7 passos para ingressar em uma carreira no exterior

O começo de uma carreira no exterior é o passo mais complicado, mas fizemos 7 passos que vão te ajudar e encarar isso e conquistar sua vaga.

7 passos para ingressar em uma carreira no exterior
Quer uma carreira no exterior? Veja este artigo

O sonho de muitos brasileiros é ter uma carreira no exterior, mas não é simplesmente fazer as malas e pronto. Existem vários fatores para se analisar antes de investir nesta ideia. Mas se você está com muita vontade de embarcar neste desafio, este artigo pode te ajudar. 

VAGAS E OPORTUNIDADES
O E-Konomista não brinca em serviço, e vai te ajudar a encontrar a oportunidade certa. Faça o cadastro gratuitamente e receba vagas no Brasil e no exterior.

Plano para começar

Para conseguir uma oportunidade fora do Brasil na sua área é preciso um preparo muito grande e seguir os 7 passos do E-Konomista.


1 - Defina com clareza seu objetivo

O primeiro passo antes de começar qualquer coisa, é ter muito bem definido qual vai ser o seu objetivo com a idéia de uma carreira no exterior. Se você tem a idéia de ir trabalhar fora para viajar, aprender outro idioma e juntar dinheiro, é bom repensar. Nada de unir o útil ao agradável, é preciso ter foco único e exclusivo na carreira!

A idéia de tentar no meio da carreira no exterior aprender outro idioma ou conhecer o mundo vai atrapalhar e você não vai conseguir concluir nenhum objetivo. Vamos sobre idioma nos próximos passos.

Veja como fugir de propostas falsas de emprego no exterior.

2 - Tenha certeza do que você quer

Outro motivo para ter o foco bem definido, é que uma carreira no exterior implica viver uma nova cultura, uma nova rotina, viver em um país com o clima completamente diferente do seu. Isso pode parecer tranquilo a princípio, mas com o tempo acaba desanimando as pessoas, e é nessa hora que você precisa ter muita certeza do que está fazendo em outro país.

Raramente quando se tenta uma carreira no exterior, a família consegue ir junto logo de cara, até por que você ainda não sabe quanto tempo vai demorar pra ganhar bem e conseguir pagar todas as contas. Tenha certeza de que vai conseguir viver um tempo longe da sua família. O skype pode te ajudar muito!

3 - Se prepare antes, muito antes

Para uma carreira no exterior, esqueça a idéia de aprender o idioma no país. Você já tem que ir preparado, invista em cursos e professores particulares de qualidade no Brasil para conseguir oportunidades fora. Imagine que para conseguir uma vaga fora, você precisa ter mais habilidades que os outros candidatos nativos, e se você não fala bem o idioma vai ser desconsiderado logo de cara.

Faça cursos na sua área também e tenha todos os diplomas, isso vai ajudar a provar seu conhecimento com os entrevistadores. Só a faculdade e/ou curso de especialização não são suficientes, faça todos os cursos que puder.

Leia mais: Subemprego no exterior ou carreira no Brasil? Veja o que vale mais a pena.

4 - Se candidate a bolsas de estudo

Um dos melhores caminhos para a carreira no exterior são as bolsas de estudo, que vão além de te ensinar e melhorar seu CV, aprimorar seu conhecimento no idioma. Costuma gerar oportunidades nas empresas que tem contratos com a universidade no período de estudo e tem grandes chances de continuar no país ao fim da bolsa de estudo.

Uma boa dica é procurar a AIESEC, que é uma instituição sem fins lucrativos que ajuda jovens a fazerem intercâmbios o obterem bolsas de estudos. Por ano ajudam cerca de 3 mil jovens no Brasil. Outra dica é usar a ferramenta do Google Alerts para te enviar email toda vez que uma determinada “palavra” for criada no Google, assim acompanha as novas vagas de bolsa de estudo da sua área.

5 - Junte dinheiro

Mudar de país custa caro! Tenha uma planilha com todos os gastos que você vai ter para mudar de país e tenha uma idéia de quanto vai gastar por mês para viver até conseguir um emprego. Isso vai requerer uma longa pesquisa, falar com pessoas que moram na cidade que você pretende morar.

Nesse site você consegue saber por cidade mais ou menos quanto custa cada coisa nas cidades do mundo todo. É importante tem uma margem, um dinheiro sobrando, por que sempre tem imprevistos e tudo gera um custo.

Veja as empresas que mais contratam brasileiros no exterior.

6 - Prepare toda documentação com antecedência

Não importa se você vai por conta própria ou com bolsa de estudo e etc, de qualquer maneira para poder estudar e trabalhar no exterior você vai precisar respeitar uma série de requisitos e apresentar diversos documentos para conseguir obter o seu visto.

Esse tipo de processo é bem demorado, por isso assim que tiver certeza que quer tentar uma carreira no exterior e souber qual país, pesquise e conheça todas as leis de imigração e saiba qual o tipo de visto ideal para o que você pretende. Juntando todos os documentos, agende um horário na embaixada do seu país de destino e inicie o processo do visto.

Saiba como trabalhar em Hostel fora do Brasil.

7 - Aumente sua rede de contatos

Antes de embarcar você já pode começar a aumentar a sua rede de contatos no país de destino através do Linkedin, procurando por profissionais da sua área ou de recrutamento em grandes empresas. Mantenha seu perfil sempre atualizado, em inglês de preferência e com uma foto com um aspecto bem profissional.

Fora do Brasil o Linkedin é uma das melhores ferramentas para iniciar busca de emprego e contatos para negócios, mas não esqueça de focar no seu país onde você pretende fazer carreira no exterior.

 

Confira os melhores sites para procurar emprego .

 

Veja também:

Gostou? Compartilhe!
Fabiane Fernandes Fabiane Fernandes

Brasileira, graduada em Publicidade e Propaganda com extensão em Marketing de Relacionamento, com intercâmbio em Limerick na Irlanda, blogueira, morando no Porto (Portugal).

Receba mais informações como esta!

Receba a nossa newsletter

Ao submeter os seus dados receberá a newsletter, ofertas e publicidade enviado por e-konomista.com.br e pelos nossos Parceiros e aceita os Termos e Condições e a Política de Privacidade. Os dados submetidos serão compartilhados com os nossos Parceiros.

Enviar