já que, atualmente, o Uber se vale de veículos de terceiros para compor sua frota.

Seguro Auto Caixa SeguradoraCote, personalize e contrate online

Para a Volvo e as demais montadoras, o significado de sair na frente na corrida pela primazia do carro autônomo significa antecipar-se em atender a um mercado latente e com enorme potencial de se tornar uma das maiores fontes de receitas para o instável mercado automotivo. Nesse sentido, o carro autônomo do Uber representará uma fatia de mercado na qual as montadoras estão sempre de olho, a de empresas que operam com frotas.

Outras empresas e parcerias

Além da dobradinha Volvo / Uber, a Ford já anunciou parceria com o buscador Baidu, concorrente chinês do Google. Já existe também parcerias entre a Fiat Chrysler e Google, nos mesmos moldes do Uber com a montadora sueca, entre a Chevrolet e o concorrente do Uber nos Estados Unidos, o Lyft, Intel e Mobileye com a BMW e entre a Volkswagen e o aplicativo Gett, similar ao Uber. A Toyota também se posicionou como parceira do Uber e a rival Nissan, única montadora ainda sem parcerias, anunciou já para esse ano o lançamento de carros com algumas funções autônomas.

Portanto,o carro autônomo do Uber é certamente o primeiro round de uma luta que promete se estender ao longo dos próximos anos. Espera-se que o resultado seja, de fato, um trânsito mais seguro.

Youse é o Seguro Auto Online da Caixa Seguradora. Barato, rápido, sem burocracia.

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Julio Benck Julio Benck

Jornalista em permanente formação, entende que toda profissão tem sua arte e uma beleza característica, é só saber encontrar.

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar