Carro aquecendo: veja porque isso acontece e como resolver

Já sabe o que fazer se pegar um carro aquecendo algum dia? Clique aqui e descubra como evitar futuras dores de cabeça.

Carro aquecendo: veja porque isso acontece e como resolver
Conheça as razões e soluções para quando seu carro superaquecer

já fez um test drive? veja como é fácilagende grátis

O que acontece quando o ponteiro da temperatura sobe muito? Por que ele faz isso? Muita gente não sabe como responder e reagir nessas situações. Se o carro esquentar muito, ele pode chegar a fundir o motor. Ninguém quer isso, já que refazer um motor fundido é sempre bem problemático e muito caro. Para evitar o problema, selecionamos algumas dicas para você usar caso perceba o carro aquecendo.

Carro aquecendo: veja porque isso acontece e como resolver 
 

Primeiro vamos ao básico, o termostato no painel do carro não tem nada a ver com a temperatura do interior do veículo e sim, com a temperatura do motor. Você deve prestar atenção nele, ao notar uma alteração repentina e ser capaz de reagir a tempo. Esta atitude provavelmente economizará um bom dinheiro. Agora vamos aos motivos de superaquecimento. São vários fatores do carro aquecendo: 
 

Válvula Termostática

Ela controla todo o sistema de resfriamento do carro. Nunca retire-a do lugar. Para que essa válvula funcione corretamente, sempre tenha água e liquido resfriador no radiador do automóvel.

Mangueiras

É normal que com o tempo e uso, as mangueiras se desgastem, ficando fracas, quebradiças e até entupidas. Caso haja algum problema, elas serão incapazes de levar água ao motor e conseuquemtemente a um carro aquecendo. Procure por pontos de ressecamento ou fiapos soltos. Caso esteja assim, dirija-se até uma oficina de confiança para efetuar a troca das mangueiras. 
 


Reservatório de água e a tampa do radiador

À PROCURA DO CARRO IDEAL?
Antes de comprar, informe-se, teste e compare. Receba no seu email as melhores dicas e ofertas imperdíveis para você encontrar o carro dos seus sonhos.

Depois de verificar a água do radiador e reservatório, feche muito bem as tampas. Caso elas não estejam fechadas corretamente, o carro não será capaz de pressurizar a água e a enviar para o motor. De acordo com especialistas, 3 em cada 10 veículos que pedem socorro na auto estrada pelo fato do carro aquecendo, tem problemas relacionados ao reservatório e a tampa.

Bomba d’água

Outro vilão do aquecimento é essa peça. Quando ela falha, o motor não recebe água e esquenta rapidamente. Se você começar a ouvir barulhos estranhos de água ou se carro deixar poças no lugar que estava estacionado, procure um mecânico.

Agora vamos a reação, como evitar um prejuízo com carro aquecendo demais. Estes procedimentos são validos para qualquer tipo de aquecimento, seja ele detectado pelo termostato ou quando começar a sair fumaça branca do capô. 


  • Mantenha a calma
  • Estacione em um lugar seguro e desligue só o motor
  • Espere alguns minutos e abra o capô

  • Dê uma olhada no reservatório e reabasteça caso seja necessário
  • Abra a tampa do radiador lentamente. Muita atenção aqui, só abra a tampa se o carro estiver totalmente resfriado. Se você abrir enquanto carro ainda está quente, vai voar água fervendo para todo lado
  • Se o nível de água ou liquido resfriador estiver baixo, encha até a boca com água limpa
  • Feche muito bem a tampa e procure pro mangueiras derretidas ou furadas. Se encontrar, chame um guincho
  • Olhe embaixo do carro e procure por vazamentos. Se houver perda ou vazamento, chame um guincho
  • Se estiver tudo bem, ligue o carro e fique atento ao termostato. Se chegar no vermelho de novo, encoste outra vez e chame o guincho

De preferencia ao uso de líquidos resfriadores ao invés de água, eles alteram o ponto de ebulição e congelamento da água, dificultando o superaquecimento do carro. Consulte o manual do seu veiculo para saber exatamente de quanto em quanto tempo trocar o liquido. 

A dica de ouro é evitar andar muito com o carro aquecendo. Pare, espere esfriar, verifique tudo ou chame ajuda profissional.

O que achou das nossas dicas? Deixe seu comentário, duvida ou sugestão aqui embaixo.

Antes de comprar experimente. Agende um test drive online e gratuito.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar